quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pé de Serra: 83 anos de persistências da Nossa Charanga


Fundada em agosto de 1924, por Otávio Carneiro Rios (Seu Tavinho), com a colaboração de seu sogro Vítor Carneiro, José de Souza Rios (Cazuzinha) e Luiz Venézia, a Filarmônica Lira 6 de Agosto, conhecida popularmente como charanga, ressalta a alegria e a hombridade dos pedesserrrenses.
No entanto, nesses 83 anos de existência foi preciso ser guerreiro da persistência para que esta somatória de vidas esperançosas não viesse a se sucumbir. Para os músicos de Pé de Serra, tocar é alimentar a alma, por isso independentemente dos obstáculos, a magia atrelada ao som, sopro de vida, sempre os motiva e fortalece.
A causa da sua fundação, como já foi dito anteriormente, está relacionada com a festa do padroeiro, já que as "bandinhas" de sopro eram e são figuras de praxe que animam este tipo de festividade. Neste sentido, Seu Tavinho e Vítor Carneiro decidiram então formar um grupo musical para não mais ser necessário trazê-lo de outro lugar, pois antes da existência da banda, uma bandinha de sopro conhecida por Terno de Formigueiro, originária provavelmente de alguma localidade chamada de Formigueiro, já se apresentava nas festividades locais.
Assim, mobilizando a população do, na época, povoado de Pé de Serra para arrecadarem recursos para a compra de instrumentos e com a ajuda de José de Souza Rios e Luiz Venézia, fundaram há 83 anos o Terno União 6 de Agosto.
Inicialmente, como em Pé de Serra não existia ninguém com bons conhecimentos musicais, foi contratado um senhor do município de Riachão do Jacuípe, natural do povoado de Chapada, Alexandre Preto ou mestre Alexandre, como era conhecido e chamado por alguns de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário