sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Dilma e Serra fazem último debate na Globo antes do segundo turno agora à noite
Dilma Rousseff e José Serra: chance para o eleitor indeciso escolher um dos dois
29/10/2010 às 20h55 - Os candidatos do PSDB, José Serra, e do PT, Dilma Rousseff, encontram-se nesta sexta-feira, 29, nos estúdios da TV Globo, no Rio de Janeiro, para o último debate das eleições que definirão o novo presidente da República. Com um formato diferente de todos os outros nove encontros, em que os adversários não dirigem perguntas um ao outro, o embate será a última oportunidade para que Serra e Dilma se comuniquem com os eleitores em rede nacional.
Além da expectativa de que atinja uma parte significativa das residências brasileiras, ao vivo, pela TV, o que for dito pelos dois candidatos no encontro de hoje deve continuar repercutindo nos próximos dias, dentro e fora do País. Ao todo, mais de cem jornalistas foram credenciados para assistir à transmissão em um espaço anexo ao estúdio da Rede Globo. De um total de 45 veículos inscritos, pelo menos 13 são da imprensa estrangeira.
O formato também tem elevado as expectativas quanto ao potencial do debate para influenciar no resultado final do pleito. Pela primeira vez desde o início do primeiro turno, os candidatos não terão de fazer perguntas um para os outros. Segundo as regras acordadas pela TV Globo e os comandos das campanas, Serra e Dilma responderão apenas às perguntas de eleitores indecisos escolhidos pelo Ibope em vários Estados do País. No total, 12 pergunta serão feitas, seis para cada candidato, de modo que o escolhido para responder cada questão tenha suas colocações comentadas pelo adversário, e o direito a uma tréplica.
Segundo a organização do debate, cada eleitor indeciso convidado teve que formular cinco perguntas sobre os temas: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo, impostos, legislação trabalhista e energia.
O debate terá três blocos, e ao fim do terceiro os candidatos terão dois minutos para as considerações finais. O primeiro a responder às perguntas dos eleitores será escolhido em sorteio feito ao vivo.
Ao fim da transmissão, os candidatos concederão uma entrevista coletiva de cinco minutos. Pelo sorteio, Serra será o primeiro a falar, seguido de Dilma.
Leia mais notícias no www.estadao.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário