segunda-feira, 26 de outubro de 2009

16/10/2009 - II Conferência Municipal de Cultura em Mairi

Aconteceu na última sexta-feira dia 09 de outubro de 2009, na Associação Atlética Banco do Brasil do município de Mairi, a II Conferência Municipal de Cultura.

O objetivo foi contribuir junto aos gestores culturais do Município para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Cultura e criar mecanismo para contribuir com a produção cultural local, colaborando assim, para a integração do Sistema Nacional de Cultura. Foi abordada a produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; e gestão e institucionalidade da cultura.

Em entrevista a Rádio Mairi FM, o Sr. Vandelson Gonçalves, Coordenador do GT de Cultura do Terrítório da Bacia do Jacuípe, explicou a importância de uma Conferência, espaço destinado ao encontro entre cidadãos e representantes do governo. É um grande momento de articulação e de organização da sociedade, em prol de somar com o poder público e contribuir na construção de políticas públicas. Quando se fala em Conferência de Cultura ela tem um sentido fantástico, historicamente neste País nunca tínhamos pensado na cultura como um elemento importante para o desenvolvimento de uma comunidade, propriamente dita. Pensar cultura como um momento estratégico é essencial para a formação do cidadão, na construção da sua identidade e no fortalecimento econômico de cada localidade. Vivemos em um mundo globalizado, onde as culturas dialogam muito fácil, a informação circula rapidamente, mas não podemos fechar as fronteiras para a globalização que é uma realidade. Precisamos nos conhecer enquanto povo, enquanto identidade e reconhecer a nossa própria cultura, assim poderemos experimentar e conhecer outras culturas com respeito, este é o foco principal da Conferência. A cultura já corresponde por cerca de 8% da economia brasileira, um número importante considerado uma forma de geração de desenvolvimento, um indicador considerado também parceiro e contribuinte da economia nacional. Vale ressaltar que sem recursos e investimentos para financiar a cultura, é impossível, gerar renda, empregar e ter influência no desenvolvimento da comunidade como um todo, concluiu o Sr. Vandelson Gonçalves, Coordenador do GT de Cultura do Terrítório da Bacia do Jacuípe.

Participaram II Conferência Municipal de Cultura, profissionais da cultura e educação, artistas da terra e sociedade civil, buscando estabelecer diretrizes a serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura.

Participaram II Conferência Municipal de Cultura, profissionais da cultura e educação, artistas da terra e sociedade civil, buscando estabelecer diretrizes a serem encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário