sábado, 2 de abril de 2011

Carro da Câmara de Riachão é preso em posto da PRF por falta de licenciamento 02/04/2011 18:21:00

image Veículo ficou detido no Posto da PRF, em Feira de Santana

O veiculo VW Gol de placa JQP-3339, da Câmara Municipal de Riachão do Jacuipe, foi apreendido no posto da Policia Rodoviária Federal, em Feira de Santana, na tarde da última quinta-feira (31) por volta das 18 horas.

O veiculo era conduzido por um motorista da Casa, que levava o contador da Câmara. Ambos retornavam do Tribunal de Contas, na cidade de Feira de Santana, onde teriam ido levar a prestação de contas da Casa, pois quinta-feira era o ultimo dia de prazo para entrega.

Segundo informações, o veiculo está com 02 anos de atraso no licenciamento. Nossa reportagem teve informações de que no ultimo ano (2010) a Câmara devolveu aos cofres da Prefeitura cerca de R$ 200 mil, que, segundo consta, foi sobra da verba destinada aos seus gastos. Isso foi ostentado com orgulho pela Casa. Agora fica a pergunta “Se sobrou não dava para pagar os documentos do veiculo?”.

O veiculo encontra-se recolhido no pátio do posto da PRF na BR-116/Sul. O mesmo, segundo documentos adquiridos por nossa reportagem, possui varias multas por diversos tipos de infração, como avanço de sinal, velocidade acima da permitida na via, e esta mais recente, com apreensão em Feira de Santana.

Explicaçõe

O Presidente da Câmara, vereador Antonio de Brito Junior, mais conhecido como Juninho, conversou com nossa reportagem e disse que o problema já vem de outras gestões, pois sucedeu na presidência o vereador Orlando Menezes nos últimos dois anos, e o vereador Antonio Marcos, o Marquinhos, em 2008. Então, o fato partiria da gestão deste ultimo.

Ainda de acordo com Juninho, o veiculo ainda não está em atraso na sua gestão, pois a placa do mesmo é final 9, e que todas as providencias estão sendo tomadas para que o veiculo seja liberado. Juninho não se isenta da culpa, disse que está verificando o debito e encaminhando ao TCM uma solicitação de liberação para usar os recursos da Casa para o pagamento.

O vereador Orlando Menezes também conversou com nossa reportagem e disse ter sido um desleixo de sua parte, pelo fato de o veiculo ser chapa branca e ter prioridades em vias e estradas e nunca ter sido parado por blitz anteriores, fato que só aconteceu agora. Chamando a atenção da Casa para o erro, o mesmo disse ser de sua responsabilidade o fato ocorrido.

Nossa reportagem esteve no posto da PRF de Feira e ouviu o inspetor Silva. Ele disse que veículos de placa branca “oficial” não são isentos de pagar documentações e não têm nenhum tratamento especial por ser “oficial”:

“Deixo bem claro aqui que veículos oficiais não têm nenhum tratamento diferenciado, os mesmos tem seus compromissos e tem de ser cumprido perante a lei, como condutor habilitado, pagamento de suas documentações, numero de passageiros conivente ao veiculo, sem excessos, todas as normas de fiscalização aos veículos comuns, são aplicáveis aos carros de placa vermelha e também branca”, disse o inspetor.

Ônibus da educação

Ainda segundo informações adquiridas através de uma fonte, ainda constam na Prefeitura algumas irregularidades em veículos que prestam serviços e também carros oficiais, como, por exemplo, o ônibus adquirido com recursos próprios para prestar serviço à educação estaria sem documentos.

O mesmo certa vez foi preso por falta da documentação na BR-324, em Simões Filho. Na época, o veiculo não tinha documentos e, ao checar nos computadores da PRF, a placa do mesmo não constava no arquivo. E, o mais inusitado, é que era um domingo e o veiculo vinha de uma praia de Salvador com um grupo de pessoas, que, segundo informações, estaria fazendo uma excursão.

O referido veiculo está em processo por irregularidades em sua compra, e também por ter sido flagrado em carreata numa eleição, além de ter sido visto, há poucos meses de uma inauguração no município, transportando eleitores, ao invés de estudantes.

Agora a população se questiona: Será que mais veículos estão nesta situação?

Por Alana Adrielle para o Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário