quinta-feira, 8 de abril de 2010

Chuvas castigam municípios do interior e causam transtornos na Capital e RM















A chuva forte que caiu durante a noite desta quarta-feira (07) e toda a madrugada desta quinta-feira (08), causou muitos problemas para os soteropolitanos, sendo que a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje é que o temporal será mais forte ainda. Nesta manhã, as chuvas caem em todos os bairros da capital baiana. No interior, a situação também é de muita preocupação.
A chuva que caiu em Itamaraju na noite desta quarta-feira e a madrugada de hoje, deixou muitos estragos à população. Pastos ficaram alagados, uma ponte não suportou a força da água e cedeu, na BR 489 a correnteza de um córrego no km 05, está cada vez mais forte. Quem precisa ir para os municípios de Prado ou Itamaraju está impedido.
Maria das Graças, moradora de Prado foi a Itamaraju a passeio, mas na volta para casa teve uma surpresa: a pista tinha caído. A dona de casa teve então que pegar uma carona de bote para atravessar o trecho.
Já Samuel Marinho, que é sargento da polícia militar e morador do Prado, tinha ido para Porto Seguro, quando voltou nesta manhã teve a notícia do bloqueio da rodovia. Para conseguir chegar em casa terá que fazer um desvio de 200 km por Teixeira de Freitas.
José Eduardo Bonfim, subtenente da PM da região informou que equipes estiveram na BR para orientar motoristas e moradores. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local e avisou a situação ao Derba, que sinalizou a pista para alertar os motoristas.
Em Itabuna, a chuva que começou por volta das 18h de quarta-feira (07) também deixou a cidade alagada. As calçadas foram tomadas pela água em bairros como Santo Antonio e Lomanto Júnior, sinaleiras ficaram sem funcionar e os motoristas tiveram de ter cuidado para evitar acidentes.
Em Ilhéus também houve falta de energia em vários bairros e alagamento em diversos pontos. Em Juazeiro, região Norte, moradores de diversos bairros da periferia tiveram que trabalhar muito para se livrar dos efeitos das águas provocadas pelas chuvas que caíram sobre a cidade.
Salvador e Região Metropolitana
Mais de 50 milímetros de chuva devem cair em Salvador nesta quinta-feira. Para o Corpo de Bombeiros a noite foi de muito trabalho. Foram chamados por alagamentos, ameaças de desabamento, oito de destelhamento de casas devido a ventania em diversos bairros de Salvador (Nova Brasília, Cajazeiras 4, Mussurunga, São Tomé de Paripe, entre outros) e Região Metropolitana, como Simões Filho e Dias Dávila.
O registro mais grave aconteceu em Mata de São João, por volta das 04h de hoje um raio caiu em um duto, resultando no incêndio da parte elétrica de um prédio em construção num condomínio na reserva Imbassaí, na linha verde. Durante a madrugada também faltou energia no CAB, Sussuarana, parte de Itapuã, Bairro da Paz.
A Codesal recomenda que moradores de áreas de riscos procurem algum local seguro para evitar que sejam atingidos por desabamentos ou deslizamentos. Já em caso de alagamento perto da residência é recomendado que se saia do local. O número da Defesa Civil é 199.
A Codesal atendeu na manhã de hoje, até as 10h00, 115 solicitações de emergência. Foram quatro alagamentos de área, 24 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, 22 ameaças de deslizamento de terra, 35 ameaças de queda de árvore.
Além de dez árvores caídas, dois desabamentos de imóvel, três desabamentos parciais, 13 e um galho de árvore caído. Os bairros mais atingidos são: Águas Claras, Sussuarana, Paripe, Castelo Branco, Bairro da Paz, Federação e Mussurunga I.
Com informações do Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário