terça-feira, 20 de setembro de 2011

Itatiaia: Jovem é atropelado na BR-324, ambulância demora chegar, população põe fogo e Festa de vaqueiro é cancelada

image Ambulância foi queimada por populares revoltados

Um grave acidente na BR-324, em Itatiaia, distrito de São José de Jacuipe, próximo de Capim de Grosso, quase acabou em tragédia neste sábado (17), por volta das 18h30.

Um atropelamento na BR-324 deixou a população revoltada. Segundo informações, um veículo gol, cor vermelha, vinha em sua pista de rolamento, sentido Feira de Santana a Capim Grosso, quando uma F 1000 cor cinza, ambos de placas policiais não identificadas, tentava ultrapassá-lo em um local proibido, quando um desses automóveis atingiu Elielton Oliveira Sousa, 34 anos, que caminhava às margens da rodovia.

O corpo da vítima foi arremessado por cerca de 30 metros, ocasionando várias fraturas. Como houve demora para a chegada da ambulância e os primeiros socorros, a população ficou revoltada e quebrou o asfalto e ateou fogo em pneus para chamar a atenção das autoridades.

Segundo informações de pessoas que fizeram parte do protesto, a ambulância Fiorino placa policial NTD 7654 demorou uma hora para chegar. Enquanto isso, Elielton agonizava na pista, vindo a morrer no local.

Isso foi o mote para que os moradores do distrito apedrejassem a ambulância e a colocasse de lado e aterem fogo. O motorista, funcionário da prefeitura, foi retirado e ameaçado de linchamento, mas algumas pessoas agiram com prudência e evitaram que isso acontecesse.

Uma pessoa que estava revoltada com o acontecido, e não quis se identificar, disse que uma ambulância é insuficiente para atender a população do distrito. “Independente quem seja o motorista, ele fica em casa e, quando precisamos, é necessário ir atrás da pessoa responsável pelo transporte que ainda vai chamar o motorista e daqui que tome café e saia já demorou”, disse.

Porém, outro morador da comunidade explicou que a ambulância e o motorista ficam no Posto Médico à disposição. O tumulto só foi resolvido com a chegada da Polícia Militar, que entrou em negociação com os manifestantes.

Fim da vaquejada

Segundo informações, Elielton, mesmo sendo filho de Itatiaia, residia em Jacobina e teria vindo com a sua esposa passar o final de semana com a mãe e parentes no distrito, onde aconteceria uma festa de Vaqueiros no domingo (18).

Outra informação é que ele era um dos organizadores da Festa de Vaqueiros, por isso a mesma foi cancelada imediatamente.

Da redação, com informações de Everton Santos e Marcos Cícero (Foto: Marcos Cícero).

Nenhum comentário:

Postar um comentário