Em Abaré, na região Nordeste da Bahia, centenas de índios, liderados pelo vereador Marinheiro, estão instalados em frente à sede da Prefeitura e não deixam o novo prefeito assumir no lugar de Delísio Oliveira (PMDB), que foi afastado pela Justiça.
O presidente da Câmara Municipal tomou posse no lugar do prefeito Delísio Oliveira, que foi afastado nesta sexta-feira (01/07) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Centenas de índios da tribo Tumbalalá e outros habitantes de Abaré ocuparam nesta sexta a sede da Prefeitura. Os manifestantes exigem a presença de um negociador federal da FUNAI, de um juiz federal, de um procurador do Ministério Público Federal e da imprensa no ato de transição do cargo de prefeito para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
Enquanto isso não acontece, os índios asseguram não “arredar o pé” da Prefeitura sob alegação de proteger o patrimônio que está temporariamente sem gestor na administração.
Outro grupo de índios da Aldeia Pambu interditou parte da avenida principal da cidade em protesto contra a decisão que afastou o prefeito Delísio Oliveira, que teve cassação publicada hoje.
Os manifestantes reagem à forma improvisada e forçosa da oposição municipal em eleger apressadamente, no mesmo dia da publicação (hoje), o Presidente da Câmara de Vereadores.
O prefeito peemedebista ainda pode recorrer da decisão juridicamente e reverter o quadro político em Abaré, retomando assim ao cargo. Com informações e fotos de Odília Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário