segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Paulo Souto e Geddel participam da Festa de Todos os Santos, recebidos por Vando







































Os dois pré - candidatos ao governo do estado foram recepcionados por Vando, secretário de infraestrutura do municipio e também pré-candidato a deputado estadual.
Dois, dos três principais pré-candidatos ao governo do estado, Geddel e Paulo Souto, estiveram no sábado (31) na cidade de Monte Santo, participando da festa de todos os santos. O primeiro a chegar foi o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), acompanhado do presidente do diretório estadual, Lúcio Vieira e dos deputados Joélcio Martins, Luciano Simões e do presidente do PSC e suplente de senador, Eliel Santana.
Eles desembarcaram ás 11h no aeroporto local e participaram de uma reunião com as principais lideranças regionais do PMDB e dos partidos que apóiam a pré-candidatura ao governo baiano em 2010, do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), que vem realizando um trabalho buscando consolidar a sua candidatura em todo o estado.
Durante o discurso, o ministro Geddel disse que falta estabelecer prioridades no governo do estado, disse que o governo gasta mais em publicidade para dizer que as obras do presidente Lula são suas, do que em segurança publica e educação, "falo isto baseado nas informações do próprio governo através do orçamento do estado", denunciou.
Ele disse que vai discutir o que a Bahia vai ter, pois, "queremos ter mais, e cito como exemplo os governadores de São Paulo, Pernambuco e Ceará, que não são de partidos aliados do governo federal e estão conseguindo muito, porque tem projetos e capacidade de mostrar que os interesses do estado estão em primeiro lugar e os interesses pessoais não vale", afirmou.
Segundo ele, vem sendo criticado pelos políticos dos estados do sul, que o Ministério da Integração gasta muito na Bahia, e concluiu dizendo que isto não lhe incomoda, porque ?dizem que eu estou trabalhando pelo meu estado, Isto é um elogio para mim,? então para que eu aceitaria a pasta do Ministério se não fosse para olhar, de modo especial pelo meu estado, questionou e foi aplaudido pelo público presente.
O deputado Joélcio Martins (PMDB), ficou muito satisfeito com o encontro e lembrou que em 2006, quando o PMDB apoiou a eleição do governador Wagner, a campanha na região do sisal começou por Monte Santo.
?Estamos fazendo o mesmo com Geddel, porque aqui é terra de todos os santos. Veja que ele (Wagner) tinha apenas 5% nas pesquisas", lembrou o parlamentar.
Martins, acredita que só Geddel para resolver os problemas que tem no governo, principalmente na questão da segurança pública e "nós conhecemos Geddel como deputado federal e ministro e sabemos da sua capacidade", concluiu.
O Presidente do PMDB, Lúcio Vieira, disse que realmente o encontro foi bom e percebeu a vibração do povo e "isto tem acontecido em todos os lugares", disse. Lúcio viajou em seguida para o municipio de Lafayete Coutinho.
Geddel e os evangélicos - Depois do almoço, o ministro Geddel foi a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, onde estava acontecendo um seminário sobre consagração e avivamento, sendo recebido pelo pastor Ezequias Santos Costa.
Para o Pastor Eliel Santana, suplente de senador e presidente do PSC, foi uma marca a visita de Geddel a Igreja, pois "foi à primeira vez e ele ficou sabendo um pouco daquilo que é a assembléia de Deus, principalmente na transformação do ser humano e ele, que será governador, sabendo disto, fica mais fácil conseguir projetos sociais para a instituição", afirmou.
Paulo Souto sobe ao monte - O ex-governador Paulo Souto chegou ás 15h30 e em carreata percorreu as principais ruas da cidade, tendo a frente um carro de som, onde o locutor lembrava algumas obras realizadas durante a última gestão dele.
Bastante assediado, sendo abraçado e fotografado pelas pessoas que ia encontrando pelo caminho, Souto subiu a serra acompanhado dos ex-prefeitos de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), Monte Santo, Jorge Andrade (PP) e dos deputados Misael Filho (DEM) e Jorge Koury (DEM).
Eles levaram 90 minutos para subirem, pois a todo instante eram parados pelos romeiros que ficavam surpresos ao perceberem a presença do ex-governador na trilha, até o topo. "Estou impressionado com a beleza disto aqui (referindo à visão do alto do Monte da Santa Cruz), disse Souto.
O ex-prefeito de Monte Santo, Jorge Andrade, serviu de guia turístico e explicar ao grupo todos os passos da caminhada, as histórias criadas pelo povo, a exemplo do local onde se atira pedra, ?se ela cair é porque não vai voltar no ano seguinte?, contava sorrindo Andrade.
Explicou o monte de pedra, onde diz que ali estar enterrado um vaqueiro e por fim mostrou o local dos milagres, onde são colocadas as lembranças. Ele também mostrou do alto algumas obras realizadas no governo de Paulo Souto, a exemplo de casas populares e a recuperação do trecho entre Monte Santo e Euclides da Cunha.
Depois de trinta minutos, Souto desceu e levou 60 minutos para chegar até a praça, sendo saudado pelos camelôs. À noite, por volta das 21h, ele participou de um jantar e depois foi ao show de Zezé de Camargo e Luciano na praça de eventos.
Governador Wagner representado por Rui - O secretário de Relações Institucionais do Governo, Rui Costa, que esta sendo apresentado pelo prefeito Everaldo Joel Araújo (PSDB) como seu candidato a deputado federal, chegou à cidade ás 20h e jantou na residência dele.
No camarote oficial, o secretário, (a esquerda) recebeu as lideranças da base aliada da região e disse ao CN que estava muito satisfeito com o apoio recebido do prefeito. Lembrou que o governo tem trabalhado na região, principalmente no programa água para todos e no setor de estrada, devendo inaugurar dentro de no máximo dois meses, a estrada que liga a cidade de Nordestina á BA -120. Sobre a presença do Geddel e Paulo Souto na cidade, ele disse que isto é pelo fato de se aproximar as eleições e que é normal.
Vando recebe os dois pré candidatos - Edvan Fernandes de Almeida, conhecido por Vando, pré-candidato a deputado estadual pelo PSC, demonstrou sábado (31) na cidade de Monte Santo, onde exerce a Secretária de Infraestrutura, uma verdadeira capacidade de conviver com políticos de grupos diferentes e que disputam os mesmos cargos. Pela manhã, ele recebeu o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima e o suplente de senador, presidente do PSC, Eliel Santana. Foi à reunião com as lideranças que apóiam a candidatura de Geddel ao governo, percorreu as ruas acompanhados de um carro de som, acenando para o povo ao lado do ministro e esteve na Igreja Assembléia de Deus, sendo a última atividade de Geddel antes de viajar.
À tarde, o mesmo carro de som, o mesmo locutor, a mesma camionete, uma S -10, placa JRO 7581, que deu apoio a comitiva do ministro Geddel Vieira, apenas com uma diferença, pois tinha um adesivo de Geddel e outro de Vando e quando foi usada para apoiar a comitiva do ex-governador Paulo Souto (DEM), que foi recebido por Vando, tinha apenas o adesivo dele. Na frente, o carro anunciava a chegada de Paulo Souto, "o melhor governador da história de Monte Santo" e citava as obras por ele realizadas. Souto no banco da frente e Vando no banco de trás ao lado de José Ronaldo acenavam para o povo.
Paulo Souto não participou de reunião, mas, foi oferecido um jantar para ele e as lideranças regionais do DEM no mesmo local onde foi servido um almoço para os pmdebistas e coincidentemente, o mesmo cardápio. Na primeira entrevista que concedeu ao CN a cerca de 60 dias, Vando disse que não iria se preocupar com a campanha para governador e o foco seria a sua eleição. Agora, ele diz que vai apoiar Geddel Vieira por que é do PSC, partido que marchará na mesma coligação.
Ele explicou que em Monte Santo existem diversas facções políticas e alguns delas votam em Paulo Soulo e nele, portanto "eu vou receber o ex-goverandor Paulo Souto e José Ronaldo, pois os democratas fecham comigo", afirmou.
Segundo ele, já está presente em mais trinta municípios e não estar interferindo na decisão local para governador. "Eu tenho acompanhado a orientação local em cada município e não vou interferi", falou Vando ao CN.
A concretização do que afirmou o futuro candidato, foi a presença do ex-prefeito de Queimadas, José Mauro Filho (PMDB), que vota com ele e disse votar em Paulo Souto.
Em nenhuma das duas atividades políticas de sábado o prefeito Everaldo Joel (PSDB), compareceu, ele que é cunhado de Vando e o apoia. A equipe do CN perguntou a Vando a posição dele, pois sempre acompanhou Marcelo Nilo e ele foi taxativo: "o prefeito acompanhava (no passado) Marcelo Nilo e hoje acompanha Vando, seu secretario de infraestrutura. Ele me apóia", afirmou.
Assim sendo, "aonde chover, molha a horta de Vando", fará composição de chapa com candidatos das principais siglas do estado. Em sua cidade vai acompanhado do petista Rui Costa.
Campanha antecipada - O que se observou durante as festas de todos os santos, foi à antecipação da campanha, com os locutores durante a festa institucional promovida pela prefeitura, falar diversas vezes sobre a candidatura de Vando a deputado. Na cidade, algumas casas exibiam bandeiras com afirmações "estou com Vando" e até faixas foram expostas de apoio a sua candidatura por comerciantes. Este comportamento do secretário de infraestrutura preocupou alguns deputados que estiveram na cidade, pois entenderam que o fato dele nunca ter disputado a cargo eletivo, começou cedo a campanha, forçando aos demais a fazerem a mesma coisa, onerando a campanha.
Outra situação, segundo um parlamentar votado em Monte Santo e que pediu para não ser identificado, é a existência da disputa interna na sucessão de Everaldo, pois existem três pessoas com este desejo e já estão trabalhando neste sentido, principalmente o ex-prefeito Jorge Andrade, que não esconde este desejo. "Com isso, o município vive duas campanhas com extrema antecipação e podem atrapalhar a gestão atual invibializando alguns projetos, pois tudo que esta sendo feito é tendo a política relacionada a pessoas como norte", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário