sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fim de semana com céu ensolarado e poucas chuvas no interior da Bahia

image Região Nordeste é previsão de céu com poucas nuvens

O calor associado aos ventos úmidos vindos do oceano Atlântico deixarão novamente o tempo instável em Salvador e Região Metropolitana neste final de semana. Já para grande parte do interior da Bahia, a previsão é de céu ensolarado e poucas chuvas.

A previsão, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), entre os dias 4/02 (sexta-feira) e 6/02 (domingo), é de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas nas primeiras horas da manhã e à noite. A temperatura deverá ficar entre 22°C (mínima) e 32°C (máxima).

Já para grande parte do interior da Bahia, a previsão é de céu ensolarado e poucas chuvas. Mínima de 19ºC em Morro do Chapéu, Piatã e Vitória da Conquista e, máxima de 34ºC em Paulo Afonso e Juazeiro.

De acordo com o meteorologista do Ingá Heráclio Alves, o Nordeste brasileiro estará sob a influência de dois sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – que deverá trazer chuvas para toda a faixa Centro-norte dessa região – e a massa de ar quente e seco, mantendo o céu com poucas nuvens e temperaturas em elevação no Centro-sul e Leste.

“Essa massa de ar quente e seco deverá manter o céu ensolarado e com pouca possibilidade de chuvas em grande parte da Bahia. Mesmo assim, áreas de instabilidade associada à ZCIT e a umidade vinda da região Amazônica ainda deixará o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nas regiões Oeste, São Francisco e Norte.

Entretanto, chuvas moderadas também poderão ocorrer devido aos elevados índices de temperatura, típicos de verão: mínima de 21°C e, máxima, 33°C”.

Como em Salvador e RMS, a previsão para o Recôncavo, Nordeste e Sul é de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas. As temperaturas também se manterão elevadas, oscilando entre 21°C (mínima) e 33°C (máxima).

Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, o céu se manterá parcialmente nublado a claro e a temperatura ficará mais amena, podendo chegar a 19°C (mínima) em suas áreas serranas. Informações do Ingá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário