terça-feira, 26 de julho de 2011

Lamarão 49 anos: Festa, política, conquistas e reivindicações

Nos 49 anos de existência, talvez seja das poucas cidades na Bahia que ainda não disponha de hospital público

O municipio de Lamarão, localizado a 24 km de Serrinha, completou na quarta-feira, dia 20, 49 anos de emancipação política e administrativa, cuja data foi comemorada com ampla programação que terminou nas primeiras horas de domingo (24), com apresentação da Banda Puro Desejo, agradando a mutidão adepta do forró eletrônico. O grupo composto por teclado, sax, seis bailarinos e quatro cantores, foi formado em dezembro de 1999 pelo empresário do ramo de entretenimento Edson Freire do Nascimento, “Edinho”, de Caldas do Jorro, mantém um estilo próprio e inovador.

Antes passaram pelo palco a banda de Forró romântico, Menina Faceira, que vem liderando o ranking de melhor banda, maior estrutura e uma qualidade musical, tendo a frente à cantora Camila Vitorino, com seu jeito simples, conhecida e reconhecida como uma das melhores cantoras de forró do Brasil. Além de Camila Vitorino, os cantores Alan júnior e Tiaguinho Brasil, também se destacaram, Diego Costa e Amor de Cinema, tendo com linha de frente Eline Martins, Ex Menina Faceira, Cláudio Liviér, que por muito tempo se apresentou no grupo Calcinha Preta e Edy Vieira, conhecido nas bandas bailes.

Um dos destaques das festas de emancipação, a dupla Edu & Maraial, criadores do estilo Bolerado, um bolero acelerado, os cantores demostramos que são carismáticos e tem dom de encantar e envolver o público com suas músicas românticas e dançantes.

Missa de emancipação – O município, localizado no território do sisal, inicialmente foi habitado pelos indígenas biritingas, porém, o sítio, onde hoje se ergue Lamarão, tem, como primeira referência da presença branca, o estabelecimento dos irmãos Acôncio e José Celestino de Oliveira. Eles construíram moradia em ponto que mais tarde viria a ser pousada de tropeiros e viajantes, isto em meados do século XIX.

O nome Lamarão deve-se a existência de uma lagoa temporária, normalmente um lamaçal nos períodos constantes de estiagem das chuvas. Município criado com território desmembrado de Serrinha, por Lei Estadual de 20 de julho de 1962. A data foi lembrada com a celebração de uma missa pelo Padre Enivaldo Barbosa de Oliveiraás, ás 16h e o corte do bolo simbolizando os 49 anos de emancipação política.

Feira da saúde e meio ambiente – Na sexta-feira (22), as secretarias da Prefeitura montaram diversos stands na Praça Joaquim Pinto Batista, onde aconteceu a Feira de Saúde com realização de glicemia para hipertensos e diabéticos, vacinação, planejamento familiar, saúde bucal e ciclo de dengue. “Em nossas unidades de saúde prestamos atendimento a gestantes, orientamos sobre planejamento familiar, vacinação, orientação sobre alimentação, promoção da saúde de idosos, acompanhamos e tratamos os portadores de hanseníase e tuberculose, além da saúde bucal e uma atenção especial as pacientes de diabetes e tuberculose. A secretaria de saúde do município funciona 24 horas”, falou Jones Elias Damasceno, secretário.

Paralela à feira de saúde, alunos e professores das 24 escolas municipais, sendo quatro na sede do município, apresentaram o resultado dos projetos realizados sobre o meio-ambiente.

Segundo a secretária de educação, Iara Maria Benevides, desde abril que foram realizados oficinas e atividades sobre reciclagem, resultando no sucesso dos trabalhos apresentados na sexta-feira. “Mais de cem pessoas estiveram envolvidas diretamente nesta exposição, que, além da expor os trabalhos sobe meio-ambiente e reciclagem, também levou para praça o samba de roda, como expressão cultural, cujo grupo veio da Comunidade de Catana”, falou professora Iara.

Prefeito presente e as obras em andamento – O prefeito Arivaldo dos Anjos Damiao, (DEM), “Gordo”, acompanhou todo trabalho das secretarias, demonstrando satisfação com o resultado, principalmente pela presença da população.

“Nós estamos satisfeitos, apesar das dificuldades que os municípios passam. Estamos concluindo uma Unidade Escolar de Educação Infantil na Comunidade da Traíra I, onde vão estudar 400 alunos da 5ª a 8ª série, em breve irá funcionar na mesma Comunidade uma Unidade de beneficiamento de Castanha, recuperamos o Mercado Municipal construído em 1966 e estamos trabalhando a construção de uma quadra coberta”, lembrou Gordo, enquanto pousava para foto com integrantes da equipe de governo.

Segundo o prefeito, o prédio da unidade escolar terá estrutura moderna e será equipado com laboratórios de informática, playground, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, salas de leitura, entre outras benfeitorias, para atender e oferecer uma educação de qualidade às crianças. O investimento da obra é de R$ 594.673,83.

Sobre a Unidade de Beneficiamento de Castanhas de Caju, o prefeito destacou as instalações modernas da obra que vão oferecer melhores condições de trabalho para os agricultores e agricultoras produzirem. Segundo ele, as famílias aprenderam sobre técnicas de processamento, apresentação dos produtos, comercialização, controle administrativo e foram conscientizadas quanto ao manejo agroecológico dos cajueiros.

Problemas que afetam o município – Aos 49 anos de emancipação, o município de Lamarão ainda sofre problemas, que segundo os seus gestores, tem se esforçado para resolver, porém sem êxito. A falta de um hospital é um destes problemas.

Em entrevista ao CN, o secretário de Saúde Jones Elias Damasceno, disse que a Secretaria de Saúde funciona 24h, talvez a única, no território do sisal, com ambulâncias e veículos a serviço da saúde para atender a demanda, porém, todos os casos, desde um simples “mal estar”, até casos complexos, tem que ser transportado o paciente para Serrinha e Feira de Santana, pois o município não tem Hospital.

Em Lamarão, funcionam 04 PSF – Programa Saúde da Família, cobrindo 100% do município e tem médicos clínicos até sábado meio-dia. “Aqui atuamos bem na saúde preventiva, com ortopedistas, ginecologista e pediatria. Nosso esforço, o esforço do prefeito Gordo é a construção de um hospital”, concluiu Jones Elias.

A principal via de acesso à cidade, ligando até a BR 116/Norte, é a BA 400, com extensão de 12 km, é também uma preocupação do prefeito Gordo. Tendo como profissão, motorista de ônibus, Gordo lembrou que ao longo dos dois mandatos, já realizou diversos tapa buracos, mas a rodovia exige um recapeamento urgente e talvez seja a única na região que falta ser recuperada. “Recentemente enviamos ao secretário de Infraestrutura Otto Alencar um oficio pedindo esta recuperação e ele prometeu olhar com atenção. Estamos aguardando, enquanto realizamos mais uma vez os serviços de tapa-buracos”, afirmou.

Vice-prefeito deverá ser candidato a prefeito e 100% dos vereadores formam a bancada única da situação – Quem deu esta informação foi o vice-prefeito Leocelsio da Silva Muti, candidato natural do grupo a sucessão do prefeito Gordo. Aos 46 anos, Leocelsio disputou a eleição de 2004, perdendo para Gordo. Em 2008, houve um entendimento entre os dois e formaram a chapa, sendo vitoriosos. Com uma história política iniciada em 2000, quando disputou a eleição para vereador, sendo o mais votado, Muti deixou o PTN e migrou para o PDT, depois que firmou compromisso político com o deputado federal Marcos Medrado. “Em apenas 17 dias de campanha nós, eu, Gordo e os nossos amigos, conseguimos 851 votos, sendo o mais votado do município”, lembrou.

Leocelsio (á direita) a prefeito e Jones poderão formar a chapa apoiada pelo prefeito

Para o fechamento do acordo político, houve uma conversa entre o parlamentar e os administradores do município, onde foram discutidos alguns projetos para o município e muitos deles já foram liberados. “Estou satisfeito com as ações de Marcos Medrado”, afirmou Leocelsio.

Com a mudança de legenda, Leocesio conseguiu convencer os cinco primeiros suplentes de vereadores a lhe acompanhar. Estão filiados ao PDT, Luciano de Jesus Silva, Erivaldo Pereira Souza e Luiz Lima de Araújo, que eram do Democrata, Lauro de Paula Lima e Simone dos Santos Batista dos Santos, que deixaram o PTN.

Confiante na vitória da eleição do próximo ano, ele lembrou o entendimento com os vereadores, onde os nove lhe declararam apoio e dentre eles poderá sair o nome para vice-prefeito, após a realização de uma pesquisa.

Outro nome que vem sendo lembrado para vice-prefeito é Jones Elias Damasceno, 32 anos, secretário de Saúde. Filiado ao DEM, o secretário pensa em filiar ao PDT e vem colocando seu nome para composição da chapa, mas garante que não é empecilho para qualquer composição, pois garante que é grupo e vai trabalhar para o “grupo” obter a vitória.

Marcelo Nilo cumprimenta Paulo Magalhães

Marcelo Nilo não pôde comparecer – O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo justificou não ter comparecido as atividades festivas dos 49 anos de emancipação do município, por ter recebido ao convite do prefeito e chegou agendar a viagem, porém foi solicitado pelo governador Jaques Wagner para integrar a comitiva oficial de inauguração das estradas BR 116/Santanopólis/Irará/Coração de Maria/Conceição do Jacuípe. Nilo foi o segundo deputado mais votado no município, com 616 votos. “Tenho acompanhado a trajetória do prefeito, seu esforço para administrar e vamos intermediar junto ao governador a recuperação da estrada da sede a BR 116”, falou Nilo durante o ato de inauguração da BA 084, na cidade de Coração de Maria.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário