domingo, 11 de abril de 2010

Barra do Choça-População rural amendrontada com a natureza






Parte da população rural do município de Barra do Choça, sudoeste baiano, está amedrontada com a natureza desde quando ocorreu no final do último mês uma tragédia que matou um jovem de 22 anos na zona rural durante um temporal. De acordo com relatos de familiares chovia fraco no momento do acidente. Os familiares que foram testemunhas do acidente relataram que o rapaz estava na varanda e caiu no chão com a queda do raio, que atingiu a lateral da casa e entrou pela sala. Parte da residência ficou destruída.

MEDO DA NATUREZA

Desde então, pessoas da zona rural do município tem procurado lojas especializadas na zona urbana do município para a instalação de para raios nas propriedades rurais. A procura aumentou depois das tragédias ocasionadas pelas chuvas no Rio de Janeiro e em vários estados do nordeste, como a própria Bahia, em que cidades como Salvador e Feira de Santana ficaram intransitáveis em vários trechos da cidade.

Na opinião da dona de casa Julia Cardoso (59), “neste ano a natureza está revoltada. Já teve neste ano a tragédia de Angra dos Reis e agora é essa em Niterói. Em outros países já teve também tragédias.” asseverou. Cardoso também conta que sua filha trabalha em casa de família em Niterói, mas por sorte do destino, “ela estava aqui em casa passando férias. Os patrões dela não foram atingidos.”
PARA RAIOS
Para o agricultor Francisco Santos, “a gente está com medo que a chuva do Rio e de Salvador chegue até a roça. Chover na roça é bom, por causa da fartura que vem depois.”, disse. Mas ponderou, “as chuvas que estão passando na televisão estão fortes, e importante prevenir. Vamos comprar para raios. Caso a chuva venha pode ser que caia novos raios na roça, mas caso a gente já tenha o equipamento ele não cai perto da casa,” disse.
PREVISÃO
Apesar do medo dos moradores de várias comunidades rurais, principalmente daquelas que ficaram mais próximas do “Caso do Raio”, a previsão para os próximos dias do “Tempo Agora” e do “Clima Tempo” é de sol variando com nublado, existindo a possibilidade remota de baixo índices de precipitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário