segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Riachão do Jacuípe: assaltos, mortes e arrombamentos marcaram a semana
Uma semana muito turbulenta despertou o medo e temor na população de Riachão, neste início de ano, vários fatos policiais chamaram a atenção deixando muitos moradores da cidade preocupados.
Acidente de trânsito - Na semana passada (09/01) um grave acidente, já divulgado aqui no CN, tirou a vida de uma pessoa e causou ferimentos graves em mais cinco. Primeiro a colisão de um Pálio com um caminhão, além do homem que faleceu, outros três foram transferidos para Salvador e no mesmo local minutos depois novo acidente. Um motoqueiro desatento ao trabalho dos policiais na organização da pista foi de encontro a uma veraneio, no impacto a vítima teve uma das pernas com fraturas expostas.
Disparos de arma de fogo - Segunda-feira (11) quando alguns homens que se encontravam na barragem da cidade, um balneário as margens do Rio Jacuípe, dispararam vários tiros no local atingindo uma senhora de raspão. O fato foi informado a polícia que o autor dos disparos estava em veículo corsa vermelho que logo foi interceptado pela guarnição, depois de averiguado, a polícia constatou que se tratava de um policial lotado no corpo de bombeiros de Feira de Santana e mais dois homens, eles foram encaminhados a D.P. Civil e em seguida liberados com o compromisso que o policial deveria voltar no dia seguinte para depor, já que foi encontrada a sua arma com mas não havia sinal de disparos. Na terça-feira (12) a guarnição foi acionada para fazer uma busca em uma casa suspeita no bairro do Alto do Cemitério, onde encontrou o mesmo policial em companhia de mais outros homens e três jovens, uma delas proprietária da residência, todos foram levados para D.P. onde também foram apresentadas a arma do policial e outra encontrada na casa, esta sim com vestígios de disparos, ficando todos detidos. Segundo o delegado Drº Baqueiro, por formação de quadrilha e porte ilegal de armas. O policial foi transferido na noite de terça, mesmo dia da prisão para a cidade de Salvador onde aguardará sob custódia no quartel militar da cidade a analise de seu caso.
Jovens presos e homem morto - Na quarta-feira (13) pela manhã, dois jovens foram detidos por suspeita de uso de drogas em um bar da cidade. Segundo informações da polícia, ambos estariam cheirando pó no banheiro do estabelecimento. A tarde, por volta das 14h, como já foi divulgado aqui neste site, um homem foi morto em uma troca de tiros com a polícia local as margens da BR-324, fato que até hoje e comentado nas ruas da cidade e causou susto na população que viveu momentos tensos nesta "tarde do terror" como muitos apelidaram o fatídico dia.
Arrombamentos - Na quinta-feira (14) dois arrombamentos seguidos, um sem êxito foi contra o deposito de bebidas da Tubaina Malukinha em frente ao CARJ, onde fica a prefeitura da cidade. Bandidos tentaram entrar pelo telhado mas não obtiveram êxito, em nova tentativa forçaram as portas do fundo, também sem sucesso.
Já na eletrônica de Pica-Pau como e conhecido o proprietário, que fica na Av. Eliel Martins, não aconteceu a mesma sorte, dois menores pularam o muro que dar acesso a um beco, por sinal muito mal iluminado devido a ação de vândalos que vêm quebrando as luzes de postes na cidade para cometer seus delitos, nesta os menores levaram uma TV 14" dois aparelhos de som, quatro DVD'S e alguns controles remotos, todos de clientes da eletrônica. No dia seguinte ao se dar conta do furto o proprietário comentou com algumas pessoas e logo apareceu alguém que o informou ter visto os suspeitos e o mesmo acionou a polícia que muito rapidamente chegou a um dos acusados e encontrou alguns dos aparelhos em sua residência e o encaminhou imediatamente a D.P. em companhia do Concelho Tutelar, na sexta-feira (15) a noite um menor foi preso com vários aparelhos celulares furtados, também apresentado na D.P. ficou detido.
Assalto a delicatessem - No sábado (16) mas uma ação violenta dos bandidos, quando no início da noite, por volta das 19h a delicateassen Chantpão foi invadida por dois homens encapuzados e armados que fizeram a funcionaria Lívia Paulo dos Santos Oliveira 27 anos, refém e ainda agrediram com uma coronhada o sobrinho do proprietário de pré-nome "Murílo". Enquanto um ficava com a arma apontada na cabeça de Lívia o outro levava todo o dinheiro do caixa.
"Foi tudo muito rápido eles já entraram gritando é assalto, é assalto, fiquei desesperada assim que me soltaram desmaiei e não vi mais nada, acordei já no hospital."Disse Lívia ao CN.
Os homens fugiram com destino ignorado e também não foi visto se foi a pé, de carro ou moto, segundo uma testemunha que não quis se identificar e falou com o CN disse ter visto um carro se afastando do local muito rápido mas não deu para identificar a marca do veiculo e se o mesmo estava envolvido no assalto. Murilo vítima da coronhada foi encaminhado ao Hospital Municipal, foi atendido e em seguida liberado e passa bem. Arrombamento de uma igreja - No mesmo dia foi registrado outro arrombamento desta vez em uma igreja próximo ao estádio da cidade, onde Antonio Bispo Gomes dos Santos foi preso em flagrante com os produtos do furto. Uma TV, um aparelho de DVD e seus respectivos controles, mas felizmente a polícia chegou em tempo e recuperou os objetos e prendeu o ladrão.
Assalto a ônibus - Na madrugada deste domingo (17) um ônibus da Viação São Luiz (Falcão Real) que fazia a linha Salvador - Juazeiro foi interceptado por dois veiculos na BR-324 nas proximidades do povoado de São João. O veículo havia saido da capital baiana por volta das 23h e passava da 01h da madrugada quando os passageiros foram acordados com disparos de armas de fogo e a freada brusca do coletivo. os assaltantes estavam em um veiculo S-10 azul que um dos passageiros disse ter visto só os números (3777) e uma Ecosport cinza e sem placas. Eram cerca de 10 homens fortimente armados que invadiram o ônibus e saquearam a todos os passageiros levando seus pertences e valores em dinheiro.
"Eram muitos, foi um desespero, mandaram o ônibus seguir viajando e os carros vieram seguindo, e eles pegando tudo que viam, teve uma senhora que desmaiou, foi um inferno, nunca passei por isso e jamais quero passar de novo..." Falou um dos passageiros ao CN por telefone. Ele é de Nova Fátima mas mora em Capim Grosso e prefere não ter seus dados revelados, ele ainda disse com exclusividade ao CN que acredita que os bandidos tenham roubado em valores cerca de R$1.500,00 segundo comentários que ele ouviu no interior do veiculo e também celulares entre outros pertences dos passageiros que muito assustados registraram queixa na D.P. de Tanquinho e depois seguiram viagem.Os carros com o bando fugiram em direção a Feira de Santana, as guarnições de Riachão e Tanquinho fizeram diligências mas sem êxito, muitos dos passageiros durante o resto do trajeto em que nosso entrevistado acompanhou, comentaram dos perigos da BR-324 a noite principalmente na região entre os "quatro" e Riachão e também entre Nova Fátima e Capim Grosso.
Com isso a população pedi e revindica a volta da CAEL conhecida como polícia da caatinga, que segundo a população quando estes estavam em serviço na região os crimes tinham reduzido bastante.
"Quase não se via falar de nada, agora é tiro, drogas, revólver por lá, tudo. É gente morrendo só Deus, a caatinga precisa voltar". Disse indignada dona Marina a mãe da Lívia refém do assalto a delicatessem.
Segundo a polícia, rondas ostensivas têm sido feitas para prevenir a criminalidade na cidade, mas muitos trotes ao 190 e também o medo da população de denunciar, faz com que o trabalho não seja tão eficaz quanto almeja a população. A polícia alerta de que denuncias anônimas podem ser feitas através do 190, mas que também é preciso checar com muita atenção, pois os trotes tem sido constantes e isso faz com que ás vezes a guarnição se desloque sem nescessidade para uma falsa denuncia enquanto outra está em andamento e esta sim real não é atendida em tempo hábil por estar a guarnição verificando a falsa denuncia sem falar do desgaste humano aos policiais de plantão e também do gasto material.
"É preciso que a população de consientize em não passar trotes para o 190 que atrapalha a eles mesmos, pois é num momento que até os próprios que passam trote, precisem da guarnição e esta demore a socorrer por motivo do trote. É é preciso também se por no lugar dos fatos, e se fosse você que passa trotes agora precisando salvar a vida de um parente e a viatura demorar a chegar por estar verificando uma denuncia falsa? E aí já pensou?" disse Tenente Peixinho ao CN.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário