quarta-feira, 21 de julho de 2010

Prefeito de Cafarnaum que tirou 1º lugar em concurso é multado pelo TCM

image Pequena cidade de Cafarnaum ganhou notoriedade pelo caso

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) condenou o prefeito de Cafarnaum, Ivanilton Oliveira Novais, a pagar uma multa de dois mil reais.

A multa foi aplicada em razão do prefeito ter participado irregularmente de um concurso público municipal realizado no ano de 2009 em Cafarnaum. O prefeito se classificou em primeiro lugar para o cargo de médico.

De acordo com o vereador Euvaldo Jorge Miranda de Oliveira, que denunciou o fato, a participação e aprovação do prefeito no concurso frustra o caráter competitivo e viola os princípios de moralidade, legalidade e impessoalidade do processo.

Em sua defesa, Ivanilton Novais sustentou que o fato teria sido alvo de inquérito civil do Ministério Público da Comarca de Morro do Chapéu, que atestou a inexistência de provas acerca de possível fraude no concurso. O prefeito disse ainda que “abriu mão de sua vaga de médico, por mero ato de liberalidade" e realizou novo concurso.

A relatoria, no entanto, destacou que a participação do prefeito no concurso é irregular, ainda que tais processos garantam a participação ampla de todos os cidadãos. "Logicamente, o prefeito, na qualidade de autorizador da realização do concurso, se beneficia de todas as informações prévias respeitantes ao procedimento, se colocando em posição desigual frente aos demais concorrentes", diz a Assessoria Jurídica do Tribunal.

Com informações da Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário