quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ansanção: vereador cigano pode sair candidato a deputado



O cigano Zé Galego aposta numa grande votação na região e garante que toda comunidade cigana abraçaria esta causa

Alcançar uma das vagas para a Câmara Municipal de Cansanção foi uma grande conquista para o cigano Ronivaldo de Almeida (PSL), mesmo tendo conseguido por conta da justiça, pois só foi possível assumir graças ao afastamento de prefeito eleito Jarbas Pereira Andrade (PR). No dia 10 de fevereiro o Tribunal Regional Eleitoral determinou a devolução do seu diploma. Com isso, a chave da prefeitura foi passada ao presidente da Câmara, Rivaldo de Souza, conhecido Riso (DEM) tio de Jarbas, que ao assumir o executivo abriu a vaga para o primeiro suplente da coligação, cujo espaço foi destinado a Zé Galego como é conhecido popularmente o cigano.

Recentemente o juiz da Comarca de Monte Santo solicitou do TRE a realização de uma nova eleição em Cansanção, Riso está sendo cotado para enfrentar Ranulfo Gomes, (PMDB), mas caso não seja o candidato do Democratas, voltaria ao legislativo e obrigaria Zé Galego a retornar a suplência. Os Democratas de Cansanção praticamente descartam a idéia de nova eleição, enquanto o cigano já pensa em um plano mais alto, candidatar-se a deputado.

Zé Galego, 40 anos, pode se dizer que é o retrato da realidade cigana, mantém seus costumes, sua cultura e sotaque. Óculos esporte, costeleta, dentes revestidos em ouro, bem característico de sua origem, recebeu o Calila Noticias que lhe propôs uma entrevista, ele prontamente aceitou.

CN - Galego como você entrou na disputa para concorrer a uma vaga de vereador?

Zé Galego – Veja só minha candidatura nasceu de um nada, eu comecei a ajudar o povo há oito anos, ai começaram a dar "bom dia vereador Zé Galego", nessa brincadeira virei vereador e continuo ajudando as pessoas.

CN – E a idéia de se candidatar a deputado, pode ser colocada em pratica?

Zé Galego - Hoje em tenho um sonho em candidatar a deputado, fizeram uma pesquisa e eu tirei 21% amigo, hoje me sinto muito orgulhoso em ser um vereador e peço aos meus amigos ciganos se um dia eu precisar sair como candidato a deputado eu conto com a ajuda deles. Em Cansanção abraçaram a causa, espero conseguir isso também em nível de estado.

CN – Mas o fato de ser cigano, que muitas pessoas descriminam, tem fama de violento, ser agiota, isso é verdade?

Zé Galego - tem uns que é verdade, tem uns que é mentira. Zé Galego foi uma brincadeira que se tornou realidade. Como disse o governador Jaques Wagner, ele foi candidato pensando que ia para o segundo turno, e tirou em primeiro lugar, foi assim a minha política, foi uma brincadeira que virou verdade. Eu tive em Cansanção 514 votos e pra se ter essa quantidade em Cansanção é muita estrada. Eu sozinho, com a cara, com a coragem, sem dinheiro, com as roupas bonitas eu conquistei os 514 votos.

CN - Você vem de barracas né Zé e foi parar em Cansanção foi assim?

Zé Galego - Já andemos muito, vim de Senhor do Bonfim e hoje vivo com muito orgulho na minha Cansanção, juntamente com meu prefeito Riso e meus colegas vereadores.

CN – Você é agiota?

Zé galego - Hoje não agioto mais, antes eu fazia isso não vou mentir. Mas tudo que eu tinha eu ajudei o povo antes de ser político. Eu possuía um caminhão, um corsa zerado, tinha uma casa, uma fazenda muito boa. Mas depois que o povo passou a me chamar de meu vereador tudo que eu tinha eu daria para ser um vereador. Eu levantava 4 horas da manhã para fazer caminhada e o povo me saudava, "bom dia vereador Zé Galego", ai eu disse pra meu pai, "pai, hoje eu sou um candidato a vereador" ele disse, "não meu filho, você só tem 80 votos". Eu respondir a ele “pai eu tenho mais serviço prestado que dinheiro.

CN – Puxamos o assunto de uma pessoa bastante conhecida entre todos os ciganos, pela sua amizade, sua liderança, o saudoso Derisvaldo, assassinado em Coité a pouco mais de dois anos.

Zé galego que foi este homem para a comunidade cigana?

Zé Galego - Vixe rapaz, nesse momento como você me arrepiou, arrepia também toda população de Coité. Me emociono ao falar do nome de um tio de minha esposa que eu gostava demais, e pra lhe dizer a verdade o povo de Coité ficou muita sentido.Era uma pessoa muito boa que ajudava muito o povo e a perca foi muito grande, a gente nunca esquece de sua amizade.

Os colegas do grupo da situação aproavam a atuação de Zé Galego na Câmara e junto ao grupo do 25. "Zé galego tem um trabalho destacado e estamos unidos pra ajudar no crescimento", destacou Cirilo Damasceno.

O ex-prefeito Ari de Almerindo considera uma pessoa bastante lutadora, iniciou na vida publica e vem fazendo um trabalho bastante proveitoso. Nelson, outro vereador o considera muito fiel e tem um mandato muito participativo. Nota 10 é um herói.

Com esse entusiasmo o vereador Zé Galego pensa numa posto mais alto para ajudar Cansanção e região nordeste do estado, elegendo-se deputado em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário