quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Morre radialista Edmundo de Carvalho; enterro será nesta quinta em Salvador

image Edmundo: rádio baiano perde uma das vozes mais conhecidas

O radialista Edmundo de Carvalho, 67 anos, morreu nesta quarta-feira (24), às 20h50, acometido de câncer. Ele é pai do jornalista Edmundo Filho, chefe do setor de rádio da Agecom/Bahia.

Seu corpo será sepultado no cemitério Jardim da Saudade, nesta quinta-feira (25), às 14h30. Edmundo dedicou 50 anos de sua vida à carreira na comunicação. Ele começou a trabalhar em rádio no final da década de 1950, em Feira de Santana.

O radialista teve passagens destacadas como narrador esportivo, repórter, apresentador e produtor nas principais emissoras de rádio de Feira de Santana, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro.

Em 1972, ele foi eleito o jornalista do ano como repórter da Rádio Nacional de Brasília. Foi ainda correspondente da Revista Placar nos anos 1980 e da Voz da América até meados dos anos 1990.

Edmundo integrou também as primeiras equipes de reportagem e produção do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), de onde se desligou como servidor público para retornar à Rádio Sociedade da Bahia e TV Itapoan. Atualmente ele continuava como funcionário da Rádio Sociedade, onde trabalhava desde a época em que a emissora integrou os Diários Associados.

Texto apurado, voz marcante e criatividade são as marcas profissionais que ficaram mais propagadas por Edmundo de Carvalho. Na Rádio Sociedade, além de noticiarista, apresentava o programa “Sociedade Contra o Crime”, sucesso desde a década de 1970.

História

Edmundo de Carvalho Júnior nasceu em Salvador, mas se criou em Feira de Santana, onde também deu início à sua projeção no rádio. Na cidade, era grande a admiração que ele tinha dos seus colegas de profissão.

O radialista e diretor regional da ABI-Seccional/Norte/Nordeste, Jair Cezarinho, demonstrou todo o seu sentimento pela morte de Edmundo. "Com todo orgulho, comecei no rádio com ele, em 1969. Particularmente, ele me ajudou e ensinou muito, por isso fico com um sentimento grande", revelou.

Cezarinho lembrou ainda que, no ano passado, entregou uma placa em homenagem ao veterano radialista durante um evento da classe em Feira de Santana.

O presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, Valter Vieira, também comunga do mesmo sentimento. "Era um exemplo para todos nós", destacou.

Da redação, com informações do Bahia Noticias.

Um comentário:

  1. MAIS UMA VIDA SE PERDE CAUSADA POR ESSA DOENÇA Q TDS NÓS TEMEMOS "CâNCER"...MAS ACREDITO Q SEMPRE SERÁ LEMBRADO,AFINAL DEDICOU A VIDA DELE A UMA DAS MAIS LINDAS PROFISSÕES"RADIALISTA"...E DEIXOU UM EXEMPLO DE VIDA A TDS QUE O ADMIRAVAM...QUE DESCANSE EM PAZ...

    ResponderExcluir