terça-feira, 21 de junho de 2011

Saiba como foi o São João antecipado de São José do Jacuípe

Uma das grandes atrações foi Zezo, referência na música romântica em todo Norte Nordeste

A festa por antecipação ja se tornou tradição e recebe milhares de pessoas de toda bacia do jacuípe

Terminaram nas primeiras horas de segunda-feira (20), os festejos juninos antecipados da cidade de São José do Jacuípe, localizada no território de identidade do Jacuípe. Desmembrado do Município de Capim Grosso em 13 de Junho de 1989, a cada ano as atividades junina do município vem ganhando dimensões no cenário estadual e nas últimas três edições aconteceram avanços significantes.

Com a cidade ornamentada e transformada num grande arraial, os shows tiveram inicio na sexta-feira (17).

A programação do sábado começou com o forrozeiro Olivan Monteiro, natural de Riachão do Jacuípe, seguindo de LPM, Zezo (foto) e Tony e Jú.

Zezo entrou no Palco por volta de 0h e durante 2 horas de show, o “príncipe dos teclados” emocionou o público com canções românticas. O prefeito Antônio Roquides Vilas Boas Almeida (PRP), que é empresário de bandas, disse ao CN que foi o primeiro a contratar Zezo para se apresentar na Bahia e por conhecer seu estilo musical, sabia que iria agradar e o resultado foi à multidão que lotou a praça, deixando a pequena na noite de sábado.

O prefeito e empresário no ramo de eventos Almeida (E) Zezo e o vice prefeito Antônio comemoram o êxito da festa

Almeida, como é conhecido o prefeito, lembrou que desde que assumiu a Prefeitura, vem se esforçando para fazer as festas juninas, tanto da sede, como no distrito de Itatiaia, as melhores do Estado e com custo cada vez menor. Em 2009, abriu a gestão com Alcimar Monteiro, no ano seguinte, Flávio José e na edição 2011, contratou várias atrações, com destaque especial para Aldemário Coelho e Zezo.

Segundo Almeida, desde que conheceu José Maria Teixeira do Nascimento, o “Zezo”, percebeu que houve uma grande mudança nos últimos anos, pois conquistou com a fama e o sucesso, porém, preserva os costumes do interior. Ele disse também que pretende continuar a preservar as origens, a exemplo da ornamentação da cidade, muito forró autentico, pois a cada ano está mais bonita. No domingo, (19), Kapa de Playboy, Cheiro de Milho, Trio Sabiá e Banda Forró Safado, encerraram os festejos.

No show Adelmário Coelho, fez todo o público dançar o tradicional forró pé-de-serra, xaxado, baião e maracatu. Com referências musicais do mestre Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e o Trio Nordestino, o artista misturou o romantismo, a cultura nordestina e a preocupação com o social, temas sempre presentes em sua história.

No repertório, Adelmário destacou seu 17º álbum com 15 canções inéditas e duas faixas bônus que foram sucessos em 2010, além da música de trabalho, Conectar o que?

Outro destaque na noite se sexta-feira foi a apresentação de Kelvin do acordeom, natural de Capim Grosso e que toca sanfona há quatro anos. Tendo começado com um grupo pé-de-serra, Kelvin se apresenta com uma banda de nome “Kelvin do Acordeom” e já tem três CD’s gravados, e o último deles com a participação de Alcymar Monteiro, Petrúcio Amorim e Irah Caldeira.

A festa agradou - Para o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), as festas juninas de São José se consolidou e está se fortalecendo como evento de expressão, não apenas na região, mais em todo o estado. “São João é a melhor festa popular do Brasil. Festa de harmonia, da família e a gente ouve a boa música que fala da realidade de terra”, falou Daniel. O parlamentar destacou ainda a geração de emprego e renda gerada por um movimento deste porte.
O vice-prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, que esteve na cidade na festa de 2010, relatou que esse ano estava ainda melhor, com destaque especial para os detalhes, a exemplo do portal, do número de sanitários químicos, segurança e o aquecimento da economia do município.

O empresário Pedro Dalton, que residente em Jacobina, disse que o prefeito Almeida fez história em Jacobina, onde morou por muitos anos e por conhece-lo bem de perto, sabe da sua capacidade em administra e, em especial, organizar eventos, fazendo com que muitas pessoas se divirtam e outras tantas aumentem os seus rendimentos.
Para o vice-prefeito Antônio de Souza, a festa foi corada de êxito e agora todas as atenções se voltam para o São Pedro de Itatiaia, que acontecerá nos dias 09 e 10 de julho, encerrando o ciclo das festas juninas no território do Jacuípe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário