sábado, 30 de julho de 2011
Neste domingo acontece mais uma rodada dupla pelo Campeonato Mairiense da Primeira Divisão
São José do Jacuípe realiza Conferência Municipal da Saúde
Final do Campeonato Rural de Baixa Grande
Fonte: www.baciadojacuipe.com.br
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Santo Estevão: Batida entre carretas na BR-116 mata um e deixa a pista travada
Um homem morreu e outro ficou ferido depois de batida entre um caminhão e uma carreta na noite de quarta-feira (27), na BR-116 Sul, entre os municípios de Santo Estevão e Rafael Jambeiro.
A carreta ficou pendurada em uma ponte que divide os dois municípios baianos, enquanto que o caminhão caiu no rio.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por causa do acidente, os motoristas que passaram pela região na manhã desta quinta-feira (28) enfrentaram um congestionamento de 20 km. A situação já foi normalizada.
O motorista do caminhão, Antônio Carlos dos Santos Araújo, de 30 anos, morreu na hora. O carona, de 37 anos, teve ferimentos leves e foi encaminhado a um hospital de Santo Estevão. O condutor da carreta não teve ferimentos.
Segundo a PRF, ainda à noite, um carro de passeio não conseguiu frear e acabou batendo no fundo de outro caminhão, que estava parado na fila.
Chamas se formaram no veículo por causa da batida. O Corpo de Bombeiros estava no local para atender a primeira ocorrência e conseguiu chegar a tempo para apagar o fogo.
Projeto proíbe contratação de bandas e artistas com músicas que depreciam as mulheres e pode ser aprovado pela AL
Um polêmico projeto da deputada Luiza Maia (PT), com base eleitoral em Camaçari, pode por fim à baixaria contida nas músicas de pagode e axé, que normalmente têm duplo sentido ou depreciam as mulheres.
O projeto de lei da deputada estadual Luiza Maia (PT) que pretende proibir que o governo do Estado e prefeituras baianas contratem bandas que executam músicas com letras ofensivas às mulheres depende da assinatura de mais um deputado para entrar na pauta de votação da Assembleia Legislativa da Bahia.
Com o retorno dos trabalhos na Assembléia na próxima segunda-feira (1ª), a deputada espera chegar à 32ª assinatura para encaminhar o projeto para votação ainda neste semestre. Se o projeto for aprovado, dezenas de bandas de pagode baianas podem deixar de participar de eventos financiados por prefeituras e pelo governo do Bahia.
Em entrevista ao Correio24horas, a deputada disse que gosta de sonoridade do pagode, mas não consegue compreender como alguns artistas se dedicam a compor músicas que ofendem as mulheres. Fã de Chico Buarque, Luiza Maia crê que a política também é uma forma de educar e é isso que ela pretende fazer com a proibição.
Já André Ramon, vocalista da LevaNóiz, disse em entrevista à TV Bahia que as suas músicas transmitem alegria para o público. “A maldade está na cabeça das pessoa, porque o intuito da gente não é levar maldade para as pessoas, e sim alegria", declarou o artista. O projeto também é criticado por outros artistas, que acham que a proposta da deputada deve ser amadurecida através de debates.
Na cidade de Camaçari, quando a deputada era vereadora, o então prefeito Luiz Caetano decidiu, após um debate com os vereadores do município, adotar a medida e não contrata bandas que cantam letras que desvalorizem ou exponham as mulheres a constrangimentos desde 2004, segundo Luiza Maia.
Na Assembleia, o projeto está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e ainda deve passar por outras três comissões da Câmara dos Deputados para entrar na pauta de votação. Até lá, muita polêmica e discussão entre os baianos podem amadurecer o projeto, que começou a ser elaborado no dia 8 de março deste ano, no Dia Internacional da Mulher.
quinta-feira, 28 de julho de 2011
CIPE-SEMIÁRIDO prende mulher por Tráfico de Drogas na cidade de Mairi
Jovem leva facada no peito em Ruy Barbosa
Serra Preta já sofre com a seca verde
Representantes do município de Mairi participam do 4º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef
Fonte: www.mairifm.com.br
Várzea do Poço: Morre o maior imitador de animais; Tidinho do Jegue
Várzea do Poço: Morre o maior imitador de animais; Tidinho do Jegue
Tidinho do Jegue morre afogado
Com informações do Notícia Livre e Várzea do Poço Notícias
Mulher de Capim Grosso morre em acidente quando ia para casamento do filho
Por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (27) foi registrado um grave acidente envolvendo uma F 4000 e uma mobilete, que acabou fazendo uma vítima fatal, na rodovia que liga Capim Grosso a Jacobina.
A vítima, de nome Ilsami Soares dos Santos, estava em uma mobilete de dados ignorados, que foi atingida na traseira pelo caminhão F 4000, placa JMF 7421, licença de Saúde, nas proximidades da localidade de Pimenteira. O veículos era conduzido por José Carlos dos Santos, 54 anos, natural deste município.
A mobilete era conduzida por Ademário Ferreira Alves, idade não confirmada, esposo da vítima, Ilsami Soares dos Santos. O casal, que tem endereço no bairro Novo Oeste, em Capim Grosso, seguia para o distrito do Junco, onde iria participar do casamento de um filho.
Ilsami sofreu ferimentos graves e morreu antes de receber os primeiros socorros no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Capim Grosso, para onde foi levada. Depois, o corpo foi conduzido para o Departamento de Policia Técnica (DPT) de Jacobina para a perícia.
Já o condutor da moto, senhor Ademário Ferreira Alves, conhecido como “Zinho”, esposo da vítima, teve ferimentos leves em uma das mãos e nos pés, ficou em observação, mas não corre risco de morte.
O caso foi registrado na delegacia de Quixabeira, onde o motorista do caminhão, José Carlos dos Santos, 54 anos, foi ouvido e liberado em seguida. A polícia informou que vai investigar as causas do acidente. Da redação, com informações de Arnaldo Silva.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Pintadas sediará I Encontro de Comunicadores do Território de Identidade Bacia do Jacuípe
Lamarão 49 anos: Festa, política, conquistas e reivindicações
Nos 49 anos de existência, talvez seja das poucas cidades na Bahia que ainda não disponha de hospital público
O municipio de Lamarão, localizado a 24 km de Serrinha, completou na quarta-feira, dia 20, 49 anos de emancipação política e administrativa, cuja data foi comemorada com ampla programação que terminou nas primeiras horas de domingo (24), com apresentação da Banda Puro Desejo, agradando a mutidão adepta do forró eletrônico. O grupo composto por teclado, sax, seis bailarinos e quatro cantores, foi formado em dezembro de 1999 pelo empresário do ramo de entretenimento Edson Freire do Nascimento, “Edinho”, de Caldas do Jorro, mantém um estilo próprio e inovador.
Antes passaram pelo palco a banda de Forró romântico, Menina Faceira, que vem liderando o ranking de melhor banda, maior estrutura e uma qualidade musical, tendo a frente à cantora Camila Vitorino, com seu jeito simples, conhecida e reconhecida como uma das melhores cantoras de forró do Brasil. Além de Camila Vitorino, os cantores Alan júnior e Tiaguinho Brasil, também se destacaram, Diego Costa e Amor de Cinema, tendo com linha de frente Eline Martins, Ex Menina Faceira, Cláudio Liviér, que por muito tempo se apresentou no grupo Calcinha Preta e Edy Vieira, conhecido nas bandas bailes.
Um dos destaques das festas de emancipação, a dupla Edu & Maraial, criadores do estilo Bolerado, um bolero acelerado, os cantores demostramos que são carismáticos e tem dom de encantar e envolver o público com suas músicas românticas e dançantes.
Missa de emancipação – O município, localizado no território do sisal, inicialmente foi habitado pelos indígenas biritingas, porém, o sítio, onde hoje se ergue Lamarão, tem, como primeira referência da presença branca, o estabelecimento dos irmãos Acôncio e José Celestino de Oliveira. Eles construíram moradia em ponto que mais tarde viria a ser pousada de tropeiros e viajantes, isto em meados do século XIX.
O nome Lamarão deve-se a existência de uma lagoa temporária, normalmente um lamaçal nos períodos constantes de estiagem das chuvas. Município criado com território desmembrado de Serrinha, por Lei Estadual de 20 de julho de 1962. A data foi lembrada com a celebração de uma missa pelo Padre Enivaldo Barbosa de Oliveiraás, ás 16h e o corte do bolo simbolizando os 49 anos de emancipação política.
Feira da saúde e meio ambiente – Na sexta-feira (22), as secretarias da Prefeitura montaram diversos stands na Praça Joaquim Pinto Batista, onde aconteceu a Feira de Saúde com realização de glicemia para hipertensos e diabéticos, vacinação, planejamento familiar, saúde bucal e ciclo de dengue. “Em nossas unidades de saúde prestamos atendimento a gestantes, orientamos sobre planejamento familiar, vacinação, orientação sobre alimentação, promoção da saúde de idosos, acompanhamos e tratamos os portadores de hanseníase e tuberculose, além da saúde bucal e uma atenção especial as pacientes de diabetes e tuberculose. A secretaria de saúde do município funciona 24 horas”, falou Jones Elias Damasceno, secretário.
Paralela à feira de saúde, alunos e professores das 24 escolas municipais, sendo quatro na sede do município, apresentaram o resultado dos projetos realizados sobre o meio-ambiente.
Segundo a secretária de educação, Iara Maria Benevides, desde abril que foram realizados oficinas e atividades sobre reciclagem, resultando no sucesso dos trabalhos apresentados na sexta-feira. “Mais de cem pessoas estiveram envolvidas diretamente nesta exposição, que, além da expor os trabalhos sobe meio-ambiente e reciclagem, também levou para praça o samba de roda, como expressão cultural, cujo grupo veio da Comunidade de Catana”, falou professora Iara.
Prefeito presente e as obras em andamento – O prefeito Arivaldo dos Anjos Damiao, (DEM), “Gordo”, acompanhou todo trabalho das secretarias, demonstrando satisfação com o resultado, principalmente pela presença da população.
“Nós estamos satisfeitos, apesar das dificuldades que os municípios passam. Estamos concluindo uma Unidade Escolar de Educação Infantil na Comunidade da Traíra I, onde vão estudar 400 alunos da 5ª a 8ª série, em breve irá funcionar na mesma Comunidade uma Unidade de beneficiamento de Castanha, recuperamos o Mercado Municipal construído em 1966 e estamos trabalhando a construção de uma quadra coberta”, lembrou Gordo, enquanto pousava para foto com integrantes da equipe de governo.
Segundo o prefeito, o prédio da unidade escolar terá estrutura moderna e será equipado com laboratórios de informática, playground, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, salas de leitura, entre outras benfeitorias, para atender e oferecer uma educação de qualidade às crianças. O investimento da obra é de R$ 594.673,83.
Sobre a Unidade de Beneficiamento de Castanhas de Caju, o prefeito destacou as instalações modernas da obra que vão oferecer melhores condições de trabalho para os agricultores e agricultoras produzirem. Segundo ele, as famílias aprenderam sobre técnicas de processamento, apresentação dos produtos, comercialização, controle administrativo e foram conscientizadas quanto ao manejo agroecológico dos cajueiros.
Problemas que afetam o município – Aos 49 anos de emancipação, o município de Lamarão ainda sofre problemas, que segundo os seus gestores, tem se esforçado para resolver, porém sem êxito. A falta de um hospital é um destes problemas.
Em entrevista ao CN, o secretário de Saúde Jones Elias Damasceno, disse que a Secretaria de Saúde funciona 24h, talvez a única, no território do sisal, com ambulâncias e veículos a serviço da saúde para atender a demanda, porém, todos os casos, desde um simples “mal estar”, até casos complexos, tem que ser transportado o paciente para Serrinha e Feira de Santana, pois o município não tem Hospital.
Em Lamarão, funcionam 04 PSF – Programa Saúde da Família, cobrindo 100% do município e tem médicos clínicos até sábado meio-dia. “Aqui atuamos bem na saúde preventiva, com ortopedistas, ginecologista e pediatria. Nosso esforço, o esforço do prefeito Gordo é a construção de um hospital”, concluiu Jones Elias.
A principal via de acesso à cidade, ligando até a BR 116/Norte, é a BA 400, com extensão de 12 km, é também uma preocupação do prefeito Gordo. Tendo como profissão, motorista de ônibus, Gordo lembrou que ao longo dos dois mandatos, já realizou diversos tapa buracos, mas a rodovia exige um recapeamento urgente e talvez seja a única na região que falta ser recuperada. “Recentemente enviamos ao secretário de Infraestrutura Otto Alencar um oficio pedindo esta recuperação e ele prometeu olhar com atenção. Estamos aguardando, enquanto realizamos mais uma vez os serviços de tapa-buracos”, afirmou.
Vice-prefeito deverá ser candidato a prefeito e 100% dos vereadores formam a bancada única da situação – Quem deu esta informação foi o vice-prefeito Leocelsio da Silva Muti, candidato natural do grupo a sucessão do prefeito Gordo. Aos 46 anos, Leocelsio disputou a eleição de 2004, perdendo para Gordo. Em 2008, houve um entendimento entre os dois e formaram a chapa, sendo vitoriosos. Com uma história política iniciada em 2000, quando disputou a eleição para vereador, sendo o mais votado, Muti deixou o PTN e migrou para o PDT, depois que firmou compromisso político com o deputado federal Marcos Medrado. “Em apenas 17 dias de campanha nós, eu, Gordo e os nossos amigos, conseguimos 851 votos, sendo o mais votado do município”, lembrou.
Para o fechamento do acordo político, houve uma conversa entre o parlamentar e os administradores do município, onde foram discutidos alguns projetos para o município e muitos deles já foram liberados. “Estou satisfeito com as ações de Marcos Medrado”, afirmou Leocelsio.
Com a mudança de legenda, Leocesio conseguiu convencer os cinco primeiros suplentes de vereadores a lhe acompanhar. Estão filiados ao PDT, Luciano de Jesus Silva, Erivaldo Pereira Souza e Luiz Lima de Araújo, que eram do Democrata, Lauro de Paula Lima e Simone dos Santos Batista dos Santos, que deixaram o PTN.
Confiante na vitória da eleição do próximo ano, ele lembrou o entendimento com os vereadores, onde os nove lhe declararam apoio e dentre eles poderá sair o nome para vice-prefeito, após a realização de uma pesquisa.
Outro nome que vem sendo lembrado para vice-prefeito é Jones Elias Damasceno, 32 anos, secretário de Saúde. Filiado ao DEM, o secretário pensa em filiar ao PDT e vem colocando seu nome para composição da chapa, mas garante que não é empecilho para qualquer composição, pois garante que é grupo e vai trabalhar para o “grupo” obter a vitória.
Marcelo Nilo não pôde comparecer – O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo justificou não ter comparecido as atividades festivas dos 49 anos de emancipação do município, por ter recebido ao convite do prefeito e chegou agendar a viagem, porém foi solicitado pelo governador Jaques Wagner para integrar a comitiva oficial de inauguração das estradas BR 116/Santanopólis/Irará/Coração de Maria/Conceição do Jacuípe. Nilo foi o segundo deputado mais votado no município, com 616 votos. “Tenho acompanhado a trajetória do prefeito, seu esforço para administrar e vamos intermediar junto ao governador a recuperação da estrada da sede a BR 116”, falou Nilo durante o ato de inauguração da BA 084, na cidade de Coração de Maria.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas
População de Caldeirão Grande se mobiliza contra fechamento do Fórum
A notícia de que o Tribunal de Justiça da Bahia pretende fechar diversos fóruns do Estado, dentre eles o da Comarca de Caldeirão Grande, em virtude da sua inviabilidade econômica, está provocando a reação da comunidade local.
Através de abaixo-assinado, a população pede para que o Tribunal de Justiça da Bahia repense esta decisão, a qual esté prevista para ser apreciada no próximo dia 03 de Agosto de 2011 em Sessão Plenária do Tribunal.
A Prefeita Aparecida Martins conclama a população, líderes políticos de todos os partidos e integrantes da sociedade civil para organizar um grande movimento, onde todos participem e sensibilizem a direção do Tribunal de Justiça da Bahia.
Nos últimos anos, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com o objetivo de cortar gastos, vem agregando as pequenas comarcas às de maior porte, como a Comarca de Saúde, no caso específico de Caldeirão Grande.
Tal decisão representa um retrocesso para a comunidade, implicando em prejuízo à população, em todos os seus níveis e camadas, restando prejudicado à maior parcela desta o acesso ao Judiciário e ao atendimento de necessidades mais básicas.
“Não podemos aceitar passivamente essa decisão. Precisamos mobilizar o povo, as autoridades políticas e lideranças, todos, sem distinção, num movimento suprapartidário para buscarmos uma solução”, afirma a prefeita. Informações do Noticia Livre.
sábado, 23 de julho de 2011
Prefeito do município de Serra Preta reitera sua permanência no PMDB
III Conferência Municipal de Saúde em Mairi
Ônibus da Banda Falamansa se envolve em acidente e mata 01 pessoa em Minas
O ônibus da banda Falamansa se envolveu em um acidente na BR-116, perto de Divino, na Região da Zona da Mata de Minas Gerais, na madrugada desta sexta-feira (22), e uma pessoa morreu.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do carro que bateu contra o ônibus morreu na hora. Ninguém da banda ou da equipe técnica do Falamansa se feriu, segundo o empresário.
De acordo com a polícia, o homem de 34 anos estava dirigindo o carro, invadiu a pista contrária e bateu de frente no ônibus. O corpo do motorista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Muriaé, na mesma região de Minas.
Segundo o empresário Fábio Cruz, a banda voltava de um show na cidade de Mutum, na Zona da Mata mineira, quando aconteceu o acidente. O ônibus ficou danificado e teve que ser substituído para que a banda seguisse viagem para o Rio de Janeiro, onde eles fazem dois shows na noite desta sexta-feira (22).
Cruz disse que ninguém se feriu no acidente, mas “todos estão abalados”. Esse foi o primeiro acidente com a banda em 10 anos de carreira, segundo o empresário. As informações são do G1.
Garoto sobrevive após vara de bambu atravessar o seu pescoço
Um garoto norte-americano de 13 anos sobreviveu a um acidente em que uma vara de bambu atravessou o seu pescoço.
Dez Heal brincava de ninja com seus amigos em Lynchburg, estado da Virgínia, quando caiu sobre a vara que era usada como espada.
O bambu atravessou seu pescoço, mas não atingiu nenhuma das principais artérias, o que garantiu sua sobrevivência. Apesar da imagem assustadora do ferimento, seu pai conseguiu manter a calma após o acidente, e chamou os serviços de emergência.
Dez foi atendido por cinco horas no hospital para que a vara fosse retirada do seu pescoço e o ferimento fosse tratado.
“Senti e pensei ‘Oh meu Deus’”, contou Dez, já em casa e bem de saúde, em entrevista à rede de TV americana ABC. “Pensei que iria desmaiar, depois fiquei com medo de que sangrasse demais quando tirassem a vara do meu pescoço”, disse.
Nicolas Blanco, um dos amigos de Dez que presenciou o acidente, disse ter ficado assustado. “Ele começou a gritar. eu fiquei com medo que ele não fosse ficar bem”, disse à ABC. Fonte: G1
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Início das aulas do Pro-Jovem Trabalhador em Mairi
Coordenadora- Ivani Oliveira Almeida;
Romilson Lima Machado- Professor de Informática;
Marcelo Freitas –Professor- Valores Humanos Ética e Cidadania;
Ranael Miranda dos Santos Filho- Professor – Matemática;
Iraci Cabral- Professora- Educação Ambiental, Higiene Pessoal e Promoção de Qualidade de Vida;
Maridete dos Santos Farias – Professora – Português;
Apoios: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mairi e o CREAS.
Caesa prende homem com 150 gramas de maconha na cidade de Mairi
Mairi Junior's joga contra Seleção de Valente no próximo sábado dia 23 de julho
JOGADORES DO MUNICÍPIO:
01 – Antonio Vinicius Alves Ribeiro > Tonho
02 – Augustinho de Carvalho Sampaio
03 – Elimário Conceição Cerqueira > Liro
04 – Everaldo da Conceição Coelho > Very
05 – Edson Barbosa de Almeida Junior > Junior
06 – Gilton Pereira Menezes > Dui
07 – Gerval Leone O. Sampaio > Léo de Gera
08 – Givanildo Santos Barreiros > Giva
09 – José Leandro Souza Evangelista > Fubá
10 – João Neto Sena Rodrigues > Nenen
11 – José Nery Santos Neto > Zé Neto
12 – Leonardo Oliveira dos Santos > Léo Bonsucesso
13 – Leonardo Jesus Silva > Léo Coqueiro
14 – Mauricio Silva dos Santos > Mauricinho
15 – Nelcivan Novais de Oliveira > Véio
16 – Ramon Nascimento Mota
17 – Roberval Rios Santos > Robinho
18 – Tiago Sena Rodrigues
JOGADORES DE FORA DO MUNICÍPIO:
1 – Cláudio Batista dos Santos
2 – Edinaldo Alves dos Santos >Gal
3 – Nevison Alves do Nascimento > Nevis
4 – Rodrigo Antunes de Almeida
5 – Weverton Paixão Dias > Vertinho
Com informações do Blog do Mairi Junior's
www.mairijunior.blogspot.com