segunda-feira, 16 de novembro de 2009

São Domingos realizou a 1ª AGRIFAN no final de semana

A estrutura da feira foi montada no estádio municipal Pinheirão, com um palco, onde se apresentaram diversos grupos culturais.

Com o objetivo de fortalecer a economia local, foi realizada neste fim de semana a primeira feira da agricultura do município de São Domingos, intitulada Agrifam Sisal, com exposição e comercialização de produtos dos agricultores rurais de Valente, Retirolândia e São Domingos, tornando o evento regional, segundo declarou o coordenador Willian dos Santos Carneiro.

A estrutura da feira foi montada no estádio municipal Pinheirão, com um palco, onde se apresentaram diversos grupos culturais, dois telões para exibições das experiências das comunidades e cinqüenta stands para a comercialização de artesanato feito à base de sisal, produtos da ovinocaprinocultura e bovinocultura, além de um espaço para o leilão e concursos de vacas e cabras leiteiras, melhor ordenhador, além das baias para exposição de animais.

Para Carneiro, existia a necessidade fazer um evento desta natureza, pois São Domingos tem vocação para o agronegócio e isto pode ser visto em 2001, quando se realizou uma exposição organizada pela Coopersertão e "agora estamos vendo a qualidade dos animais, que para corte ou leite. O exemplo disso foram às vacas que participaram do concurso de leite", afirmou.

Disse ainda o coordenador que desde 1998, que os criadores do município perceberam a vocação pela pecuária leiteira e vem investindo neste seguimento, inclusive adquirindo animais em Minas Gerais, a exemplo da campeã do concurso de leite que tinha chegado há cinco dias à região.

Passaram pela feira durante os três dias, segundo estimativas da organização, mais de cinco mil pessoas, estiveram presentes 23 associações comunitárias e o prefeito Izaque Junior, acredita que foram realizadas mais de R$ 500 mil em negócios. "O mais importante é podermos fomentar a agricultura familiar, apesar das adversidades, econômicas e climáticas. Mostramos que o semi-árido pode ser produtivo e rentável", afirmou

O Prefeito Izaque Junior (DEM) garantiu que irá continuar incentivando este tipo de evento, pois objetivo da iniciativa foi promover a divulgação de produtos da agricultura familiar, contribuindo para o fortalecimento da agropecuária da região, gerando bons negócios. A feira contemplou as principais cadeias produtivas que envolvem a economia da região e "aqui ninguém pagou nada, nós, prefeitura e os parceiros, assumimos todo custo, desde alimentação para os pequenos agricultores, para seus animais e a estrutura do evento", afirmou Júnior.

"Quem não tem cão, casa com gato", lembrou Izaque júnior do dito popular, dizendo que tem que incentivar aquilo que da sobrevivência ao povo e o município cataloga mais 400 propriedade de minifúndio, "daí queremos melhorar a comercialização destes produtos" finalizou.

"O público pode conferir e adquirir os produtos, que foram comercializados. Mas, foi realizada uma grande sensibilização para atrair empresários da região, visando alavancar a economia local", explica Raimundo Carneiro, gestor do projeto Território da Cidadania Região Sisal, do SEBRAE.

Localizado no semiárido baiano, o município de São Domingos tem como vocação econômica a exploração do sisal, a bovinocultura de leite e da caprinovinocultura. A Agrifam-Sisal incentivou os produtores da região, favorecendo a comercialização, bem como a introdução de novas técnicas de criação e manejo. "Com isso, espera-se que esses produtores tenham aumento na produtividade e na renda", aponta Raimundo.

Durante todos os três dias foram expostos para a venda nos stands, produtos da agricultura familiar produzidos por agricultoras e agricultores da região, a exemplo de Nilza da Silva Oliveira, da comunidade de Bastião, Retirolândia, que comercializou os Temperos Prosperar, pioneira nesta área e que, além de comercializar entre os "companheiros das comunidades", também entrega nas redes de supermercado do estado, inclusive na Cesta do Povo. Nilza levou também o beijú, que foi produzido na hora e com diversos sabores.

Outra comunidade presente, Boa Fé, localizada a seis quilômetros da sede, mostrou o artesanato e os doces, resultado dos cursos de processamento de frutas, trabalho realizado por oito famílias.

Um dos destaques da festa foi o stand da CAEVA, Centro de Artesanato Evania Oliveira Silva, criada no primeiro ano de existência do município, em substituição ao Instituto Mauá, que foi citado como omisso pela coordenadora Letícia Pinheiro da Costa. "Nós preparamos o indivíduo para vida", afirmou a coordenadora. A CAEVA tem cursos para pinturas em tecidos, corte, costura e pedras, totalizando 85 alunos. Letícia disse ainda que todo material é doado pela prefeitura e depois de produzido os alunos podem levar e comercializar.

A Agrifam-Sisal foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Domingos, e conta com o apoio da Petrobrás, SEBRAE, Governo do Estado, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Ebda, Adab, além de parceiros locais.

Expocabaceira - Representantes do município de Cabaceiras do Paraguaçu, participaram do Agrifam de São Domingos, divulgando a primeira Expocabaceira, que acontecerá no período de 10 a 13 de dezembro. Segundo o secretário de Administração, Fabrício Gomes dos Santos, (boné branco) será um evento que terá como objetivo de fomentar a agricultura familiar e os criadores de ovinos e caprinos. Será realizado no Centro Cultural Aurino Machado, onde será montada toda estru15/11/2009 22:01:34
CALILA NOTÍCIAS
tura, com stand, baias e áreas para palestras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário