quinta-feira, 1 de julho de 2010

Prado - Desfile de barcos é realizado em homenagem a São Pedro

image O desfile de barcos é uma antiga tradição da comunidade.

A Colônia de Pescadores da Z-23, em parceria com a Prefeitura Municipal de Prado, realizou nesta terça-feira (29), no Rio Jucuruçu, um desfile de barcos de pesca, em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores e em comemoração ao aniversário de 40 anos da colônia.

O desfile foi o ponto alto dos festejos de São Pedro dos Aymorés, que tiveram início na sexta-feira (25), com apresentação de diversos grupos musicais e só terminaram nessa terça-feira (29). Após o desfile de barcos, para encerrar o evento, todos prestigiaram um show com Rodrigo Alves.

O desfile de barcos é uma antiga tradição da comunidade dos Aymorés, maior reduto de pescadores da região, que está sendo resgatada graças à iniciativa da Prefeitura Municipal do Prado, através do prefeito Jonga Amaral, que deu sustentação ao evento.

Durante a festividade, que tem cunho religioso e cultural, os pescadores desfilaram com seus barcos completamente ornamentados, sendo que os melhores foram premiados. Em razão da Copa do Mundo, a criatividade fluiu e muitos barcos foram enfeitados nas cores verde e amarela. O evento foi prestigiado por milhares de pessoas que se acomodaram nas margens do rio.

Neste ano os vencedores do desfile foram premiados com utensílios náuticos, ao contrário dos anos anteriores, quando as premiações concedidas não tinham utilidade prática para a atividade dos pescadores.

Ao término do evento, o prefeito Jonga Amaral salientou a importância de preservar a cultura e a tradição do povo. “Estamos buscando a cada momento valorizar nossa cultura, a religião e o povo trabalhador. Hoje estamos comemorando 40 anos da Colônia de Pescadores. Vamos homenagear todos os presidentes que passaram pela Colônia, entregando os certificados para eles, pra provar o valor que cada um tem na consolidação da nossa sociedade, disse".

Segundo o secretário de turismo, Carlo Casarsa, Prado tem aproximadamente dois mil pescadores, e para prestigiá-los, a festividade já faz parte do calendário cultural da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário