quarta-feira, 7 de abril de 2010

4/04/2010 15:51:38 CALILA NOTÍCIAS Pé de Serra: Paulo Souto participa da procissão de Judas




























O municipio dentre tantas atividades culturais que promove tem a malhação de Judas como a mais tradicional

O ex-governador e presidente do Democrata, Paulo Souto foi recebido na tarde de sábado (03), por membros do DEM e simpatizantes na cidade de Pé de Serra. Ele chegou acompanhado dos ex-prefeitos de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, de Conceição do Coité, Wellington Passos de Araújo, conhecido por Tom, e dos deputados estaduais, Heraldo Rocha e Paulo Azi, ambos do Democratas.

Muita gente chegou cedo ao marco principal da Avenida Pedro Falconeri para aguardar a comitiva que foi recepcionada pelos líderes e ex-prefeitos Jorge Rios (PR) e José Carneiro Rios (DEM) e foi animada com a tradicional Charanga e muitos fogos.

Uma multidão acompanhou o ex-governador pela Avenida Getúlio Vargas, até encontrar com na praça principal de onde vinha o cortejo levando o boneco que simbolizava Judas. A charanga que acompanhava Souto juntou-se a que animava o cortejo e alegria tomou conta do ambiente, que tinha como destaque a irreverência dos homens trajados de mulheres e mascarados com personagens exóticos.

Paulo Souto falou ao CN que não conhecia a festa, "mas achei interessante, pois ela acontece no sábado de aleluia e é misturada ao carnaval, com uma participação popular muito intensa e que já passa dos setenta anos, portanto um ato cultural deste município".

Segundo o agricultor e comerciante Astério Cedraz de Sales, 74 anos, a festa do sábado de aleluia de Pé de Serra completou 78 anos, pois "quando eu nasci os meus pais diziam que a festa já acontecia há quatro anos", lembrou.

Segundo Astério, tudo começou com Otaviano Carneiro Rios e um amigo dele chamado de Alexandre Cana Brasil. "Começou tocando talo de mamão e depois entenderam que deviam adquirir uns instrumentos, conseguindo dois bumbos e com passar do tempo, foi aumentando, até chegar nesta beleza", contou sorridente ao CN. O município conta hoje com duas charangas (Grupo que tocam instrumentos de sopro), a Lira 06 de Agosto, a mais tradicional e depois criou a Muvuca.

Políticos na festa - Os políticos ligados a oposição "roubaram a cena" na festa do Judas em Pé de Serra, onde a presença do ex-governador Paulo Souto chamou atenção de todos e foram unânimes ao classificarem a festa de apoteótica.

Wellington Passos de Araújo, ex-prefeito de Conceição do Coité,(de preto) disse que a festa foi um momento de encontro com tantos amigos e parentes ligados ao seu pai Hamilton Rios. "A alegria do povo nos chamou atenção. Homens vestidos de mulheres, caras pintadas, pessoas de todas as idades dançando, enfim, fiquei muito alegre com o entrosamento do ex-governador Paulo Souto com o povão, que está vivenciando esta pré-campanha e visível a aceitação popular e de forma crescente", afirmou Tom.(VEJA OUTRAS FOTOS)

Um grupo de vereadores do município de Nova Fátima, que estão apoiando o ex-prefeito Tom, que está trabalhando sua pré-campanha, na busca de apoio, esteve presente, reforçando o apoio, tanto na majoritária, como na proporcional.

Para o deputado Heraldo Rocha,(camisa listrada) foi um momento de vibração para a população, principalmente porque o povo do interior ter sofrido muito com a falta de segurança e "para descontrair tem que aproveitar estes momentos em família para fazer festas tão bonitas, quanto esta".

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, recebeu de presente dos rapazes que, de forma descontraída, trajavam roupas de mulheres, uma peruca. Ronaldo então no "sarro" e parabenizou a comissão organizadora pelo evento que tem setenta e oito anos. "Fiquei encantado com a grande participar popular nesta festa", concluiu, sem falar sobre o seu futuro político, apesar de todos estarem tratando de senador.

O deputado estadual Paulo Azi, votado há muitos anos no município, conhece bem esta vez e já participou algumas vezes. Pelo assedio popular, percebia-se a influencia política de Azi, que destacou para o CN a importância da festa. "O Pé de Serra precisa é de festas como essa, de entretenimento, para dar mais qualidade de vida à população e volto a esta comunidade para reafirmar o compromisso, pois tenho uma grande responsabilidade com este município", afirmou o parlamentar.

Para Paulo Azi, a eleição de 2010 é muito importante para Pé de Serra, pois "Paulo Souto ganhando a eleição fortalece todo grupo para a eleição de 2012". Hoje o grupo político que o deputado representa tem quatro vereadores: Agenário Carneiro (DEM), o mais votado em 2008, com 587 votos, Esmeraldo Rios Santos (PRB), o segundo mais votado, com 583 votos, Antonio Joilson Carneiro Rios (DEM) e Aloísio de Oliveira Rios (DEM), além do presidente da Câmara, Agenor José dos Santos (PMDB), que disse que há uma tendência para votar em Paulo Souto, porém ainda não decidiu. "Sei que vou votar em José Ronaldo para o senado e tem 90% de chance de votar em Paulo Souto para o governo", concluiu.

Para animar a festa a prefeitura municipal colocou a rei do axé Luiz Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário