terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jacobina: Acidente deixa duas pessoas feridas no Felix Tomaz


Um acidente ocorrido nesta terça-feira, 30 por volta das 10h na Rua Divino Espírito Santo, deixou duas pessoas feridas no Hospital Antonio Teixeira Sobrinho.
De acordo com a Policia Militar que esteve no local do acidente, o garoto João Henrique Freitas de Andrade Lima de 10 anos, trafegava com uma bicicleta no cruzamento da Rua Divino Espírito Santo quando o veiculo Fiat Uno cor branca, placa HBY 6867 licença de Jacobina seguia sentido centro da cidade.
O Sr. Souzanias Bento Silva, 47 anos, condutor do Fiat tentou desviar do menino, mas infelizmente não conseguiu evitar o choque. Após atropelar João Henrique, Souzanias não conseguiu equilibrar a direção do veículo e bateu contra o portão de garagem da residência número 504 da Rua Divino Espírito Santo.
Os dois feridos foram socorridos imediatamente ao HATS e não correm risco de morte. Segundo a atendente as vitimas sofreram escoriações leves e devem ser liberados após exames médicos. Fonte: Opovoquersaber.com (Repórter Antonio Carlos)

Polícia mantém cerco a assaltantes de banco

30/08/2011 às 20:27

Cerca de 60 policiais civis e militares continuam vasculhando a zona rural de Boa Nova (a 438 km de Salvador) à procura dos 11 assaltantes que roubaram o Banco do Brasil local, além de lotéricas e agência dos Correios na última segunda-feira (29).
A localização do bando é considerada prioridade, já que os policiais contam com informações consideradas valiosas, fornecidas por Valter Pereira Carvalho Júnior, 23, preso horas depois de supostamente participar dos crimes. Ele teria revelado o endereço dos comparsas, mas até então nenhum outro foi preso.
Assim que foi detido, quando ateava fogo em dois veículos para retardar a reação dos policiais, Valter os levou a um dos esconderijos da quadrilha. Ao perceber a movimentação, o restante dos bandidos fugiu, deixando para trás R$ 404 mil, cinco coletes balísticos, duas pistolas, duas submetralhadoras, 73 munições e cinco revólveres – dois destes tomados dos dois PMs feitos reféns durante a fuga, assim como o gerente do banco, Manoel Lacerda.
Além do BB, os ladrões fizeram um arrastão na cidade, saqueando lotéricas e a agência dos Correios. As vítimas foram liberadas a 2 km da sede, em uma ponte que liga o município ao povoado de Valentim.
A reação, que mobilizou policiais militares da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar de Poções, da Cipe Sudoeste (Caesg) e policiais da região, teve suporte de um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) e do Grupo de Apoio Tático (GAT) da Polícia Civil.
A TARDE

O Movimento Jacobina Agoniza busca apoio parlamentar



Membros do Movimento Jacobina Agoniza estiveram com os deputados Federais Daniel Almeida e Amauri Teixeira e com o Deputado Estadual Álvaro Gomes, relatando os problemas vividos pela população de Jacobina e região no tocante à saúde e pedindo apoio para implantação do Hospital Geral do Piemonte da Diamantina.
O movimento relatou aos parlamentares que muitas mortes seriam evitadas, muito sofrimento minimizado, a exemplo do ocorrido recentemente com habitantes do município de Ourolandia que morreram em acidente na estrada, caso Jacobina e região dispusessem de serviços de saúde dignos, o que evitaria o deslocamento diário de centenas de pessoas para outros centros, principalmente a Capital do Estado, colocando em risco suas vidas em busca de atendimento médico hospitalar.
Os parlamentares prometeram se empenhar ainda mais na luta, que segundo eles já é reconhecida pelo Secretário estadual de saúde, Jorge Solla, como o maior movimento em prol da saúde (SUS) existente no Brasil e que certamente iriam buscar uma solução para tais problemas.
Segundo Daniel Almeida e Amauri Teixeira a maior dificuldade encontra-se na administração local que se recusa a implantar melhorias no sistema de saúde a exemplo do LACEN e da UTI, que foram ofertados ao município sem, entretanto obter resposta, recorrendo inclusive de decisão judicial que determinou a implantação da UPA e da Central de regulação do SAMU, serviços tão necessários, que por decisão unilateral e nociva à sociedade prejudica a população como um todo.
Álvaro Gomes por sua vez garantiu levar a Assembléia Legislativa essa demanda, afirmando que essa situação de Jacobina já é bastante conhecida entre os parlamentares, prometendo empenho na busca de uma solução em que a população da região não fique de fora das melhorias nos serviços de saúde que estão ocorrendo em toda a Bahia.
Finte: Agamar Rios

Encontro Democrático Municipal do PT de Mairi


O Encontro Democrático Municipal do PT – Partido dos Trabalhadores de Mairi, foi realizado na manhã do último sábado, dia 27 de agosto, com objetivo de mobilizar seus filiados e construir um projeto visando às eleições de 2012. O encontro foi realizado no Centro Cultural Sete de Setembro, com a coordenação de seu Presidente Jurandy Silva Almeida. Estavam presentes, filiados, simpatizantes, Joilma Rios (pré-candidata à prefeita de Várzea da Roça), Julita (assessora da Deputada Estadual Neusa Cadore), lideranças de vários seguimentos da cidade, incluindo o Prefeito, ex-Prefeito e vereadores.

Conjuntura
O Encontro do PT teve uma análise de conjuntura feita pela Assessora da Deputada Estadual Neusa Cadore, Julita Trindade, que falou sobre as realidades da política nacional e estadual.

Eleição 2012
No evento, os participantes debateram também como devem ser realizados os trabalhos a partir de agora, para a campanha eleitoral de 2012, que elegerá Prefeito e Vereadores.

Filiações
Neste encontro buscando o fortalecimento do partido ainda foi oficializado a filiação de várias lideranças do Município, ficando alguns a se filiar nos próximos dias.

Finalizando o encontro, o Vice-Prefeito José Bonifácio (Jobope) falou sobre a importância do fortalecimento do partido com as novas filiações, e da contribuição que o Partido tem dado na busca de projetos para o município em parceria com a atual administração Municipal.

Jobope e Joilma Rios

Carneiro, Julita e Juarez
Tchuca Rios
Jurandy, Julita e Juarez Sena
Gileno e Jobope

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Campeonato Mairiense 2011


Na tarde do último domingo, dia 28 de agosto, aconteceu mais uma rodada dupla do Campeonato Mairiense, no estádio "O Deraldão", valendo pelo Grupo B da Primeira Divisão.
No primeiro jogo da tarde, Uruçú e Angico empataram em 1 a 1. Poly abriu o placar para a equipe do Angico aos 02 minutos do segundo tempo, e jogador Boi empatou o jogo para a equipe de Uruçú aos 13 minutos da etapa final. Com esse resultado, Angico somou 04 pontos, e Uruçú conquistou seu primeiro ponto na competição.
Uruçu jogou com: Urânio; Luizinho, Edgar (Preá), Jai e Paulo; Juninho, Missias (Eto), Fabricio (Gilberto) e Apolônio, Boi (Murilo) e Jadson (Zé). Técnico: Gilvan.
Angico jogou com: Rogério; Nego Nem, Fí (Mateus), Barone e Didó; Tiquinho, Nem de Dora, Josa (Nanan) e Tio Nenem (Gueú); Poly e Buda. Técnico: Gene.
Árbitro Central: Marivaldo Lima dos Santos (Val).
Assistentes: Rodrigo Oliveira Almeida e Dhonny Cruz de Oliveira.

No segundo jogo da tarde, a equipe do Mairi Junior’s venceu a equipe de Bonsucesso pelo placar de 3 a 2. Léo abriu o placar para a equipe do Mairi Junior aos 03 minutos do primeiro tempo. No segundo tempo, Vere ampliou aos 04 minutos e Almir diminuiu para o Bonsucesso aos 15 minutos. A equipe de Bonsucesso continuou buscando o empate, e Léo aos 24 minutos marcou seu segundo gol no jogo e aumentou a vantagem da equipe do Mairi Junior’s. A equipe de Bonsucesso melhorou em campo nos minutos finais e conseguiu diminuir o placar com um gol contra do jogador Vere aos 38 minutos depois de um bate-rebate na área. Com esse resultado, o Mairi Junior somou 06 pontos, é o líder do Grupo B e já está classificado para a próxima fase da competição. Já o Bonsucesso, continua sem vencer no campeonato e não tem chances de classificação.
Bonsucesso Perdeu com: Eugênio; Edvan, Gordo, Laércio e Tone; Lô, Grilo (Bráz), Lú e Almir; Ciel (Lulú) e Ricardo (Nêgo). Técnico: Rege.
Mairi Junior´s venceu com: Junior; Liro (Ramon), Leo Bonsucesso, Nevson e Fubá; Vere, Ninho São Domingos, Augustinho e Rodrigo; Leo (João Neto) e Vertinho (Zé Neto). Técnico: Cacau.
Léo fez dois gols no jogo
Árbitro Central Wilson Oliveira.
Assistentes: Almir de Jesus Rios e Gilvan Almeida Rios.
4º Árbitro: Wagner Rios Santos.

Renda: R$ 1.930,00.

Confira como ficou a classificação do Grupo B
1º Mairi Junior’s - 06 pontos
2º Angico – 04 pontos
3º Uruçú – 01 ponto
4º Bonsucesso – 00 ponto

No dia 18 de setembro, será realizada a última rodada dupla valendo pelo Grupo B. O Mairi Junior’s já está classificado. Angico e Uruçu são as outras equipes que vão brigar pela segunda vaga. A equipe de Uruçú joga contra Bonsucesso. A equipe de Bonsucesso terá que vencer para não correr o risco de ser rebaixada para a segunda divisão. No mesmo dia, o Mairi Junior’s Joga contra o Angico.

O Campeonato Municipal de Mairi está sendo realizado em duas divisões. A primeira divisão começou no dia 17 de julho e tem previsão para terminar no dia 30 de outubro. A segunda divisão começou no dia 24 de julho e tem previsão para terminar no dia 23 de outubro.
A competição está sendo realizada pela Liga Desportiva Mairiense (LDM) com apoio da Prefeitura Municipal de Mairi.
As rádios Mairi Fm, Viva Voz Fm, Morro Verde AM e o Blog Agmar Rios estão fazendo a cobertura de todos os jogos da competição em parceria com outros sites e blogs parceiros.
Redação: Agmar Rios e Tchuca Rios
Fotos: Agmar Rios.

Mairiense irá participar da XVI Corrida Duque de Caxias da cidade de Jacobina

Luiz Carlos Jesus dos Santos, conhecido por Luizinho, de 23 anos de idade, mora no distrito de Angico e é natural do município de Mairi. Luizinho é um atleta esforçado, joga em várias equipes de futebol da região e também participa de várias corridas rústicas, onde é destaque por onde passa. Luizinho foi destaque em corridas rústicas nos povoados de Cigana, município de Piritiba, em Umbuzeiro, município de Mundo Novo, no distrito de Angico, município de Mairi, e no último dia 05 de agosto, ele participou da Maratona de Mairi, em comemoração aos 114 anos de emancipação política do município. A referida Maratora foi realizada pela prefeitura Municipal de Mairi, com participações de maratonistas de Mairi e dos municípios circunvizinhos. Luizinho foi o grande vencedor na categoria de 18 a 30 anos, e disse que está preparado para disputar a tradicional Corrida Duque de Caxias da cidade de Jacobina, que será realizada no próximo domingo, dia 04 de setembro de 2011.
O prefeito Antônio Cedraz e Selma entregado o cheque a Luizinho


Corrida Duque de Caxias de Jacobina
A corrida Duque de Caxias é promovida pela Prefeitura de Jacobina sob direção da Coordenação de Esportes, com Permit e Arbitragem da Federação Baiana de Atletismo.
A Largada Feminina será às 08:00h, e a Largada Masculina será às 08:10h. O Funil de Chegada será fechado às 10:15h. A prova terá 5 Km e 10 km de Percurso, Largando na Avenida João Fraga Brandão, em frente à Serrana Veículos e Chegando na Pista de Atletismo do Estádio José Rocha.
O objetivo é Integrar os festejos comemorativos do dia do Soldado e contribuir para a difusão do esporte junto a comunidade buscando interagir, para a melhoria da sociedade de vida e saúde através da realização de uma Corrida Rústica.
Fonte: Agamar Rios

Ricardo Gomes sofre AVC durante jogo Vasco x Flamengo; estado é gravíssimo!


image Ricardo Gomes vai ser submetido a uma cirurgia de 3 horas

O técnico Ricardo Gomes vai ser submetido a uma cirurgia para drenagem do hematoma formado após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite deste domingo (28), durante a partida entre Vasco e Flamengo.

A operação deve durar cerca de três horas e terá o objetivo de reduzir o trauma para não danificar o tecido cerebral, o que poderia causar sequelas motoras.

“Creio que ele vai suportar bem. É uma pessoa forte. Só o fato de ter me reconhecido enquanto pôde e ter tido condições de falar sobre o que estava sentido é muito positivo”, afirmou Clóvis Munhoz, médico do Vasco.

O médico afirmou ainda que o que aconteceu com Gomes neste domingo não é uma consequência do primeiro AVC sofrido pelo técnico em fevereiro de 2010, quando treinava o São Paulo.

“Ele estava confuso, nervoso, agitado. Achou que poderia ser igual ao que houve no ano passado. Mas não tem nada a ver”, garantiu.

Enquanto aguarda o início da cirurgia em um hospital na zona norte do Rio de Janeiro, Gomes está sedado na UTI e respira com a ajuda de aparelhos.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, está no hospital acompanhado dos filhos, assim como Felipe, o diretor executivo Rodrigo Caetano e familiares e amigos do treinador. Informações de André Casado, Globo.com.

domingo, 28 de agosto de 2011

Campeonato Mairiense 2011

Na tarde deste domingo, dia 28 de agosto, aconteceu mais uma rodada dupla do Campeonato Mairiense, valendo pelo Grupo B da Primeira Divisão. Todos os jogos da competição são realizados no estádio "O Deraldão".

Confira os resultados deste domingo:
Uruçú 1x1 Angico
Bonsucesso 2x3 Mairi Junior’s

Confira como ficou a classificação do Grupo B
1º Mairi Junior’s - 06 pontos
2º Angico – 04 pontos
3º Uruçú – 01 ponto
4º Bonsucesso – 00 ponto

O Campeonato Municipal de Mairi está sendo realizado em duas divisões. A primeira divisão começou no dia 17 de julho e tem previsão para terminar no dia 30 de outubro. A segunda divisão começou no dia 24 de julho e tem previsão para terminar no dia 23 de outubro.
A competição está sendo realizada pela Liga Desportiva Mairiense (LDM) com apoio da Prefeitura Municipal de Mairi.

Aguardem mais informações e fotos
Finte: Agmar Rios

Resultados da 5ª Rodada do Intermunicipal 2011


A 5ª rodada do Campeonato Intermunicipal foi realizada neste domingo, dia 29 de agosto. Confira os resultados dos 32 jogos:
Biritinga 3x3 Santaluz
Paulo Afonso 0x0 Araci
Inhambupe 0x5 Crisópolis
Serrinha 0x1 Valente
Araçás 0x0 Alagoinhas
Mata de São João 1x1 Simões Filho
Feira de Santana 1x1 Cachoeira
São Gonçalo dos Campos 0x3 São Francisco do Conde
Maragogipe 2x3 Castro Alves
Governador Mangabeira 2x2 Salinas da Margarida
Laje 4x3 Valença
Amargosa 1x0 Santo Antônio de Jesus
Jaguaquara 0x0 Jitaúna
Itiruçu 1x2 Jequié
Ibirataia 6x1 Ituberá
Itagibá 2x1 Ipiaú
Itororó 3x1 Itabuna
Firmino Alves 1x3 Ibicaraí
Condeúba 2x0 Belo Campo
Itapetinga 3x0 Itambé
Livramento de Nossa Senhora 0x0 Macaúbas
Irecê 3x0 Riacho de Santana
Barreiras 3x0 Barra
Luís Eduardo Magalhães 2x1 São Desidério
Gongogí 1x2 Coaraci
Itapitanga 2x0 Ubaitaba
Mascote 0x0 Camacan
São José da Vitória 1x2 Ilhéus
Eunápolis 0x1 Canavieiras
Porto Seguro 1x0 Belmonte
Medeiros Neto 0x3 Itamaraju
Prado 1x0 Itabela
Fonte: Agmar Rios

Base da Polícia Militar na Chapada Diamantina vai combater assaltos a bancos

A segurança na região da Chapada Diamantina ganhou reforço neste sábado (26), com a inauguração, em Andaraí, da Base Operacional da Companhia de Policiamento Especializado (CIPE) do Semiárido. O objetivo da nova Base é ampliar as ações da Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) no combate a roubos a agências bancarias e ao narcotráfico. Esta é a 8ª base operacional da PM instalada no Semiárido e a 30ª na Bahia. A expectativa é que sejam implantadas mais 29 bases até o final do ano.

De acordo com o comandante da CIPE, tenente-coronel Valter Araujo, além de Andaraí, a base vai atender mais 13 municípios, entre eles, Mucugê, Nova Redenção, Piatã e Abaíra. O comandante explica que a nova base possui equipamentos de monitoramento de câmera, com alojamento para os policiais e local para armazenar os armamentos utilizados nas operações especiais.

No total, as oito bases operacionais, entre elas, Xique-Xique, Andaraí, Mairi, Utinga, Capim Grosso, Irecê e Ibotirama contam com um efetivo de 86 policiais, que dão apoio a 68 cidades baianas.
Fonte: Agmar Rios

Campeonato Mairiense 2011


Na tarde deste domingo, dia 28 de agosto, acontecerá mais uma rodada dupla do Campeonato Mairiense, valendo pelo Grupo B da Primeira Divisão. Todos os jogos da competição são realizados no estádio O Deraldão.
Confira os confrontos deste domingo:
Às 13h30min Uruçú x Angico
Às 15h30min: Bonsucesso x Mairi Junior’s

Confira a classificação do Grupo B
1º Mairi Junior’s - 03 pontos
2º Angico – 03 pontos
3º Bonsucesso – 0 ponto
4º Uruçú – 0 ponto

O Campeonato Municipal de Mairi está sendo realizado em duas divisões. A primeira divisão começou no dia 17 de julho e tem previsão para terminar no dia 30 de outubro. A segunda divisão começou no dia 24 de julho e tem previsão para terminar no dia 23 de outubro.
A competição está sendo realizada pela Liga Desportiva Mairiense (LDM) com apoio da Prefeitura Municipal de Mairi.
Fonte; Gmar Rios

População faz manifestação na Câmara de Vereadores de Mairi


Em Sessão realizada na noite da última sexta-feira, dia 26 de agosto, na Câmara de Vereadores de Mairi, a população lotou o plenário da Casa e fez uma grande manifestação com faixas protestando e interrompendo as falas dos vereadores por várias vezes.
Os moradores das comunidades do Recreio, Reviver, Tv. Sete de Setembro, Vila do Padre e da Praça André Luiz Nunes fizeram à manifestação pedindo que os vereadores da oposição votassem no Projeto de Lei n° 1.297/11, que "Autoriza o Poder Público a contratar operação de crédito, oferecer garantias e dá outras providências" com a DESENBAHIA, até o valor de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) destinado ao financiamento para execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento, de conformidade com as regras estipuladas pelas normas pertinentes e pelo disposto nesta Lei, com base na Taxa de Juros de Longo Prazo TJLP, acrescida de 6% (seis) ao ano, com prazo de 8 (oito) anos e carência de 01 (um) ano.

A operação de crédito que versa o presente Projeto de Lei, tem por objetivo a captação de recursos para viabilizar a execução de pavimentação em paralelepípedos de ruas, travessas e avenidas na Sede do Município, Povoados, e Distritos e das Praças na Sede e no Distrito de Angico.

O Projeto foi colocado em votação nesta sexta-feira (26) e não foi aprovado. José Allan, Mundinho do Bar, Roque Nilson e Luiz do Angico foram os vereadores da situação que votaram a favor. Genó, Jonilson, Rogério, Lalinho, e Ruy da Sucan, foram os vereadores da oposição que votaram contra.
Para José Allan, vereador da situação, esta sexta-feira foi um dia triste para o Legislativo Municipal, onde a Câmara de forma inesperada rejeitou um projeto que iria beneficiar aproximadamente cerca de 27 ruas do município e a construção de duas praças. “Esse empréstimo não ia onerar em nada nos cofres públicos, não iria de forma nenhuma comprometer o grau de capacidade de investimento do município, e a gente fica triste, porque na verdade é um projeto que iria beneficiar o povo do município de Mairi, e não foi aprovado unicamente por questão política de 2012, quem assistiu e ouviu os depoimentos dos vereadores da oposição, eles só não aprovaram o projeto, pensando na eleição de 2012, só por isso, essa é a única justificativa”, disse Allan.

Segundo Jonilson Cerqueira, vereador da oposição, o município não tem condições de tomar esse empréstimo e por esse motivo ele e os vereadores da oposição votaram contra. “Nós vereadores da oposição temos consciência do que a gente quer para nosso município de Mairi, sempre queremos o melhor para o município e para o povo dessa terra, e sempre desde o início do meu mandato assumir com muita responsabilidade e compromisso com o meu povo. Referente a isso, nós já fizemos várias indicações, vários requerimentos para que o prefeito pudesse executar obras em nosso município, através de recursos próprios ou a fundos perdidos, através de projetos de convênio com entidades governamentais, federal, estadual e filantrópica para não endividar o município”, disse Jonilson.





Clique aqui e saiba mais sobre o Projeto
Fonte:Agmar Rios

Basquete: Baixa Grande/Mairi vence Valente


A equipe de Basquete mista formada por atletas de Baixa Grande e Mairi venceu a seleção de Basquete de Valente nos domínios da mesma, em jogo realizado na noite da última sexta-feira, dia 26 de agosto. O jogo foi equilibrado, mas a equipe de Baixa Grande/Mairi se impôs mais nos últimos dois quartos chegando a colocar uma vantagem de 10 pontos. O jogou ficou tenso nos últimos 5 minutos, porém a administração da vantagem foi mantida e a Equipe Baixa Grande/ Mairi venceu o jogo por um placar de 47 a 42. O jogo teve a Organização de Rõmulo Fontoura de Baixa Grande.
Fonte: Agmar Rios

III Conferência Municipal de Cultura de Mairi


A Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria de Educação e o Departamento Municipal de Cultura realizaram nesta sexta-feira 26 de agosto de 2011 durante todo o dia a III Conferência Municipal de Cultura na AABB de Mairi.
A Conferência de Cultura teve como tema: Planejar é preciso - Diretrizes para consolidação do sistema de cultura, e contou com a presença da Diretora de Cultura a Srª. Elineuza Maria Gomes, a Srª. Vanúsia Mª Cedraz Carneiro Sena Secretária de Educação, o Presidente da Associação dos Artistas Frans POP Rubson Carneiro Bastos.
Estavam presentes também o representante da Secretaria do Estado da Bahia o Sr. Isaías Júnior, representando o Prefeito Antônio Cedraz Carneiro a Srª. Normeide Alves, o Sr. Petrúcio Pinto Bandeira representando a Rádio Comunitária Mairi FM, o Sr. Marcelo Ferreira representante do Conselho Municipal de Cultura, o Sr. Miguel Barbosa e a comunidade local. A abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Municipal, pelo Cantor Almir Júnior.
Nas explanações das falas a Diretora de Cultura a Srª. Elineuza Maria Gomes disse que a Conferência é o momento que toda a comunidade participa por meio de um processo democrático, sem dúvida o pontapé fundamental para o sistema de cultura do município, principalmente pelo amplo envolvimento da cultura como um todo.
Para a Secretária de Educação, a Srª. Mª Vanúsia Cedraz Carneiro Sena ressaltou o quanto é importante planejar e que construir um bom Plano Municipal de Cultura irá nortear as políticas públicas para a cultura nos próximos anos.
A Srª. Normeide Alves relatou que foi um prazer estar representado mais uma vez o Prefeito Municipal, acrescentou dizendo que o município de Mairi é muito rico quanto ao requisito é cultura e que a participação da comunidade é o momento de discutir políticas públicas para o fortalecimento da cultura local.

O Sr. Isaías Júnior representante da Secretaria do Estado da Bahia parabenizou o município pela realização da Conferência, que a nível territorial está na 9ª Conferência e ressaltou que a metodologia usada será um diagnóstico dos pontos fortes, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças, identificando as necessidades do município, após a realização da leitura das propostas e priorização das mesmas para serem transformadas em projeto de todos os eixos trabalhados em grupo.

A Conferência Territorial acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro de 2011 em Baixa Grande e no mês de dezembro a Conferência Estadual em Vitória da Conquista.
Representantes dos EIXOS E SUB-EIXOS TEMÁTICOS:
I- EXPRESSÕES ARTISTICAS
•Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Teatro, Literatura,Musica.
II- PATRIMÔNIO E MEMÓRIA
•Arquivo, Museus e Memoriais, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônios Material e Imaterial, Culturas Populares;
III- PENSAMENTO E LEITURA
•Livro e Leitura, Bibliotecas, Pesquisadores e Estudiosos da Cultura;
IV- TRANSVERSALIDADE DA CULTURA
•Cultura e Educação, Cultura e Direitos Humanos, Cultura Digital e Comunicação, Cultura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo;
V- GESTÃO DA CULTURA
•Gestão de Equipamentos Culturais, Formação e Qualificação em Cultura Sistemas Municipais e Estadual de Cultura, Desenvolvimento Territorial da Cultura
VI– REDES PRODUTIVAS E SERVICOS CRIATIVOS
•Elos das Redes Produtivas, Geração de Emprego e Renda, Serviços Criativos (moda, design, desenho industrial, publicidade, artesanato e gastronomia).

DELEGADOS DO PODER PÚBLICO
1.1. SOCIEDADE CIVIL - DELEGADOS
2.2 SOCIEDADE CIVIL - DELEGADOS
APRESENTAÇÃO CULTURAL - JANDY RIOS
APRESENTAÇÃO CULTURAL - CAPOEIRA GRUPO JACOBINART MAIRI
Fonte: Agmar Rios

Carro capota próximo a Várzea da Roça


Um veículo capotou na manhã da última sexta-feira, dia 26 de agosto, na rodovia BR-407, trecho que liga Capim Grosso a Várzea da Roça. O acidente aconteceu por volta das 11h30min da manhã nas intermediações do povoado de Vila Nova dos Irrigastes, a 06 km da sede do município de Várzea da Roça. Nilton Pereira Santos, motorista do veículo Siena, de cor prata, placa JRJ 0641, de Petrolina-PE, saiu de Pilar, distrito do município de Jaguarari, com destino a cidade de Rui Barbosa, e foi surpreendido por uma motocicleta que atravessou a pista.
O condutor do veículo revelou que tudo foi muito rápido, de repente uma moto atravessou o asfalto, e para não colidir teve que frear, jogando o carro para acostamento, onde acabou perdendo o controle e o veículo acabou capotando. O motoqueiro que causou o acidente fugiu do local sem prestar socorro e os dados da moto não foram anotados.
Com Nilton Pereira, viajavam sua esposa Márcia Irene Santos da Silva e suas filhas Bianca Silva Pereira de 04 anos e Beatriz da Silva Pereira de 08 anos de idade, por sorte ninguém se feriu. Todos os ocupantes estavam usando o cinto de segurança, e a criança de quatro anos estava na cadeira apropriada. A mulher falou que foi um milagre de Deus, por todos estarem ali ilesos contando a história.
Foi registrado um Boletim de Ocorrência na delegacia de Várzea da Roça.

Fonte: Foguinho Eventos

Santo Estevão: motorista de caminhão morre após bater de frente com carreta


Um acidente na BR-116 sul nesta quinta-feira (25), que matou Jones Amado dos Santos Silva, de 44 anos, motorista de um caminhão, pode ter sido ocasionado por infração de trânsito por parte do condutor de uma carreta.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tacógrafo da carreta demonstrou que o condutor dirigia com velocidade maior que 80 km/hora, sendo que o trecho permite no máximo 60 km/h. A carreta bateu frontalmente com o caminhão, que transportava argamassa, no km-441 da rodovia Rio - Bahia.
O local do acidente é chamado de ‘curva do rio cavaco’, trecho composto por curvas fechadas, que tem altos índices de acidentes, informou a PRF.
Por conta da velocidade, o órgão diz que o motorista perdeu o controle da direção na curva e bateu de frente com o caminhão. Os dois homens que viajavam com a vítima tiveram ferimentos leves.
“A carreta estava no sentido Feira de Santana, mas perdeu o controle e evadiu na contramão. O caminhão tentou desviar para o acostamento, mas não foi possível”, explica o agente da PRF, Vilson Santos. Ele comenta sobre um possível furo no pneu da carreta, versão relatada pelo motorista do veículo.
“Quando eu entrei na curva eu ouvi o estouro de pneu. A partir do momento que eu ouvi o estouro, diminuí a velocidade, freei, mas já vi que o carro estava se arrastando”, conta Magno Martins, motorista da carreta.
O acidente causou um congestionamento de mais de 20 km nos dois sentidos da rodovia entre Feira de Santana e Santo Estevão durante toda a manhã. (Foto: Reprodução/TV Subaé).

Homens interceptam SAMU e matam jovem a caminho de Teixeira de Freitas


image Jesiel, antes, sofreu tentativa de homicidio em Ibirapuã

Depois de sofrer a uma tentativa de homicídio na noite desta sexta-feira (27), quando foi baleado nas costas e no abdômen, um homem foi executado dentro de uma ambulância do Samu no município de Ibirapuã, extremo sul da Bahia.

A vítima foi Jesiel dos Santos Lopes, 20 anos, vulgo Capacete , inicialmente alvejada a tiros no bairro Brasília, da cidade de Ibirapuã, por pessoas não identificadas.

Logo após a tentativa de homicídio a Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local. Como o jovem ainda estava vivo, os policiais militares solicitaram apoio do Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192), que por sua vez prestou os primeiros socorros e providenciou a remoção da vítima em direção ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

Mas logo que deixou a cidade de Ibirapuã, na rodovia BA-693, a equipe do SAMU avistou a aproximação de dois veículos, até o momento não identificados. Nos dois carros estariam sete homens, que forçaram a parada da ambulância, alguns desceram armados e executaram Jesiel com vários tiros. A execução aconteceu na maca da ambulância e em seguida os assassinos fugiram, tomando rumo ignorado.

Segundo informou a delegada Maria Luiza, titular da Polícia Civil de Ibirapuã, as investigações seguem duas hipóteses, sendo disputa pelo tráfico de drogas ou vingança, já que a vítima era conhecida em Ibirapuã por comandar um grupo contumaz em arruaças e agressões, principalmente em dias de festa na cidade.

Porém, a hipótese de tráfico é mais forte, pois recentemente Jesiel teria informado à polícia alguns endereços de supostas “bocas de fumo” que estariam funcionando em Ibirapuã. As informações teriam sido dadas durante depoimento do mesmo na Delegacia da Polícia Civil, onde foi chamado a depor acusado de agredir uma mulher.

A polícia também investiga uma última informação, dando conta que Jesiel teria sido o denunciante que levou a Polícia Militar de Teixeira de Freitas a prender numa estrada vicinal nas proximidades do distrito de Barcelona, no município de Caravelas, dois elementos numa motocicleta, portando duas pedras brutas de crack e um revólver calibre 38 municiado.

Na “batida” policial foram presos Jorge Henrique Cabral Souza, 24 anos, natural e morador de Ibirapuã, que pilotava a moto e carregava camufladas na sua jaqueta, duas pedras brutas de crack, que teriam lhe custado R$ 700,00 para que posteriormente fosse dividida e revendida por ele. Já José Ronaldo da Silva, de 29 anos, um pernambucano de nascimento e também morador de Ibirapuã, carregava na cintura o revólver calibre 38.

A dupla acabou presa e conduzida para a DTE – Delegacia Especializada de Tóxicos e Entorpecentes de Teixeira de Freitas, onde foi autuada em flagrante delito por crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.

Crueldade

Na primeira tentativa os assassinos efetuaram disparos nas costas e no abdômen do jovem e, na segunda, dentro da ambulância do SAMU, dispararam contra a cabeça e o peito dele. Informaçõs do teixeiranews.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Corpos de irmãos são resgatados de rio após 4 dias no município de Santa Luzia


image Os corpos estão abandonados há quatro dias no cemitério

Os corpos dos irmãos Givanildo Moreira, 21 anos, e Irinildo Moreira, 17 anos, foram resgatados do rio São Pedro quatro dias depois terem sido encontrados no município de Santa Luzia, a 564 km de Salvador.

Segundo informações da TV Bahia, a família das vítimas teve contratar um mergulhador particular, por R$ 400 reais, para fazer o resgate dos corpos dos irmãos que estavam desaparecidos há mais de uma semana.
Ainda segundo a TV Bahia, foi na última sexta-feira que Givanildo e Irinildo foram encontrados por moradores, que chamaram a polícia. O delegado Norberto Cordeiro acionou o Corpo de Bombeiros da cidade de Itabuna, mas os bombeiros disseram que não poderiam fazer o resgate já que não possuíam os equipamentos necessários para enfrentar a correnteza do rio.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna informou que não é responsável pelo resgate dos corpos.

A família das vítimas está vindo de Porto Seguro para Itabuna para buscar os corpos. A prefeitura de Porto Seguro fez a doação de dois caixões para o enterro e está viabilizando o transporte da família para Santa Luzia. Informações do Correio.