sábado, 2 de julho de 2011

Centenas de índios invadem Prefeitura de Abaré para impedir posse de novo prefeito

: Decrease font Enlarge font
imageManifestantes na frente da Prefeitura para impedir nova posse

Em Abaré, na região Nordeste da Bahia, centenas de índios, liderados pelo vereador Marinheiro, estão instalados em frente à sede da Prefeitura e não deixam o novo prefeito assumir no lugar de Delísio Oliveira (PMDB), que foi afastado pela Justiça.

O presidente da Câmara Municipal tomou posse no lugar do prefeito Delísio Oliveira, que foi afastado nesta sexta-feira (01/07) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Centenas de índios da tribo Tumbalalá e outros habitantes de Abaré ocuparam nesta sexta a sede da Prefeitura. Os manifestantes exigem a presença de um negociador federal da FUNAI, de um juiz federal, de um procurador do Ministério Público Federal e da imprensa no ato de transição do cargo de prefeito para o presidente da Câmara Municipal de Vereadores.

Enquanto isso não acontece, os índios asseguram não “arredar o pé” da Prefeitura sob alegação de proteger o patrimônio que está temporariamente sem gestor na administração.

Outro grupo de índios da Aldeia Pambu interditou parte da avenida principal da cidade em protesto contra a decisão que afastou o prefeito Delísio Oliveira, que teve cassação publicada hoje.

Os manifestantes reagem à forma improvisada e forçosa da oposição municipal em eleger apressadamente, no mesmo dia da publicação (hoje), o Presidente da Câmara de Vereadores.

O prefeito peemedebista ainda pode recorrer da decisão juridicamente e reverter o quadro político em Abaré, retomando assim ao cargo. Com informações e fotos de Odília Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário