terça-feira, 26 de abril de 2011

Gavião - Grupo discute cultura, festejos e comunicação no Território do Jacuípe

G


image Malvadinhos do Forró: uma das referências culturais do Jacuipe

O Grupo de Trabalho sobre Comunicação e Cultura iniciou o debate na manhã desta segunda-feira (26), estabelecendo pautas que foram apresentadas pelos agentes culturais dos municípios presentes. O evento, que acontece em Gavião, seguiu hoje, terça-feira, com novas pautas e encaminhamentos.

As pautas discutidas pelos municípios no dia de ontem foram: Avaliação dos Municípios sobre Comunicação e Cultura. Rádios Comunitárias, blogs e sites na Bacia, Festejos de São João, Pontos de Cultura, investimentos a Projetos pelo governo do Estado, dentre outros assuntos que competem à área de Comunicação e Cultura.

Para VandelsonGonçalves, produtor cultural da Bacia do Jacuípe,que abriu o evento falando da atuação do novo governo na Cultura, é difícil se fazer cultura na Bacia do Jacuípe por conta de carências que são básicas para se articular e efetivar medidas. Em contrapartida criticou a ação da nova Ministrada Cultura em repassar um milhão para a produção do Blog da cantora Maria Betânia.

“Precisamos de uma sociedade civil mais organizada e consciente de seu papel na participação cultural dentro dos municípios”, defendeu Vandelson.

Municípios como Várzea do Poço, Mairí, Gavião, Pintadas, Pé de Serra, Nova Fátima, Baixa Grande, e Ipirá estiveram presentes. Já outros municípios como Riachão do Jacuípe, também inserido no Território, não mandou nenhum representante, segundo o Técnico da Secretaria de Cultura da Bahia, Isaías Junior, o município está já a algum tempo sem diretor de Cultura, e por isso, não tem sido representado nos últimos eventos promovidos pela Secretaria de Cultura da Bahia.

O evento seguiu até o fim da tarde de ontem, com pontuações feitas pelos representantes do municípios presentes. Para a diretora de Cultura de Nova Fátima, Fernanda Carneiro, embora o município de Nova Fátima, embora, apoie os eventos culturais na cidade, não consegue ir além, pois existem inúmeros fatores na gestão municipal que emperram o desenvolvimento no setor cultural.

Uma situação também lamentável foi relatada pela representante do município de Ipirá, onde o proponente de um determinado projeto não cumpriu com os critérios do mesmo e por isso a cidade pagou um preço alto, o de perder os benefícios que o projeto objetivava.

Rádios Comunitárias

Outra pauta muito discutida e uma das mais debatidas foi sobre Rádios Comunitárias. Municípios que já têm essa experiência, relataram o descaso e abuso cometido pelos diretores da mesma.“A maioria deles se comportam como donos, não dão o espaço garantido pela lei à comunidade”, relatos de váriosrepresentantes municipais.

Por exemplo, foi exposto pelos representantes de Pé de Serra, que pediram pra não serem identificados, que a Rádio Comunitária local, não toca outro tipo de música que não seja evangélica, quando questionados, os funconários argumentam que é a linha determinada pelo “dono” que é evangélico.

Hoje, terça-feira, a partir das 8h, o evento seguiu debatendo outras pautas, mas focando agora, em encaminhar medidas para os novos rumos da Comunicação e Cultura no Território da Bacia do Jacuípe.

Nesta segunda-feira, por exemplo, ficou decidido que o Território fomentará a criação de uma rede que una e defenda os direitos das Rádios Comunitária de toda a Bacia do Jacuípe, semelhante à ABRAÇO, no Território do Sisal.

Por Laura Ferreira - para o Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário