quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Carreatas com Paulo Souto esquentam campanha na região do sisal

A primeira cidade a receber a chapa liderada pelo ex-governador foi Cansanção. Depois seguiu para Nordestina, Queimadas, Santa Luz e encerrou no final da tarde em Valente.

Destacando seu compromisso de resgatar a dignidade dos serviços públicos essenciais no estado, o candidato a governador pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, comparou resultados de seu governo com o de Jaques Wagner nas áreas de segurança, saúde e educação, em comício realizado em Santa Luz na tarde de terça-feira (21).

Ao lado do candidato a vice-governador Nilo Coelho (PSDB) e do postulante ao Senado Federal, José Carlos Aleluia (DEM), Souto marcou presença na Região do Sisal, participando de carreatas nas cidades de Cansanção, Nordestina, Queimadas, Santa Luz e Valente.

"Não adianta a propaganda enganosa do atual governo, o povo quer saber de realizações e resultados. E isso nós temos para mostrar", afirmou o candidato democrata diante de uma multidão que o ouvia em frente ao comitê da coligação na cidade de Santa Luz.

Paulo Souto começou mencionando a situação da segurança pública como era e como está. "Em 2006, quando deixei o governo, o estado tinha metade dos assassinatos de São Paulo. Com Wagner a violência explodiu e hoje a Bahia tem mais homicídios que o maior estado do país. Só no ano passado foram 4.769 assassinatos na Bahia, contra 4.557 em São Paulo".

Com relação à saúde, o candidato democrata citou o Programa de Saúde da Família (PSF). "Quando assumi em 2003, só dois em cada 10 baianos tinha assistência do PSF. Em apenas quatro anos, mais do que duplicamos o atendimento e incluímos quatro milhões de baianos no maior programa de saúde do Governo Lula. Hoje mudou pra pior e estagnou. Depois de quatro anos de Wagner, só houve a inclusão de pouco mais de 700 mil baianos".

Na educação, Paulo Souto lembrou que o Topa, programa de alfabetização de adultos, infelizmente, não apresentou o resultado divulgado na propaganda do governo. "Bem diferente dos 500 mil divulgados, a pesquisa do IBGE informou que foram apenas 86 mil baianos, acima de 15 anos, alfabetizados na atual administração de Jaques Wagner. No meu último governo, o número foi mais expressivo: 151 mil alfabetizados".

Paulo Souto também apresentou o desempenho de seu governo quanto ao bolsa família. "Na minha gestão, 1,4 milhão de famílias passaram a ter o bolsa família, e os 50 municípios mais pobres tinham programa de complementação alimentar, com cesta básica para quem mais precisava.

"Wagner prometeu aumentar o bolsa família e não fez, e somente mais 400.000 novas famílias tiveram acesso ao programa, três vezes menos que na minha administração".

Acompanhado do Prefeito Joselito Araújo Júnior (DEM), o Democrata participou de uma carreata com mais de 300 carros e 200 motos, que saiu do bairro Morro do Lopes, percorreu as principais ruas da cidade e finalizou em frente do comitê.

Júnior lamentou o abandono do município por conta do governo estadual, que foi esquecido nos últimos quatro anos e a única vez que o governador Jaques Wagner (PT), esteve na cidade foi para inaugura uma escola construída no governo de Paulo Souto, onde faltava apenas ligar a energia e pequenos detalhes. "Paulo Souto foi o governador que mais trabalhou pro Santaluz, mesmo quando não tinha o prefeito como seu aliado", falou Júnior. Numa demonstração de força política Júnior mobilizou seu grupo político e seguiu em carreata até a cidade de Valente, distante 20 km.

Valente - A comitiva da coligação DEM/PSDB chegou a Valente ás 16h, sendo recebido por uma multidão no Bairro da Caixa D´Água. Várias faixas davam boas vindas ao candidato democrata. "Não entendo estes resultados das pesquisas, pois estamos vendo tudo ao contrário e o exemplo é o que estamos vendo aqui (Valente) e vimos em Santaluz", falou Florisvaldo Lopes, motorista de transporte alternativo.

O prefeito Ubaldino Amaral (PSC), ao encerrar a carreata lembrou que muitas ações do Governo Wagner foram realizadas com recursos locados no governo de Paulo Souto. Ele finalizou seu pronunciamento confirmando sua fidelidade e garantindo a vitória do Democrata no município.

Roteiro - Antes de chegar a Santaluz e Valente, Paulo Souto esteve em Cansanção, aonde chegou ás 09h30 e desfilou em carro aberto e debaixo de chuva fina. Souto garantiu retomar o programa cabra forte e, mais uma vez, falou sobre a segurança no Estado. "As famílias estão vivendo com um vizinho indesejado, que é o medo", falou Souto.

Apesar dos dois grupos majoritários predominantes na política de Nordestina, Paulo Souto chegou à cidade acompanhado do vereador João Carneiro de Oliveira (PMDB), conhecido por João Camelô, sendo recebido pelo por um grupo simpatizantes, realizando um carreta e encerrando com visita aos comerciantes.

Em Queimadas, apesar de divergiram politicamente, Paulo Souto foi recebido pelo ex-prefeito José Mauro de Oliveira Filho (PMDB), "Maurinho" e por seu sobrinho e atual vice-prefeito, Tarcisio de Oliveira Pedreira. Quando a carreata passava pelo centro da cidade, um grupo de agricultores esperava transporte para suas comunidades e o aposentado José Ferreira Souza, 66 anos, disse que "ele", (Paulo Souto), foi o responsável pela perenizarão dos Rios Itapicuru e Itapicuru Mirim, construindo as barragens de Ponto Novo e Pedras Altas.

Para o vereador do município de Cansanção, Vivaldo Ferreira da Silva (PTN), conhecido por Vi do Canário, faltava uma atividade com esta dimensão política para esquentar a campanha na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário