quarta-feira, 28 de julho de 2010

Há 72 anos, morria Lampião e Maria Bonita na grota de Angicos, em Sergipe

image Lampião e Maria Bonita froam mortos em Angicos em 1938

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita, morreram em 28 de julho de 1938, na Grota de Angicos, em Poço Redondo, Sergipe.

Segundo o pesquisador Antônio Amaury Corrêa de Araújo, todos os cangaceiros mortos na chacina de Angicos tiveram as suas cabeças cortadas e expostas como troféus na escadaria onde hoje funciona a Prefeitura de Piranhas (AL). Depois, foram levadas para Maceió em cima de um caminhão. Tempos depois, as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram trazidas para Salvador, no Hospital Nina Rodrigues.

As mortes dos cangaceiros aconteceram após uma emboscada comandada pelo Tenente João Bezerra, de Alagoas, que chefiava a volante. No confronto, outros nove cangaceiros foram mortos. Entre eles estavam Quinta-Feira, Luís Pedro, Mergulhão, Elétrico e Enedina.

Contudo, outros cangaceiros conseguiram furar o cerco e fugir pelos matos. Entre os que escaparam estavam Zé Sereno, Sila, Vinte e Cinco, Moreno, Durvinha e Candeeiro.

Vinte e Vinte reside em Maceió até hoje, enquanto que Candeeiro reside na Vila São Domingos, em Buique, Pernambuco. Já Zé Sereno, que foi morar em São Paulo, morreu pouco tempo atrás. Durvinha, que fugiu para Minas Gerais com Moreno, morreu há dois anos.

Antes de morrer, Durvinha escreveu um livro que fala da história do casal, que trocou de nome em Minas Gerais, tirou novos documentos e se escondeu de todos os cangaceiros. A história da vida deles foi guardada em segredo durante 60 anos e revelada apenas em 2007.

Curiosidades

"Maria Bonita nunca pisou no Ceará, na Paraíba e no Rio Grande do Norte. Como ela entrou depois no cangaço, a presença dela só foi registrada em Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco", disse Amaury Corrêa.

Segundo o pesquisador, as cidades mais importantes para o Cangaço foram Vila Bela, atual Serra Talhada (PE), Jeremoabo (BA), Uauá (BA), Floresta (PE), Piranhas (AL), Delmiro Gouveia (AL), Poço Redondo (SE), Porto da Folha (SE) e Glória (BA). "Foram locais onde funcionaram as sedes das volantes ou de passagens de Lampião", afirmou Corrêa.

Lembranças

Missas e eventos em memória do casal de cangaceiros devem ser realizadas em cidades de pelo menos quatro dos sete estados onde há registros oficiais da passagem de Lampião.

Segundo o historiador João de Souza, 43 anos, o cangaceiro circulou pelos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe. "Nestes quatro últimos é que a presença dele se fez mais marcante"

A cidade de Paulo Afonso (BA), onde nasceu e viveu Maria Bonita, também tem recordações. Recentemente, o pesquisador e historiador Luiz Rubens Bonfim expôs o trabalho "Manchetes sobre a morte de Lampião". A exposição é o resultado de uma pesquisa sobre as manchetes veiculadas em jornais da época sobre as andanças dos cangaceiros pelo sertão nordestino.

Em Poço Redondo, Sergipe, também tem comemorações. A missa na Grota de Angicos é realizada todos os anos, sempre com a presença de Expedita Ferreira Nunes e Vera Ferreira, filha e neta de Lampião e Maria Bonita, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário