terça-feira, 27 de julho de 2010

Confira o histórico de transplantes de rosto já realizados no mundo

Primeira cirurgia foi feita em Isabelle Dinoire, em novembro de 2005.

Ano de 2010 testemunhou primeiros transplantes totais de face.

Ataques de animais como cachorros e ursos estão entre as origens para as operações de transplante de rosto realizadas até hoje.

Outra causa é a neurofibromatose, também conhecida como síndrome de Von Von Recklinghausen, doença degenerativa que afeta o crescimento de tecidos neurais e levou a cirurgias em Pascal Coler, primeiro transplante de face de Lantieri e, mais recentemente, de Rafael, segundo espanhol a ter parte do rosto reconstruída com tecidos de outros pessoas.
Casos mais famosos de transplantes de face, parciais ou totais
Paciente transplantado Histórico
Dinoire
Isabelle Dinoire
Após ter a face mordida por um labrador em maio de 2005, Dinoire foi operada em 25 de novembro do mesmo ano pelos professores Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard no Centre Hospitalier Universitaire em Amiens, cidade próxima à capital Paris. A operação foi considerada um sucesso.
Guoxing

Guoxing
Li Guoxing perdeu parte da face após ter sido atacado por um urso em 2004, na província de Yunnan, na China. Guoxing foi operado em 13 de abril de 2006 por médicos do Xijing Hospital e teve a parte direita do rosto reconstruída, com bochechas, nariz e lábio superior novos. Guoxing faleceu em 2008.
Pascal Coler
Pascal Coler
Pascal Coler foi o primeiro paciente de Laurent Lantieri a receber um transplante parcial de rosto em 21 de janeiro de 2007. Sua imagem foi divulgada apenas um ano depois, em março de 2008. Coler afirmou à época estar atrás de uma companheira, após adquirir um novo rosto. Foi a primeira operação com um paciente com neurofibromatose. O procedimento foi realizado no hospital universitário Henri Mondor.
Connie Culp
Connie Culp
Connie Culp recebeu um tiro na face de seu marido em 2004. Recebeu uma cirurgia para reconstruir a face sob comando da cirurgiã Maria Siemionow que durou 22 horas. Realizada no Cleveland's Clinic, a operação foi feita em 10 de dezembro de 2008, mas Connie somente teve sua identidade revelada em meados de 2009.
James Maki
James Maki
James Maki teve o rosto desfigurado em junho de 2005, após cair em um trilho em estação de metrô de Boston, nos Estados Unidos. O paciente teve a face reconstruída em 9 de abril de 2009, com a presença dos médicos Elof Eriksson e Bohdan Pomahac no Brigham & Women's Hospital, na mesma cidade. O caso do norte-americano chamou a atenção em função orifício no local do nariz que Maki tinha antes do transplante.
Rafael
Rafael
O espanhol Rafael teve o rosto reconstruído após 30 horas de cirurgia no hospital Virgen Del Rocío, em Sevilha, no dia 27 de janeiro de 2010. Rafael foi o segundo a receber um transplante parcial no país, após a equipe do médico Pedro Cavadas ter restaurado o queixo e língua de um paciente em Valência, cuja identidade foi preservada. Rafael sofria de neurofibromatose, mesma doença que acometeu o francês Pascal Coler.
Oscar
Oscar
O primeiro transplante completo de rosto foi realizado em março na cidade de Barcelona, no hospital Vall d'Hebron. Oscar sofreu um acidente quando era criança e não podia respirar nem falar corretamente. A equipe comandada pelo médico Joan Barret levou 22 horas para transplantar pele e músculos do rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, paladar e ossos dos pômulos e da mandíbula.

Um comentário:

  1. PARA CASOS COMO ESTES AQUI RELATADOS A CIRURGIA PLÁSTICA É UM BEM ENSENCIAL PARA A PESSOA..REFAZER NO CORPO O QUE POR MOTIVOS DE DOENÇA OU ACIDENTE SE DISFIGUROU..

    ResponderExcluir