segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Atacante do Botafogo-SP é encontrado morto em um motel de Guarulhos (SP)

image Roger, 21 anos, foi encontrado morto por funcionária do motel

O atacante Roger, 21 anos, que pertence ao Coritiba e estava emprestado ao Botafogo-SP, foi encontrado morto em um motel na cidade de Guarulhos (SP).

O jogador deu entrada no local por volta das 17h de domingo. Nesta segunda-feira (28), no período da manhã, uma funcionária do motel entrou no quarto para fazer a limpeza e o encontrou morto. A causa da morte ainda não foi informada.

Roger participou do último treino do Botafogo no sábado em Ribeirão Preto. No entanto, como não foi relacionado para o jogo contra o Ituano - derrota por 3 a 1, no estádio Romildo Vitor Ferreira, em Mogi Mirim, o atacante ganhou folga.

Além de Coritiba e da equipe de Ribeirão Preto, o atacante também defendeu o Rio Branco-PR, Pato Branco-PR, Juventus e o Luverdense-MT.

No começo da tarde desta segunda-feira, o Coritiba enviou uma nota sobre o caso. "O Coritiba Foot Ball Club lamenta informar que o atleta Roger de Souza, 21 anos, que estava emprestado ao Botafogo de Ribeirão Preto (SP), faleceu neste domingo, em Guarulhos, em circunstâncias ainda não esclarecidas. O clube aguarda o laudo do Instituto Médico Legal de São Paulo para se pronunciar oficialmente sobre esta triste ocorrência. Todas as informações sobre este caso serão fornecidas apenas pela Assessoria de Comunicação do Coritiba".

O Botafogo também enviou uma nota sobre o caso e decretou luto. Informações da Folha de S. Paulo.

Bandidos assaltam o Banco do Brasil de Piritiba, levam reféns e liberam depois

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Agência do BB de Piritiba foi o alvo dos bandidos desta vez

Um bando armado assaltou, por volta das 13h30 desta segunda-feira (28), a agência do Banco do Brasil da cidade de Piritiba, na entrada da Chapada Diamantina.

A quadrilha, formada por quatro homens, chegou á cidade em um carro modelo Strada, fechando as vias de acesso para o centro.

Logo houve troca de tiros com a polícia, mas o bando conseguiu fugir, levando alta quantia em dinheiro e três funcionários da agência bancária, sendo um deles o gerente da agência.

Ainda de acordo com as informações de um morador de Piritiba, os assaltantes deixaram a cidade através da estrada que vai para os municípios vizinhos de Serrolândia, Miguel Calmon e Várzea do Poço.

Seleção de Mairi perde para Capim Grosso


A seleção de Mairi jogou fora de casa neste domingo, dia 27 de fevereiro, contra a seleção de Capim Grosso, valendo pela Quarta Rodada da Copa Master de Futebol Society do território da Bacia do Jacuipe e perdeu pelo placar de 4 a 3. No jogo que aconteceu domingo,dia 20, a seleção de Mairi recebeu a seleção de Capim Grosso e aplicou uma goleada de 5 a 0.

Oito cidades estão participando da competição. Pelo Grupo A, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Várzea do Poço e Pé de Serra. E pelo Grupo B, Serrolândia, Mairi, Capim Grosso e Quixabeira. A competição começou no dia 06 de fevereiro e terminará dia 20 de março.

Vale lembrar que Capim Grosso e Serrolândia não fazem parte do território da Bacia do Jacuípe, mas foram convidadas e estão participando da competição.

Mancha Verde é campeão do Mairiense Sub-20

A Grande Final do Campeonato Mairiense de Futebol Sub-20 aconteceu na tarde deste domingo, dia 27 de fevereiro, no estádio Deraldão.
Mancha Verde venceu o Teobaldo pelo placar de 4 a 1 e conquistou o título da competição.

Em breve, Fotos, Ficha Técnica e outras informações

O corpo da estudante morta no interior paulista é sepultado em Pé de Serra.


Tristeza no velório da Maria Paula, morta num acidente

O corpo da estudante Maria Paula dos Santos de Oliveira, 14 anos, chegou ao Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador ás 10h desta sexta-feira (25) e seguiu para a cidade de Pé de Serra, onde morava com a família na Rua Abne Carneiro Rios, s/n. Simpatizante e filha de evangélicos membros da Primeira Igreja Batista, antes do sepultamento houve um culto que foi acompanhado por uma multidão, a maioria adolescentes.

O cortejo saiu da residência da família ás 17h30 e o caixão desceu à sepultura em meio a muitas lágrimas dos parentes e amigos. A Prefeitura da cidade suspendeu as aulas no município por dois dias e uma faixa preta na porta da escola onde estudava, indicava o sentimento de luto da comunidade estudantil.

Estudante da 8ª série do Colégio Luiz Eduardo Magalhães, cujas aulas iniciaram na segunda-feira (21), Maria Paula morreu vitima de politraumatismo e agente contundente, caracterizada pela presença de hematoma, segundo laudo o IML de Araraquara, provocada por causa do acidente envolvendo Fiat Palio, cor vermelha, placa- KZZ 4916 de Itaquacetuba/SP.
O veículo em que viajava era dirigido pelo seu irmão Iraildo Felix Oliveira, 34 anos. Além da estudante, estavam no carro Orlando Almeida Aragão, de 61 anos, e Ícaro dos Santos de Oliveira, de oito anos, filho do motorista. Segundo Iraildo, eles saíram da Rua Mário Gonzaga Junqueira, 23/68, na cidade de Bauru por volta das 00h20m de quinta-feira (24) com destino a cidade de Pé de Serra. “Eram mais ou menos 01h40, depois de andarmos 140 km e nós passávamos sobre uma ponte, chovia no momento, e do nada, ouvir um pequeno barulho no carro e quando dei por mim, já estava dentro do córrego”, contou Iraildo.
Fonte: Calila Notícias

Fortes chuvas, trovões e relâmpagos causam tragédia no município de Uauá

image Rio Vaza-Barris transbordou, causando uma grande tragédia

As fortes chuvas que caíram na tarde da última sexta-feira (25) em Uauá, fizeram com que as ruas alagassem e os rios transbordassem rapidamente no município.

O dilúvio chegou acompanhado de uma forte ventania, raios e trovões, deixando a cidade sem energia durante cerca de cinco horas.

O rio Vaza-Barris transbordou ligeiramente, causando uma grande tragédia no município. A fatalidade aconteceu no momento que o Sr. Erocides Cardoso Vieira, mais conhecido como “Erocides do Mercado”, tentava atravessar o rio.

Ele estava acompanhado de mais três pessoas e foi surpreendido pela força das águas que arrastaram a sua caminhonete a uma distância de 200 metros, provocando a morte do mais tradicional comerciante de Uauá.

A cidade está de luto, pois o falecido era bastante conhecido e querido por todos. Com informações de Jorge da Trindade Na Tela Eventos. (Foto do Blog Umbuzada).

Polícia prende quadrilha que aterrorizava os moradores no interior de Itiúba

image Polícia prendeu integrantes da quadrilha, região Fazenda Urubu

Uma operação comandada pelo delegado titular do município de Itiúba, na região Nordeste do Estado, Dr. Claudio Gomes, prendeu seis bandidos que aterrorizavam a região.

Sob o comando do delegado, policiais civis realizaram diligências objetivando atender várias denúncias dos moradores das localidades conhecidas como Fazenda Cupim, Morros e Fazenda Urubu, conseguindo desarticular uma quadrilha que estava armada e aterrorizava a população da região.

Os policiais armaram uma emboscada (tocaia) nas estradas vicinais e desertas do município, disparando tiros contra moradores, já existindo procedimentos policiais instaurados contra alguns dos bandidos integrantes da quadrilha.

A população estava sendo vítima de disparos de armas de fogo, ficando os bandidos de tocaia nas estradas vicinais e desertas. Com a ação dos marginais, uma família vítima dos integrantes da quadrilha, abandonou a residência temendo represálias. Eles também fizeram outras vítimas com agressões corporais de natureza grave em consequência das ações dos bandidos.

Prisões
A Operação Policial, realizada durante toda a quinta-feira (24), foi coroada de êxito, prendendo em flagrante os seguintes indivíduos:

Acidente com trio elétrico deixa vários mortos e feridos no sul de Minas Gerais

image Acidente aconteceu em Bandeira do Sul, no Sul de Minas

O número de mortos no acidente com um trio elétrico em Bandeira do Sul (MG), a 427 km de Belo Horizonte, subiu para 17, de acordo com informações da Polícia Militar. Ao menos 50 pessoas ficaram feridas.

O trio participava de uma festa de pré-Carnaval chamada Carnaband, que atraiu mais de 10 mil foliões para as ruas da cidade, que tem cerca de 6.000 habitantes.

Testemunhas e a PM afirmam que o choque do trio contra fios elétricos de postes de rua causou o acidente, matando as pessoas que estavam em cima do veículo.

"Alguém soltou um foguete que partiu o fio do poste. Aí caiu o fio em cima do trio, que estava totalmente lotado", afirma Daniel de Oliveira Castro, 25, que trabalha em um frigorífico da cidade. Ele faz parte da diretoria de um dos blocos que participavam da festa.

"Então foi o caos. As pessoas foram eletrocutadas, muita gente caiu do trio. A luz acabou na hora. Foi um horror", disse ele, por telefone.

O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Poços de Caldas, que fica a 24 km de Bandeira do Sul, estão fazendo o resgate das vítimas, que estão sendo levadas para a Santa Casa de Poços de Caldas, cidade vizinha.

Após o acidente, o fornecimento de energia elétrica e o serviço de telefonia fixa de Bandeira do Sul foram interrompidos. Informações da Folha de S. Paulo.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tentativa de assalto em agência do Banco do Brasil assusta Barrocas

image População de Barrocas ficou assustada com a ameaça

Uma tentativa de assalto realizada na agência do Banco do Brasil da cidade de Barrocas, próximo de Serrinha e a 205 km de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (25), deixou a população assustada.

Os policiais foram acionados quando o gerente chegou ao local, na início da manhã. Segundo informações da Polícia Civil, dois homens foram flagrados pelas câmeras de segurança do banco tentando abrir um dos caixas automáticos com ferramentas.

A suspeita é que outras pessoas estejam envolvidas na ação, já que os assaltantes se comunicaram com terceiros por telefone durante toda a ação.
Nenhum valor foi roubado e apenas uma máquina foi danificada. Segundo a polícia, o alarme da agência não foi disparado porque os homens não tentaram invadir a agência.
Outros assaltos no interior
Com a tentativa de assalto em Barrocas já chega a 13 o números de assaltos a agências bancárias no interior da Bahia.

Nesta quarta-feira (25) duas agências bancárias da cidade de Condeúba, a 660 quilômetros de Salvador, foram assaltadas por 10 bandidos, armados que renderam clientes e funcionários, além de incendiar uma viatura da Polícia Militar. Informações do Correio.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Globo-SP publica matéria sobre festa dos filhos de Canudos em São Paulo

image Festa dos canudenses em SP: público do tamanho da cidade

Filhos de Canudos, parentes e descendentes conselheiristas se reuniram em São Paulo para um encontro que já virou tradição. Confira os detalhes da festa na matéria de O Globo, publicada no último domingo (20).

Quando, em 1897, cerca de 15 mil soldados das tropas da recém proclamada República brasileira e do governo da Bahia cercaram, em sua quarta tentativa, os crentes e jagunços que seguiam o pregador Antônio Conselheiro na cidade de Canudos, no sertão baiano, já se esperava um banho de sangue.

E assim foi. A raiva do governo - e da opinião pública - contra um Conselheiro antirrepublicano e líder de uma turba de miseráveis provocou a morte sumária de mais de vinte mil sertanejos, além da destruição da vila. Os canudenses foram, enfim, calados.

Mais de cem anos depois do massacre, Canudos não só continua a existir no sertão baiano (em sua terceira versão, já que a segunda foi inundada pela barragem de Cocorobó nos anos 1940), como cerca de cinco mil canudenses - os netos, bisnetos e tataranetos dos crentes e jagunços que lutaram por Conselheiro e conseguiram sobreviver - mantêm em São Paulo, para onde migraram nos anos 60 e 70, a União pelos Ideais de Canudos (UPIC).

É uma espécie de associação informal que todos os anos promove encontros regados a forró para relembrar a saga de Conselheiro e estreitar o senso comunitário canudense. É um grupo e tanto, levando-se em consideração que, na Canudos baiana, a população mal passa das 15 mil pessoas.

A ideia de criar a UPIC saiu da cabeça do assistente financeiro José Alôncio Ferreira Santos, de 45 anos, cujo bisavô, Serafim Santana, lutou ao lado do lendário Pajeú, um soldado de polícia que acabou virando um dos maiores líderes guerrilheiros de Canudos.

Os Santana, diz ele, era uma das três famílias que já estavam em Canudos (os Macedo e os Gama eram outras famílias) antes mesmo de Antônio Conselheiro rebatizar a cidade como Belo Monte. A família mudou-se para SP em 1965, época em que José Alôncio tinha apenas nove anos. Hoje ele é presidente da União.

“O governo militar tratava a guerra de Canudos nos colégios como um bando de baderneiros que foram disciplinados pelas Forças Armadas e eu nunca tive um conhecimento mais profundo sobre o episódio ou sobre minhas próprias origens”, conta Santos.

“Em 1992, voltei a Canudos pela primeira vez e vi que havia uma enorme cultura oral sobre a guerra que a gente desconhecia. Eram histórias da minha e de outras famílias. Na volta a São Paulo, com meu primo José Hugo dos Santos, meu tio Manoel Ferreira e outros migrantes da cidade, amadurecemos a ideia de uma associação informal. Em 1994, decidimos inaugurar a UPIC, porque ficamos surpresos com a quantidade de canudenses na cidade”, acrescenta.

Primeiro encontro

No primeiro encontro realizado ainda em 1994, o boca a boca trouxe 60 canudenses. Em novembro do ano passado, quando ocorreu o 10º encontro, a festa reuniu cerca de 1.500 pessoas que dançaram toda a tarde e à noite ao som de forró e sertanejo num salão alugado de um clube em Pirituba, na Zona Norte da capital paulista.

Com a popularidade da festa, o encontro passou a abarcar não somente os cerca de três mil canudenses e dois mil descendentes que moram hoje em São Paulo, mas também seus amigos locais e um bom grupo de gente de cidades próximas a Canudos e que, de uma maneira ou de outra, participaram da epopéia de Conselheiro, como Uauá e Monte Santo.

O caráter canudense do encontro não foi esquecido e o principal artista da cidade, Bião de Canudos, deu as caras em Pirituba para cantar a história de Conselheiro em suas melodias sertanejas. Trata-se de um esforço coletivo em que cada um contribui com o que pode.

Dono de uma pequena gráfica, Ivan Sá, de 34 anos, cujo tataravô era um dos Gama que se tornou discípulo de Conselheiro, faz os impressos da festa e, de quebra, mostra seus dotes artísticos cantando sertanejo e forró com sua banda por um cachê simbólico. Ele veio para São Paulo em 2000 atrás de emprego e melhores condições de vida. “Conheci o grupo em 2007 e gostei deste sentimento de comunidade”, diz ele.

Festa junina

O bancário aposentado João Evangelista Régis, de 63 anos, vice-presidente da Upic, diz que o sucesso da rede social canudense estimulou o grupo a realizar este ano, em São Paulo, outra tradição cultural nordestina: uma festa junina típica dos sertões. Para não coincidir com os festejos que ocorrem todos os anos na Canudos original, ela acontecerá em São Paulo em maio.

Os avós de João Régis, Reginaldo José de Matos e Joana da Conceição, eram seguidores de Conselheiro. Ele nasceu em Canudos e veio para São Paulo na década de 1970. Mora há 24 anos em Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, apartamento que funciona também como uma espécie de escritório informal da UPIC, onde se reúnem com frequência os mais ativos membros da associação.

A mulher de João Régis, Fátima Regina Paschoalini, de 34 anos, em suas próprias palavras "a mais canudense das paulistas", é uma das maiores entusiastas da associação e espécie de secretária executiva. “Eles têm as ideias. Eu coloco em prática”, diz ela.

E ideias não faltam. Elas vão da organização de peregrinações turísticas para Canudos à criação da Casa Canudos em São Paulo, um lugar que será a sede da UPIC e sediará os eventos relacionados à comunidade e sua história, projeto que vem sendo gestado com a ajuda da Universidade Estadual da Bahia. É a memória de Antônio Conselheiro espalhando-se do sertão baiano para o Sul maravilha.

Matéria extraída de O Globo - SP (Foto de Josemario Nascimento)

Rádio é o maior meio de comunicação dos baianos; e a Sociedade AM lidera

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image Balanço Geral, com Armando Mariani: programa mais ouvido

O meio de comunicação mais popular ainda é o rádio. A informação é da Potencial Pesquisas, que divulgou nesta terça-feira (22), um estudo sobre os hábitos de mídia da população de Salvador.

O levantamento apontou que 80,4% dos entrevistados possui o costume de se informar por meio das ondas sonoras.
Ainda de acordo com a pesquisa, 42,6% das pessoas têm o hábito de ouvir rádio todos os dias. Apenas 9,4% escutam o veículo de 4 a 5 vezes por semana e 19,6% nunca ouviram.

O estudo indicou também que 73,4% dos soteropolitanos se sentem informados com as informações veiculadas e que o horário que registra o maior número de ouvintes na capital baiana é das 6h às 8h.
Neste horário a Rádio Sociedade da Bahia exibe o programa Balanço Geral, apresentado pelo radialista Armando Mariani
Segundo dados do Ibope, a Rádio Sociedade registra a maior audiência no estado e é a única a atingir os 417 municípios da Bahia e grande parte das regiões Norte e Nordeste.

A emissora comemora 87 anos e é dona de uma das maiores audiências do Brasil, com picos que ultrapassam os 50%, e se mantém entre as quatro emissoras de rádio mais ouvidas no território brasileiro.

Músico da banda "Minha Mulher Não Deixa Não" morre em acidente próximo ao municipio de Jeremoabo, na BR-110

image Acidente foi no Km 60 da BR-110, próximo a Jeremoabo

Um dos músicos do grupo Reginho e Banda Surpresa, que ganhou grande repercussão com o sucesso "Minha Mulher não Deixa Não", após um clip caseiro postado no You Tube, morreu na madrugada desta quinta-feira (24).

O baixista Lenine Castro dos Santos não resistiu aos ferimentos após sofrer um greve acidente no km 60 da BR-110, próximo ao município de Jeremoabo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo após tentar se livrar de um carro que estava na contramão e capotou.

Outros 25 passageiros tiveram ferimentos, a maioria sem gravidade. O caso mais sério foi o da dançarina Márcia, que teve fratura exposta.

O cantor Reginho teve apenas esfoliações superficiais. Eles foram levados para um hospital de Paulo Afonso. Informações da Tribuna da Bahia. (Foto: Marcio Lima/Jeremoabo FM).

Valença em chamas, após população realizar protestos contra a violência

image Contra a violência, população queima pneus e causa estragos

População realiza grande manifestação contra crescimento da violência no centro da cidade de Valença, no Vale do Jiquiriçá, na tarde desta quinta-feira (24).

Milhares de pessoas compareceram na Praça Ademar Braga Guimarães, no centro, para a manifestação em prol da paz na cidade.

Em razão dos últimos acontecimentos em Valença, moradores de vários bairros se reuniram após o sepultamento da última vítima, que foi morta após um assalto dentro da própria casa.

Pneus queimados, Câmara de Vereadores depedrada, carros de políticos arrastados, homem armado em meio à multidão, caminhão das Lojas Guaibim quebrado por manifestantes. Esse foi o quadro deixado pelos manifestantes.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Edital da seleção pública para provimento de vagas de Cargos de Agente Comunitário de Saúde.


O prefeito municipal de Mairi, no uso de suas atribuições, conferidas pela Lei Orgânica do Município e em conformidade com o Edital nº. 001/2009 torna público:
Ficam inicialmente convocados para o ingresso no serviço público municipal, conforme a necessidade da administração, os candidatos selecionados que prestaram exame na Seleção Pública para Provimento de vagas em Cargos de Agente Comunitário de Saúde, nos termos do Edital nº 03/2010, de 19 de outubro de 2010, que dispõe sobre a homologação do resultado final dos selecionados no Concurso Público, de acordo com a disponibilidade inicial de vagas:

Cargo: Agente Comunitário de Saúde:
Tiago Almeida Gomes
Edilma de Cerqueira Brito
Fábio Mendes Alves da Silva
Marlene dos Santos Silva Reis
Charles Santos Oliveira
Leonardo dos Santos Brandão
Genicléia Souza Sampaio Almeida

Os candidatos acima convocados deverão comparecer a Unidade de Saúde da Família de seu território até o dia 28/02/2011, no horário entre as 8h e às 17h, para a realização dos exames médicos constantes do Edital 01/2009, munidos de documentos.

Clique aqui e confira mais informações no Diário Oficial

Policiais Militares da 25ªCIPM apreendem armas

A 25ª Companhia independente de Polícia Militar está sempre enfatizando as atividades operacionais preventivas. A guarnição do GOE(Grupo de Operações Especiais) da 25ª CIPM, comandada pelo 1º Ten PM André Carvalho, prendeu o Sr. Edvando Siqueira Freire, no Sítio Lagoa da Onça, à 25 Km de Casa Nova-BA, por posse de uma espingarda de fabricação caseira e uma espingarda cal 12 e 9 (nove) cartuchos do mesmo calibre

Justiça ‘bloqueia’ R$ 4,5 mi da Oi em Santa Catarina

Decisão tomada na Comarca de Seara, em Santa Catarina, determinou ao Banco Central o bloqueio de R$ 4,5 milhões da Oi Brasil Telecom. Deve-se a determinação ao descumprimento de uma ordem judicial expedida em 27 de setembro de 2010. A Justiça ordenara à empresa que restabelecesse o sinal de telefonia nas áreas rurais do município de Seara e de duas cidades vizinhas: Xavantina e Arvoredo. Em decisão liminar, fixara-se multa diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento da ordem. O tempo passou. E nada. Decorridos os 30 dias, a multa foi elevada para R$ 100 mil por dia. E nada. Passados cinco meses, evoluiu-se agora para o bloqueio dos R$ 4,5 milhões. Autor da ação contra a telefônia, o promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos diz que a zona rural das três cidades está sem telefone há mais de um ano. Lotado em Seara, o promotor argumentou que a falta de sinal de telefonia impõe prejuízos aos produtores locais. Dedicam-se à suinucultura e à avicultura. Segundo Eduardo Sens, a despeito da decisão judicial de setembro, “a empresa nem mesmo compareceu à Promotoria de Justiça”. Leia mais no Blog do Josias

Em primeira mão: Presidente Dilma poderá visitar Irecê no dia 1º de março

Em primeira mão: Presidente Dilma poderá visitar Irecê no dia 1º de março

A cidade de Irecê localizada a 478 km de Salvador poderá mudar sua rotina no dia 1º de março. A presidente da República, Dilma Roussef (PT) estará no município, segundo informações de bastidores, para reajustar o programa Bolsa Família. Em entrevista exclusiva ao Bahia Repórter, o prefeito de Irecê Zé das Virgens (PT), preferiu não comunicar oficialmente a presença de Dilma, mas revelou que há movimentação. Ele também não quis se manisfestar sobre os detalhes do plano, contudo revelou que a estratégia de estudo é aumentar o número de famílias atendidas pelo programa Bolsa Família. Leia mais. www.bahiareporter.com.br

Explosão no Polo de Camaçari fere seis funcionários da Termoelétrica Muricy

image Acidente foi provocado pelo rompimento na linha de transmissão

Seis funcionários da Termoelétrica Muricy, instalada no Polo Petroquímico de Camaçari, ficaram feridos em uma explosão ocorrida por volta das 15h desta quarta-feira (23).

O acidente foi provocado pelo rompimento na linha de transmissão do sistema de ar da termoelétrica.

Os funcionários foram socorridos por ambulâncias do Polo Petroquímico e encaminhados ao Hospital São Rafael, em Salvador. Em comunicado, a empresa informou que as vítimas sofreram escoriações leves e que o plano de emergência foi acionado.

Após socorrer os feridos, a área onde ocorreu o acidente foi liberada após inspeção e a usina já voltou a funcionar. Informações e foto do Correio.

Riachão - População faz manifestação contra falta d'água em frente à Embasa

image Estação da Embasa em Riachão: protestos pela água

Nesta quarta-feira (23), em torno de 10h, moradores do povoado de Chapada fizeram uma manifestação em frente ao Escritório da Embasa, em Riachão do Jacuípe, na região sisaleira do Estado.

Reunidos em um grupo de mais de 30 pessoas, eles chegaram em um ônibus e se concentraram para pedir explicações sobre a constante falta de água no povoado, localizado a 8 km da sede do municipio.

Segundo informações de Elisângela Lima, um dos manifestantes presentes, desde o mês de outubro do ano passado os chapadenses vêm sofrendo com a falta de água.

“Em dezembro, a água passou a cair apenas três dias na semana. No mês de janeiro, procurei o gerente aqui de Riachão, o senhor João de Oliveira Lima, porém o mesmo estava de férias, então, a recepcionista explicou que um equipamento da Adutora havia quebrado e que estavam aguardando um técnico para fazer o conserto. Mas, até hoje, nada foi resolvido e já não agüentamos mais a falta de água”, explicou Elisângela.

Outra situação muito questionada pelos moradores de Chapada são os recibos mensais, pois mesmo sem água e com suas irregularidades, eles chegam como se o consumo estivesse acontecendo normalmente.

De acordo com a moradora Antonieta Lima, sua conta de água vinha sempre entre R$ 14,00 e R$ 13,00, mas depois de dezembro passou a vir R$ 28,00, o que para ela “é um abuso”, já que o consumo não foi o mesmo.

Questionado pela reportagem do Interior da Bahia sobre a constante falta de água no povoado e sobre a questão em geral, o senhor João de Oliveira Lima, gerente da Embasa em Riachão do Jacuípe, disse que não estava autorizado a dar entrevistas, embora o gerente em Feira de Santana garantisse que até sexta-feira terá uma solução.

“A assessoria de imprensa da Embasa em Feira de Santana já está enviando explicações, porém, eu não estou autorizado para falar sobre o assunto”, justificou-se o gerente.

De acordo com Elisângela Lima, diante do problema, os moradores estão pagando R$ 5,00 por 200 litros de água.

“Estamos pegando água no Tanque Velho, que já está secando por conta da seca. Logo, logo estaremos sem água totalmente, sem falar que essa água dá apenas para cozinhar e tomar banho, pois roupas, tem mais de quinze dias que não lavo”, reforçou a moradora Antonieta Lima.

Por Laura Ferreira

Após morte da filha, forrozeiro Zezinho da Ema mantém show em Jeremoabo

image Zezinho (com a Banda) grava DVD após a morte da filha Edna

Edna Araújo, filha do sanfoneiro Zezinho da Ema, morreu na madrugada desta terça-feira (22), em um hospital de Juazeiro (BA).

Segundo a família, uma complicação pós-parto teria sido a causa da morte. Edna de Zezinho da Ema, como era conhecida, foi enterrada na manhã desta quarta-feira (23).

O sanfoneiro Zezinho da Ema, apesar do abalo, confirmou o show que está programado para o próximo sábado (26), no Clube Cajueiro, em Jeremoabo, onde grava um DVD. Informações do blog Bob Charles.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mairiense faz sucesso em Curitiba Paraná.

Aly Muritiba nasceu em Mairi, Bahia, em 1979. Em 1998 mudou-se para São Paulo e atualmente mora em Curitiba. É formado em História pela USP, especialista em Comunicação e Cultura pela UTFPR e estuda Cinema e TV na FAP. É Sócio da produtora independente Grafo Audiovisual.
Roteirista, produtor e diretor cinematográfico, Aly Muritiba já dirigiu 4 curtas metragens, um tele filme e um longa metragem documental. Suas principais realizações são o curta metragem Com as Próprias Mãos, filme vencedor de 17 prêmios em festivais nacionais, dentre eles o de melhor filme, diretor e roteirista; o tele filme A Revolta (Projeto dirigido em parceria com João Marcelo Gomes, vencedor do edital DOCTV IV), com estréia em todos canais públicos de TV em 2010; Poemas Inúteis (Projeto dirigido em parceria com Fernando Severo), curta documental vencedor do prêmio especial do júri no Festival de Cinema de Cascavel em 2008; Os roteiros O Carro dos Sonhos, vencedor do Prêmio estimulo Ney Braga em 2007; e Um Dia Como Este, roteiro vencedor do concurso nacional promovido pelo Site do conceituado roteirista Hugo Moss. Escreveu e dirigiu em 2010 o longa metragem coletivo “CIRCULAR”, projeto contemplado com o prêmio de 1.000.000,00 no edital de baixo orçamento do Ministério da Cultura.

Aly é mairiense, filho de Ailton Muritiba (Ailton da Brama).
Além de realizador, Aly Muritiba ministra aulas de História do Cinema, Roteiro e Produção Cinematográfica.

Clique aqui e leia mais sobre Aly Muritiba

Ipirá - Paula Fernandes Canta e Encanta

A cantora, compositora e instrumentista Paula Fernandes foi a atração do Clube Caboronga em Ipirá-BA, no dia 19 de fevereiro, sábado, a partir das 00h30. A artista apresentou as canções do álbum "Pássaro de Fogo", quinto disco de trabalho, incluindo o grande sucesso Meu eu em você e os hits que marcaram sua carreira.

Cantora mineira, natural de Sete Lagoas, Paula Fernandes, é considerada como uma das grandes vozes mais consagradas do Brasil. Ela já cantou ao lado do Rei Roberto Carlos em Copacabana.

Em suas músicas, a cantora destila emoção ao falar sobre sentimentos comuns à juventude ao amor e à vida, como relacionamentos amorosos, amizades, saudades, traição e amor pelo campo.

Em Ipirá, Paula apresentou um show repleto de energia e romantismo. Cantou, encantou e balançou os corações de centenas de fãs. Dona de sucessos já conhecidos como a requisitadíssima "Pássaro de Fogo", a cantora fez uma grande apresentação e arrancou aplausos música após música.

Passando pelas principais cidades baianas a cantora continua com sua turnê pelo nordeste. O show de Paula Fernandes no Clube Caboronga é uma realização Lailton Mendes Produções em parceria com Paulo Tear Produções.



Fonte: Ipirá Negócios
Por: Orlando Santiago Mascarenhas

Prefeito de Irecê bate boca com radialista durante entrevista à uma rádio FM

image Prefeito Zé das Virgens (PT) não aceitou as críticas à Saúde

O prefeito de Irecê, José das Virgens (PT) bateu-boca publicamente com o radialista Vitor Souza durante uma entrevista à Rádio 101 News FM.

Vitor Souza havia denunciado a falta de materiais básicos no Hospital Mário Dourado, como agulhas, algodão, fraldas descartáveis, além de criticar a precariedade no funcionamento dos PSF’s. O radialista também criticou o fechamento do Hospital Municipal.

Já o prefeito Zé das Virgens se disse indignado com as críticas, pois, segundo ele, a saúde está funcionando normalmente. Ele reclamou a falta de recursos na área da saúde.

Zé das Virgens exigiu que o radialista informasse a fonte que fez a denúncia contra a saúde pública em Irecê. Informações do Noticia Livre

Acompanhe abaixo o áudio do bate-boca:

Cancelamento de show da banda Black Style provoca grande confusão em Irará

image Show da Black Style: público não foi avisado do cancelamento

O cancelamento de um show da banda de pagode Black Style, que seria realizado na noite deste domingo (20), em Irará, provocou uma grande confusão e quebra-quebra no clube da AABB, lugar onde aconteceria a festa.

Segundo informações da TV Bahia, o show foi cancelado e nenhum dos responsáveis teria comunicado às pessoas que compareceram ao evento. Irritadas, centenas delas invadiram o clube AABB, localizado no centro da cidade, e danificaram móveis e saquearam o local.

Segundo a Polícia Civil, foram levados notebooks, bebidas, DVDs, máquina fotográfica digital e bolas de futebol de um projeto comunitário que funciona em uma das salas do prédio.

Oito menores acusados de participar da confusão foram encaminhados para a delegacia, ouvidos e liberados em seguida. A polícia conseguiu recuperar uma máquina fotográfica, bolas de futebol e uma impressora.
A direção do clube e do projeto comunitário prestaram queixa na delegacia por danos materiais e furto, mas até o momento ninguém foi preso. A assessoria da banda Black Style nada respondeu sobre o assunto. Informações do Correio.

12 DE MARÇO EM MORRO DO CHAPÉU TEM FESTA DOS RADIALISTAS

Depois de fazer uma ampla pesquisa sobre qual banda deveria abrilhantar a festa dos radialistas a RF PRODUÇÕES acaba de contratar a pedido, a maior revelação da atualidade, LAMBADÃO TROPICAL.O evento que acontecerá pela segunda vês no Club Municipal de Morro do Chapéu, tem a realização dos radialistas Fábio Marcio e Ribeiro Sousa apresentadores do programa jornalístico Canal Aberto da Brilhante FM. Prepare-se para curtir uma grande festa com: LAMBADÃO TROPICAL, BRANQUINHO E GAROTOS DO FORRÓ. FESTA DOS RADIALSITAS 2011
12 DE MARÇO EM MORRO DO CHAPÉU

Dilma diz que vai alavancar crescimento do Nordeste e se irrita com assessoria

image
Durante o Fórum dos Governadores do Nordeste, realizado nesta segunda-feira (21) em Aracaju (SE), a presidente Dilma Roussef anunciou a criação de um Ministério das Micro e Pequenas Empresas e de uma Secretaria Nacional de Irrigação.
Ela garantiu investimentos de R$ 120,4 bilhões na região. A presidente disse que o futuro Ministério de Pequenas e Médias Empresas será destinado para o estímulo ao empreendedorismo nordestino e terá uma política direta aos arranjos produtivos locais.
A presidente afirmou ainda que criará condições para que a economia nordestina cresça a taxas superiores à do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
O discurso de Dilma, na abertura do encontro tentou acalmar os nove governadores da região, que se mostraram preocupados com corte de R$ 50 bilhões no Orçamento Geral da União, anunciado recentemente pelo governo.
Ao falar sobre os investimentos na região, Dilma se irritou com a sua assessoria, que errou o nome de uma cidade nordestina. "Experiências de sucesso como é o caso das confecções em Botirama (BA).” O nome correto do município é Toritama e fica em Pernambuco. "Eu falei para vocês que não era Botirama. Vocês vejam o que é uma ótima assessoria... eles acharam esse Botirama sabe aonde? na internet", disparou a Presidente.

ACREDITE SE QUISER: Professora recebe voz de prisão após polícia confundir rapadura com droga

Professora recebe voz de prisão após polícia confundir rapadura com droga
Um tablete de rapadura gerou confusão nesta sexta-feira (18), durante operação policial em Ourinhos, a 378 km de São Paulo. Com informações de que uma mulher iria transportar drogas de São Paulo até a cidade em um ônibus, policiais civis revistaram vários veículos em uma base da Polícia Rodoviária de Santa Cruz do Rio Pardo.
Em um dos ônibus parados durante a operação, eles encontraram um suposto entorpecente dentro da bolsa da professora Angélica Jesus Batista. A polícia deu voz de prisão ainda dentro do veículo. A mulher chegou a ser algemada.
Segundo Angélica, a policial que a abordou disse que era muita droga e a algemou na frente de todo mundo, enquanto ela era retirada do ônibus. Depois, constatou-se o engano. O que os policiais pensavam ser crack era, na verdade, um tablete de rapadura que a professora levava de presente. Em seguida, a professora foi liberada. Angélica registrou boletim de ocorrência por constrangimento. Uma outra mulher foi presa horas depois em outro ônibus por suspeita de carregar 2kg de crack. O delegado seccional de Ourinhos Amarildo Aparecido Leal disse que os policiais usaram o procedimento padrão diante da situação, mas que, mesmo assim, o caso será investigado.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bonsucesso conquista título do Campeonato Rural.


A Grande Final do Campeonato Rural de Futebol de Mairi aconteceu no último domingo, dia 20 de fevereiro, no Povoado de Bonsucesso.

O time de Bonsucesso entrou em campo precisando de um resultado positivo e venceu o time de Manguinhas pelo placar de 2 a 0. Nêgo abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo e ampliou aos 33 minutos do segundo tempo e os torcedores fizeram uma grande festa. Bonsucesso conquistou o título da competição e é bi-campeão.
No momento da entrega das premiações, a Praça do Povoado de Bonsucesso ficou pequena com um bom número de torcedores, visitantes e autoridades.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi e organizador do Campeonato, Jader de Oliveira Rios, ficou bastante feliz pelo sucesso da competição.
Os policiais Militares e da Caesa também estavam neste evento esportivo, fazendo a segurança.
Bonsucesso venceu com: Riva; Boinho (Iar), Leo Bonsucesso, Fabinho e Pepê; Passarinho, Lô, Nego e Fubá; Ricardo e Moura (Edvan).Técnico: Flávio.
Manguinhas perdeu com: Urânio; Elenilton, Edgar, Fi e Henrique (Miúdo); Gil, Lucas, Nanan e Tio Nenen; Josa (Teco) e Tel Bala. Técnico: Alípio.
Arbitro Central: Wilson Oliveira Santana
Assistentes: Gilvan Almeida Rios e Almir de Jesus Rios
Arbitro Reserva: Wagner Rios Santos

Premiação
Campeão – O time de Bonsucesso recebeu 1.500,00 Reais e trofel.
Vice-campeão – O time Manguinhas recebeu 750,00 Reais e trofel.
Jogador Revelação - Nanan de Manguinhas.
Melhor Jogador - Neto de Bonsucesso .
Goleiro Menos Vazado - Edy da Baixa Funda com 4 Gols sofridos.
Artilheiro - Passinho do Teobaldo com 8 gols na competição.

O Campeonato Rural de Mairi começou dia 21 de novembro de 2010 e terminou no último domingo, dia 20 de fevereiro de 2011.

Dez equipes participaram da competição: Bonsucesso, Boa Paz, Aroeira, Baixa Funda, Ponto Mairi, Teobaldo, Morro Verde de João Sabino, Alagoinhas, Manguinhas e Cadó de Mário.

O Campeonato Rural é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi e teve os apoios do desportista Teobaldo Coelho (Badinho), Liga Desportiva Mairiense (LDM), Rádio Mairi FM e do Blog Agmar Rios.

A Rádio Mairi FM transmitiu quase todos os jogos do Campeonato.

Redação: Agmar Rios e Tchuca Rios

Vaquejada de Baixa Grande 2011.


A XII Vaquejada da Fazenda Natal, município de Baixa Grande começou na última sexta-feira e termina neste domingo no Parque 25 de Dezembro, com disputa no circuito e teve shows na noite de sábado com as seguintes atrações: Hélio & Júnior, Universo Sertanejo e a Super Banda Arreio de Ouro. Pessoas de diversos municípios como: Mairi, Várzea da Roça, Macajuba, Mundo Novo, Feira de Santana, Pintadas, São José do Jacuípe, Várzea do Poço, Capela do Alto Alegre e outros municípios compareceram a este Brilhante Evento. O site Bacia do Jacuípe de Baixa Grande e o Blog Foguinho Eventos de Várzea da Roça fizeram à cobertura da festa.
O Evento teve estacionamento e muita segurança por conta das policias Militar e Civil e outras autoridades.
Clique aqui e confira outras fotos do Evento.

Sonorização: Vine Som e Iluminação Piritiba Ba.
Fonte: Foguinho Eventos

Seleção de Mairi vence seleção de Capim Grosso de goleada pela Copa Master de Futebol Society 2011.

A seleção de Mairi venceu a seleção de Capim Grosso pelo placar 5 a 0, valendo pela Terceira Rodada da Copa Master de Futebol Society 2011 do território da Bacia do Jacuipe. O jogo foi realizado na AABB de Mairi, manhã deste domingo, dia 20 de fevereiro. Com essa vitória, a seleção de Mairi soma 6 pontos na competição.
Mairi venceu com: Pororó; Lica, Badinho, Ruby, Darielson, Canário, Bofe, Mauricio, Loro, Aloísio, Luíde, Rui e Fafá: Técnico: Gera.
Capim Grosso perdeu com: Fábio; Titi, Gelson, Elinho, Nildo, Toinho, João, Dioman, Souza, Cremozinho, Finho, Evandro e Totinha. Técnico: Gilmar.
Arbitro: Edílson Dias (Nem Raspadinha)
Auxiliares: Vinício Cerqueira e Gutenbergue Moura.

As duas seleções voltam a se enfrentar no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, na cidade de Capim Grosso.

Oito cidades estão participando da competição. Pelo Grupo A, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Várzea do Poço e Pé de Serra. E pelo Grupo B, Serrolândia, Mairi, Capim Grosso e Quixabeira. A competição começou no dia 06 de fevereiro e terminará dia 20 de março.

Resultados da Terceira Rodada
Grupo A
Várzea do Poço 2x1 Várzea da Roça
São José do Jacuípe 1x3 Pé de Serra

Grupo B
Mairi 5x0 Capim Grosso
Quixabeira 3x0 Serrolândia

Os próximos jogos, valendo pela Quarta Rodada, serão realizados no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, às 09h45min.

Grupo A
Várzea da Roça x Várzea do Poço
Pé de Serra x São José do Jacuípe

Grupo B
Capim Grosso x Mairi
Serrolândia x Quixabeira

Redação: Agmar Rios
Fotos: Kaytano Alves

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mancha Verde vence Primeiro jogo da Final do Campeonato Mairiense Sub-20.

O Primeiro jogo da Final do Campeonato Mairiense Sub-20 aconteceu no último sábado, dia 19 de fevereiro. Mancha Verde venceu Teobaldo pelo placar de 2 a 0 e fica com a vantagem para o jogo da Grande Final que acontecerá no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, às 15h30min, no Estádio Deraldão.
Mancha Verde
Teobaldo
O Campeonato Mairiense Sub-20 é organizado pela Liga Desportiva Mairiense.

Redação: Agmar Rios
Fotos: Tchuca Rios e Kaytano Alves