quarta-feira, 14 de julho de 2010

T. de Freitas - Mulher contrai doença rara ao se imunizar contra gripe A

Tamanho da fonte: Decrease  font Enlarge  font
image Vacina desenvolveu vírus que provocou uma lesão medular.

Rivana Ribeiro perdeu os movimentos das pernas e dos braços, mas o rápido atendimento tem possibilitado uma recuperação segura. A doença é rara e poderia ter sido pior.

Os especialistas da equipe do médico neurologista Clóvis Bachour, do São Bernardo Apart Hospital de Colatina, no Espírito Santo, divulgaram na manhã da última segunda-feira (12) o laudo médico concludente descrevendo a realidade ocorrida com a acadêmica de Direito da Universidade Pitágoras de Teixeira de Freitas, Rivana Ribeiro, 31 anos, que perdeu os movimentos das pernas e braços ao tentar se imunizar com a vacina de combate ao vírus da gripe A (H1N1), no dia 12 de maio de 2010, em Teixeira de Freitas.

Os especialistas disseram que o caso com a acadêmica foi uma lamentável ocorrência, esclarecendo que o seu organismo não aceitou a vacina que, uma vez injetada, lhe desenvolveu um vírus que resultou numa lesão medular com perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores.

A sorte de Rivana Ribeiro foi o socorro a tempo por parte de sua família e graças ao plano de saúde do seu esposo que é analista de logística da Suzano Papel e Celulose, já que este cobriu toda a assistência necessária e o tratamento imediato e não permitiu que a doença tivesse tempo de atingir o diafragma de Rivana, que uma vez alcançado poderia deixar a moça paraplégica ou tetraplégica, ou, até mesmo, levá-la à morte.

Os médicos especialistas de Colatina disseram que a vacina desenvolveu em Rivana Ribeiro um vírus conhecido por síndrome de Guillain-Barré ou polirradiculoneurite aguda, que é uma doença desmielinizante caracterizada por uma inflamação aguda com perda da mielina (membrana de lipídeos e proteína que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso) dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas proximais e de nervos cranianos (nervos que emergem de uma parte do cérebro chamada tronco cerebral e suprem às funções específicas da cabeça, região do pescoço e vísceras).

A doença desenvolve de baixo para cima, a partir dos pés e quando atinge o núcleo respiratório da pessoa, pode matar o paciente em até 72 horas a partir da sua manifestação.

Ela se recupera bem, graças aos tratamentos com base na medicação exclusiva de imunoglobulina humana e sessões intensas de fisioterapias. A estudante contou que antes de se vacinar foi três vezes ao Posto de Saúde para tentar se imunizar com a vacina de combate ao vírus da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, e desistiu de tomá-la.

Só na quarta vez decidiu tomá-la. Tão logo foi vacinada começou a sentir uma moléstia com fortes dores de cabeça e dormência completa nos músculos dos braços.

O problema

No dia 14 de maio, Rivana Ribeiro foi internada às pressas no Hospital São Paulo em Teixeira de Freitas, já não mais sentindo as pernas. Na terça-feira, dia 18 de maio, Rivana já estava com toda a parte inferior do corpo e braços adormecidos, sendo encaminhada para o São Bernardo Apart Hospital, em Colatina, no Espírito Santo. Ela ficou internada seis dias na Unidade de Terapia Intensiva – UTI, e outros seis dias em leito observatório.

Esta reação provocada pela vacina de combate ao vírus da gripe A, acontece somente em uma pessoa a cada 10 milhões de vacinados no planeta, a qual ainda não é totalmente compreendida pela comunidade científica. No mundo só foram registrados cinco casos até agora nos 4 meses de existência da vacina: uma jovem na França, um homem no Rio de Janeiro, outra moça em Vitória, a quarta na cidade de Teixeira de Freitas e o jovem Marcelo Geraldo da Silva, 26 anos,que morreu totalmente paralisado em Londrina, no Paraná.

Um comentário:

  1. AQUI NEM TEM PALAVRAS PARA DESCREVER O OCORRIDO..O QUE SERIA UMA SIMPLES VACINA PARA SE PROTEJER DA GRIPE SE TORNOU EM ALGO QUE PODE MUDAR A SUA VIDA...QUE TD CORRA PELO MELHOR E QUE A SUA RECUPERAÇÃO SEJA RAPIDA...APESAR DO AZAR FOI SOCORRIDA A TEMPO E COM BONS PROFISSIONAIS DA SAÚDE....

    ResponderExcluir