sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dez municipios baianos terão internet banda larga gratuita nas escolas

O programa é uma iniciativa do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), e terá a parceria da OI

Foi assinado segunda-feira (26), na sede da Operadora de Telefonia Oi, em Salvador, um convênio entre a telefônica e as prefeituras de dez municípios baianos que serão beneficiados com a concessão de serviços de banda larga nas escolas públicas urbanas. Segundo o convênio, o MEC vai entregar 10 computadores para cada escola e a Oi oferecerá o serviço gratuito de internet.

Estiveram presentes os prefeitos de Aiquara, Capela do Alto Alegre, Riacho de Santana, Varzedo, Mairi, Rodelas e Serrolândia, o vice-prefeito de Teixeira de Freitas e o secretário de educação de Serra do Ramalho. O prefeito de Correntina, outra cidade beneficiada, assinou o convênio na semana passada.

O Programa, que tem duração até 2025, vai beneficiar cerca de 55 mil escolas até 2010, em todo o país. A concessionária de telefonia deverá levar, até dezembro de 2010, a rede de banda larga para a sede de todos os 5.565 municípios brasileiros

Só na Bahia serão atendidas cerca de 5.200 escolas, dentre estas, 3 mil já estão usufruindo do serviço desde o início deste ano e 80, associadas ao convênio assinado, passaram a ter acesso à rede mundial dentro dos próximos dias.

"Este programa faz parte de um processo de democratização nacional em que as crianças do interior mais longínquo do país, poderão ter acesso às informações que tem as crianças da capital", ressaltou José Ailton Lira, diretor de Relações Institucionais da Oi.

O diretor anunciou ainda que, logo após a instalação da Banda Larga nas escolas, a Operadora ampliará sua base de dados e concederá internet comercial através do serviço Velox para os clientes da cidade.

Para o deputado Daniel Almeida, autor da indicação junto à operadora, o acesso à universalização do conhecimento, proporcionados através da internet é fator preponderante para democratização da informação. "Não é admissível perceber um Brasil em desenvolvimento sem democratizar o acesso à informação, e a internet é uma destas importantes ferramentas", destacou.

Claudinei Novato, prefeito de Capela do Alto Alegre, afirmou que a assinatura do convênio é a possibilidade de levar cidadania digital aos estudantes do seu município. "A expectativa é que este número venha a crescer, fazendo com que as distâncias entre os nossos alunos e os alunos de outras cidades, diminuam", comemorou. O pequeno município de Capela do Alto Alegre, fica a 235 km de Salvador, possui cerca de 2.200 alunos na rede pública, e terá 2 escolas beneficiadas pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário