segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prefeito de São José está internado com suspeita de Dengue

Em decorrência da enfermidade o prefeito não pôde participar das festividades do São Pedro do distrito de Itatiaia, ocorrido no final de semana.

Como o nível das plaquetas pela metade inspira cuidados intensivos, o prefeito do município de São José do Jacuípe, Antonio Roquildes Vilas Boas Almeida (PRP), está internado desde o dia 8 de julho na Clínica Santa Bárbara, na cidade de Jacobina. Mesmo apresentando melhora, Almeida, como é conhecido, não foi liberado pelos médicos no final de semana, como era o seu desejo, pois o mesmo desejava participar da festa no Distrito de Itatiaia.

O prefeito começou a sentir estes sintomas no domingo (04) e na segunda-feira (05), passou o dia internado no Hospital Nossa senhora da Conceição, na cidade de São José do Jacuípe, tomando soro. Sendo liberado, ele trabalhou na terça e quarta-feira, mesmo queixando de dores, tendo o caso se agravado na quinta-feira, quando foi a Jacobina, ficando internado. Segundo sua assessoria, os médicos acreditam que, caso continue melhorando, deverá ter alta até quarta-feira (14).

A dengue é uma doença que causa uma lesão no vaso sanguíneo e que, por isso, o principal tratamento é a hidratação. No quadro clássico, a pessoa infectada tem febre alta (39ºC e 40ºC), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e articulações, enjôos, vômitos, dor abdominal e manchas na pele. Os sintomas duram em média até 10 dias.

Entenda o que acontece com as plaquetas - Segundo os médicos, a internação é necessária quando se faz o exame das contagem das plaquetas e elas estão abaixo de 50.000 mm, além disso, o paciente pode apresentar alguns sinais de alerta como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, hipotensão arterial. Muitas vezes, quando as pessoas apresentam esse quadro, ela está com dengue hemorrágica.

No começo, esse quadro da doença se assemelha com a dengue clássica, mas, depois do terceiro dia surgem hemorragias devido ao sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Além disso, ela pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Devido a isso, o doente acaba sendo internado para que seja hidratado e monitorado através dos exames, como o da contagem das plaquetas, que vão mostrar como está a evolução da doença. O quadro crítico da doença é a denominada síndrome de choque da dengue, quando a pessoa apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda da consciência.

É preciso estar atento, pois com o tempo, pode haver um choque circulatório e o sangue deixa de circular prejudicando os órgãos que podem parar de funcionar e levar o paciente à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário