quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Podridão vermelha preocupa sisaleiros

Seminário em Valente vai apresentar formas de controle da praga que está preocupando os produtores

Produtores da região sisaleira estão preocupados com o aumento significativo e alarmante da incidência da podridão vermelha do sisal. A doença causa a morte da planta e perdas consideráveis para os produtores em termos de produtividade e área plantada. Os estudos sobre o problema tem avançado assim como as discussões sobre a implementação de ações para contê-lo, junto aos produtores, técnicos agrícolas e população. Preocupados com o controle da praga, o Instituto de Desenvolvimento da Região do Sisal (IDR), com o apoio do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais da Bahia (Sindifibras), Apex-Brasil e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza no dia 10 de novembro, na cidade de Valente, o Seminário Podridão Vermelha do Sisal na Bahia.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento. O objetivo é discutir o assunto e apresentar novas propostas de manejo da cultura do Sisal.

De acordo com o diretor de defesa vegetal da Adab, Armando Nascimento, a região sisaleira foi dividida em 22 unidades de observação. A ideia é elaborar um inquérito sobre a extensão da praga. “Durante o seminário apresentaremos os resultados dessa análise, a partir dos quais poderemos mostrar aos produtores algumas práticas de controle da podridão", explica.

Segundo o diretor-presidente do IDR, Antônio Rios, a cultura sisaleira representa uma das melhores alternativas de desenvolvimento social e econômico da Bahia, constituindo-se a principal fonte de renda familiar para aproximadamente 700 mil pessoas que trabalham na cadeia produtiva do setor. "A falta de conhecimento científico e tecnológico sobre essa cultura bem como a falta de assistência técnica especializada para o produtor se apresentam como grandes entraves para a produção e exploração do sisal", afirma.

Participam do evento membros do Governo do Estado, das Universidades Federal do Recôncavo (UFRB) e Estadual de Feira de Santana (Uefs), Embrapa, Apaeb, EBDA, Sebrae e Prefeitura Municipal de Valente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário