segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Imagens do mês - novembro de 2009



Adriana Rios, de Capim Grosso, é a mais linda garota da região. Ela acabou de ser eleita, com 252 pontos,
a Garota Regional, uma promoção do Blitz Total, da Jacobina FM.

OGOS DE VOLTA DEFINEM OS GRANDES FINALISTAS DO INTERMUNICIPAL 2009 - 29.11.2009



JOGOS DE VOLTA DEFINEM OS GRANDES FINALISTAS DO INTERMUNICIPAL 2009 - 29.11.2009

Porto Seguro, Coarací, Serrinha e São Francisco do Conde estiveram neste domingo 29/11 frente-a-frente jogando muito para garantirem as vagas de finalistas do Campeonato Intermunicipal 2009.

29/11 15:00 São Fco. do Conde 3x1Coarací em São Fco. do Conde
29/11 15:00 Serrinha 3x0Porto Seguro em Serrinha

Com esses resultados São Francisco do Conde e Serrinha carimbaram seus passaportes para a grande final do Campeonato Intermunicipal - Edição 2009.


Após as partidas da tarde deste domingo, Serrinha e São Francisco se consagraram as duas Seleções finalistas do Campeonato Intermunicipal .
TABELA DO JOGO DE IDA / FASE FINAL (19ª RODADA)

06/12/09 15:00 São Fco. do Conde x Serrinha
Postado por Agmar Rios às Domingo, Novembro 29, 2009 0 comentários

segunda-feira, 30 de novembro de 2009 CALDEIRÃO GRANDE- BA: Abóbora de 38 kg e 1mt 35cm foi comida, por população .







Abóbora Gigante em Caldeirão Grande.
As pessoas estão preparadas para comer a abóbora .

O agricultor Identificado como Guilherme,colheu uma abóbora gigante. O fruto, colhido no quintal da residência pesa 38 quilos e mede 1m e 35cm. A origem da abóbora gigante é da Fazendinha, casa de produtos para o homem do campo naquele município.Amigos e vizinhos do agricultor se reuniram neste domingo (29)para comer esta abóbora .

Serrinha goleia Porto Seguro e está na final do Intermunicipal







A seleção Serrinhense bastava empatar ou perder por até um gol de diferença que estaria garantida na final do Intermunicipal de 2009.

O jogo dentro de casa já dava certo favoritismo enquanto que Porto Seguro precisava correr atrás do "leite derramado", pois havia perdido dentro dos seus domínios por 2 a 0.

A partida contou com um grande publico nas arquibancadas e para a surpresa de muitos, um feito inédito no futebol, quando centenas de torcedores de Coité, se misturavam aos serrinhenses torcendo pela mesma agremiação. A ausência da seleção coiteense na disputa e a paixão do povo pelo futebol fez com que o torcedor procurasse uma equipe para torcer e encontraram a vizinha Serrinha que distancia apenas 35 km, além de ter contratado para o seu elenco nada mais nada menos que oito atletas que atuaram por Coité na conquista do Tetra campeonato do Intermunicipal.

Porto Seguro também investiu em atletas que se consagraram por Coité e para orgulho de muitos, nesta partida havia onze atletas em campo, que deram a volta olímpica no ultimo intermunicipal, jogando por Coité.

O jogo - A partida prometia muita emoção, pois, apesar de Serrinha jogar na vantagem havia o respeito por enfrentar aquela que ainda tinha a melhor campanha no campeonato. A primeira etapa foi bastante disputada com as duas equipes buscando os gols e o primeiro saiu aos 40 minutos para o time da casa através de Fabinho que recebeu um cruzamento na entrada da pequena área e jogou no canto esquerdo de Rose. O primeiro tempo ficou no 1 a 0 para Serrinha.

Inicio da segunda etapa, Porto Seguro tinha a difícil missão de fazer três e não sofrer mais nenhum e passou a pressionar mais, mas teve que permitir os contra ataques rápidos de Julinho, Pitchaco e Galego e em um desses, um atacante foi derrubado na área e o árbitro Jailson Macedo Freitas estava próximo ao lance e marcou a penalidade.

Pitchaco que havia marcado dois no jogo de ida, partiu para cobrança e deslocou o goleiro que caiu no lado oposto. 2 a 0 a torcida já vibrava a classificação e sacramentou depois de mais um contra ataque, a bola caiu nos pés de Pitchaco que não perdoou e mandou para o fundo das redes estabelecendo o placar final de 3 a 0.

No duelo dos irmãos Carijé vantagem para João - Zé Carijé é mais veterano, embora tenha conquistado títulos por Coité no ano de 2005, 2006 e 2007 levando no braço a fita de capitão, no banco ou de vez em quando João Carijé fazia dupla de zaga com ele.

No ano passado (2008) Zé,( de vermelho) preferiu procurar outros rumos e disputou o campeonato por Araci, fez boa campanha, mas não chegou a final. João por sua vez vestiu a camisa que era de Zé e ajudou na conquista do tetra.

Este ano (2009) com a não participação de Conceição do Coité no campeonato, os atletas se espalharam, uns para Pojuca, outros para São Francisco do Conde, Santaluz, boa parte para Porto Seguro inclusive Zé Carijé e a maior parte para Serrinha, no bloco está lá João Carijé. Os manos se enfrentaram em dois jogos, melhor para João que viu sua equipe marcar 5 e não sofreu nenhum.

João Carijé pode alcançar seu tetra consecutivo 2006, 2007 e 2008 por Coité e 2009 por Serrinha. A palavra Carijé é do bairro aonde eles residem na cidade de Conceição do Coité.

Mas a grande façanha mesmo em nível de títulos consecutivos está nos pés de Pitchaco e Julinho tetra por Coité e nas mãos do goleiro Marcio Greick. Estes três poderão conquistar o penta do intermunicipal caso Serrinha conquiste seu terceiro titulo, cujo último aconteceu em 1988.

A seleção dirigida por Dinho que conquistou os titulos como atacante, vai enfrentar São Francisco do Conde na vantagem da segunda partida em casa. São Fransico precisava de dois gols de diferença contra Coaraci na tarde deste domingo e consegiu vencendo por 3 a 1. A primeira acontece no próximo domingo na cidade do recôncavo.

Milagre! Oito pessoas escapam depois de carreta invadir casa em Nova Fátima







Um verdadeiro milagre, a carreta destruiu totalmente a casa depois do motorista ter cochilado ao volante.

Antonio Luiz Santos Pereira, morador de Salvador, conduzindo a carreta de placa JLA - 7226 / Camaçari, perdeu o controle por volta das 05h da manhã deste domingo (29) no Km 85 da BR-324 a 5 km de Nova Fátima. De acordo com o motorista, ele viajava pra Juazeiro onde pegaria uma carga de manga, naquele trecho acabou cochilando, entrou dentro da roça, andou cerca de 300 metros derrubando tudo que tinha pela frente e só parou quando se chocou com a residência que tinha uma família com 8 pessoas.

O carreteiro disse que ficou o dia inteiro de sábado (28) com um problema de entrada de ar no carro em Feira de Santana, chamou um colega para ir buscar a carga, "quando chegou, ele mesmo consertou o carro e disse que eu podia seguir a viajem eu acabei viajando, mas infelizmente aconteceu o acidente. Eu não tive como controlar o carro, pois no impacto acabei caindo na cama do carro e fiquei distante do volante quando percebi já estava dentro da casa. Foi um desespero, oito pessoas gritando ao mesmo tempo" declarou o carreteiro.

Uma das sobreviventes Tarcisia Vaneia Matos Almeida disse que já estava acordando e seu esposo abraçou com ela e desesperados saíram pela janela. "parece coisa de cinema, só acredita vendo" eram oito pessoas e o único que apresentou lesão mais grave é o seu irmão conhecido por Beto, que sofreu uma lesão na coluna e sua mãe quebrou um dos braços.

Manoel Carneiro, 70 anos, patriarca da família, disse que não pode imaginar como aconteceu uma tragédia dessa e ninguém teve nada demais, "mas fico agradecido por Deus foi que me valeu.

Eu já estava levantando eu e a mulher, ela já estava até rezando foi quando vi o barulho" declarou o aposentado. Zé messias disse que só viu a porrada e a dor, não imaginou que fosse uma carreta.Estavam na residência, Manoel Carneiro, José Messias, Tarcisia Vanéia, Terezinha Carneiro, Rosalvo, Valmir, Roberto e Agnaldo.

Beto está internado no Cleriston Andrade em Feira de Santana e os demais membros estão no quintal da casa recebendo amigos e curiosos.

Salvos pela mão Divina - O tamanho da tragédia e ninguem vir a óbito faz crê que ouve uma interceção de uma força superior. Entre os escombros estava uma moldura, intácta e visivel que diz: " bem aventurados os que crê e ouvem as palavras e que guardam estas coisas no seu coração, como estão escritas". O senhor Manoel emocionado falou que estava se levantando no momento do acidente, mas que sua esposa já estava rezando. Não ficou nenhum espaço da casa que não fosse atingido pela carreta e pela proporção da tragédia, a fratura no braço de dona Terezinha e a lesão na coluna que Beto sofreu, embora todos tenham esperança que não apresetará maiores gravidades, pois não saiu de forma desesperadora.


Na penúltima rodada, Fla assume a ponta e vira favorito para o título brasileiro

Inter, Palmeiras e São Paulo seguem com chances. Na luta contra o rebaixamento, o Flu pode até empatar com o Coritiba na última rodada

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Tamanho da letra



Ampliar Foto Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM
Jogadores do Flamengo comemoram a vitória

Após 37 rodadas, o Flamengo assumiu pela primeira vez a liderança do Campeonato Brasileiro. Justamente na hora decisiva. Depois de deixar a chance escapar no último fim de semana, o Rubro-negro não bobeou desta vez. Venceu o Corinthians por 2 a 0 e contou com o tropeço do São Paulo. Com 64 pontos, dois a mais que os rivais, o time carioca vai entrar na última rodada só dependendo de si para ser campeão. O Flamengo encara o Grêmio, no Maracanã, e todos os ingressos reservados para a torcida rubro-negra já foram vendidos.



Assista a todos os gols da rodada

Após uma rodada eletrizante, com o recorde de gols em 2009 - 44 - quatro clubes vão para a última rodada com chance de conquistar o título. Mas o Rubro-negro está com a mão na taça. Segundo o matemático Tristão Garcia, o time carioca tem 76% de chance de conquistar o título. O Internacional tem 18% e Palmeiras e São Paulo aparecem com só 3%.



A rodada também foi boa para outro carioca. O Fluminense saiu da zona de rebaixamento após 24 rodadas. O Tricolor vai para a última rodada precisando apenas de um empate com o Coritiba para escapar da Série B. Algo que o Atlético-PR conseguiu neste domingo vencendo o Botafogo em casa. O Alvinegro entrou na zona de degola, mas também só depende de si para se livrar do fantasma. Uma vitória sobre o Palmeiras, na última rodada, garante a permanência na Série A.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Árvore invade quarto e casal em lua de mel sofre segundo dia de chuvas


No temporal da quinta (26), um eucalipto de 28 metros destruiu dormitório.
Os dois sofrem nesta sexta (27) com as novas pancadas de chuva.

Roney Domingos Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra



Foto: Roney Domingos/ G1
Homens do Corpo de Bombeiros trabalham na remoção de árvore de eucalipto que invadiu quarto de casal em lua de mel (Foto: Roney Domingos/ G1)

Casados há apenas uma semana, os comerciantes Juarez Macedo e Kelly Nunes voltaram da lua de mel na terça-feira e mal tiveram tempo para inaugurar a casa. Nesta quinta-feira (26), uma árvore de eucalipto de 28 metros de comprimento invadiu o quarto dos dois. Nesta sexta-feira (27), eles estão tendo de lidar com a água entrando na residência com os novos temporais que atingem a capital paulista.



Os dois moram no bairro Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo. "Eu estava fechando a janela do quarto, por volta das 16h30, quando a árvore caiu", disse Kelly.

No início da tarde desta sexta-feira, antes mesmos das chuvas caírem com intensidade, água já escorria pelas paredes e o piso do dormitório estava inundado. Os moradores do sobrado não sabiam como se proteger, uma vez que o telhado teve avarias.

Oito homens do Corpo de Bombeiros e um homem da Defesa Civil serraram e tiraram a árvore de cima dos quatro imóveis atingidos. O trabalho começou pela manhã e se estendeu até o final da tarde. Os troncos acumulados na calçada chegaram a interditar parte da rua Otávio Tarquini de Souza.

"Era tudo novo, todos os móveis. Tivemos de colocar tudo na sala", disse Kelly. Agora os inquilinos estudam o que fazer para obter uma indenização.

Bahia vence o Atlético/GO na despedida da Segundona



Daniel Dórea l A TARDE
André Costa / AE
O lateral Marcos jogou as últimas partidas para renovar contrato e deve permanecer no Fazendão
O lateral Marcos jogou as últimas partidas para renovar contrato e deve permanecer no Fazendão

“Fora diretoria! Não merecemos essa situação”. Por meio de uma faixa com esses dizeres, os torcedores do Bahia que foram nesta sexta-feira, 28, ao Serra Dourada expressaram sua indignação com a manutenção do mesmo grupo de dirigentes, desde 1979 no poder.

Com uma administração falha, os fanáticos sofrem com jejum de sete anos sem títulos e, neste ano, foram obrigados a comemorar a permanência na Série B. Mesmo maltratada, a torcida não abandona o time, que teve a terceira melhor média de público da competição.

E, apesar de uma mudança na diretoria parecer ainda muito distante, há motivos para ter esperança de melhores dias no ano que está para chegar. Na despedida da Segundona, o time foi à Goiânia e bateu o promovido Atlético, por 3 a 0.

Ficou em 12º na tábua de classificação, o que não diz muita coisa. Tem significado positivo o planejamento adiantado que o Bahia tem promovido desde já. Confirmado para a próxima temporada, o técnico Paulo Bonamigo aproveitou o último jogo do ano para fazer experimentos e ficou satisfeito.

Arriscou o jovem Wilson Júnior, de apenas 18 anos, isolado no ataque e ele deu conta do recado. O garoto exibiu velocidade e força e foi premiado com seu segundo gol pelo profissional aos 44 minutos da primeira etapa. Apesar de destro, ele mostrou poder de finalização e, de fora da área, soltou o pé esquerdo. Ainda teve a sorte de a bola bater na trave e na cabeça do goleiro Márcio antes de entrar.

Mas o grande destaque da partida foi um jovem que foi titular durante quase toda a Série B. O lateral-direito Marcos, ainda com renovação de contrato incerta, passeou pelo seu setor e fez a diferença. Participou, inclusive, do segundo gol do time. Ele arrancou, foi à linha de fundo e tocou para Paulo Isidoro completar sem goleiro.

O meia prata-da-casa Mauricio ainda fez sua estreia como profissional, mas foi discreto. Aos 40 minutos, o gol que finalizou o placar saiu da cabeça do centroavante Laécio, que buscará outro rumo a partir deste sábado, 28, quando todo o elenco ganha férias. Os que ficam se reapresentam no dia 28 de dezembro.

Alheios à boa atuação do Bahia, os mais de 8 mil torcedores do Atlético que foram ao estádio deram pouca importância à derrota e foram curtir o show de Frank Aguiar, o Cãozinho dos Teclados. Diversão que os tricolores também esperam ter na Segundona do ano que vem.

Outros jogos - Mais cinco partidas completaram a rodada desta sexta da Série B. O destaque foi a goleada do Duque de Caxias, por 4 a 1, sobre a Ponte Preta, com 25 pessoas presentes em Volta Redonda. Mais resultados: São Caetano 2x1 Figueirense, ABC 0x1 Bragantino, Paraná 1x1 Fortaleza e Portuguesa 1x1 Campinense.

ATLÉTICO/GO 0 X 3 BAHIA

26/11/2009 23:14:19 CALILA NOTÍCIAS Tribunal rejeita contas das prefeituras de Encruzilhada e Valente O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta qui

26/11/2009 23:14:19
CALILA NOTÍCIAS

Tribunal rejeita contas das prefeituras de Encruzilhada e Valente

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (26/11), rejeitou as contas da Prefeitura de Encruzilhada, da responsabilidade de Edélio Luis Dias Santos, do período de 01/01 a 15/05, e Paulo Maurício Palles, de 16/05 a 31/12, relativas ao exercício de 2008. Cabe recurso da decisão

O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, em virtude das irregularidades remanescentes, imputou multa de R$ 2 mil ao primeiro gestor e determinou formulação de representação ao Ministério Público contra o segundo, além de aplicar multa no valor de R$ 10 mil.

As prestações de contas dos exercícios de 2005 e 2007, da gestão de Edélio Luis Dias Santana, também foram rejeitadas, com aplicação de multas de R$ 8 mil e R$ 12 mil, respectivamente.

As contas do primeiro gestor foram rejeitadas em razão do descumprimento do artigo 212, da Constituição Federal, pela aplicação de apenas 23,80% em educação, descumprimento do artigo 22, da Lei Federal 11.494/07, por ter aplicado apenas 37,45% dos recursos do fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB e pela reincidência no descumprimento determinações do TCM quanto ao não pagamento de oito cominações a ele impostas, no total de R$ 52.300,00.

Já a gestão do segundo ex-prefeito, que apresentou diversos tipos de improbidades, foi considerada irregular, principalmente, pela abertura de créditos suplementares de R$ 879.731,21 por excesso de arrecadação, sem recurso disponível, e de R$ 3 mil, sem autorização legislativa, além do descumprimento do artigo 42, da Lei de Responsabilidade Fiscal, em razão da insuficiente disponibilidade de caixa (R$ 979.429,33) no último ano do mandato, para pagamento das despesas inscritas em "restos a pagar".

A analise técnica identificou ainda a fragmentação de despesa com fuga ao procedimento licitatório na locação de veículos, no montante de R$ 479.683,43, descumprimento do artigo 212, da Constituição Federal, aplicando em educação, durante sua gestão, o correspondente a 24,62%, e inobservância do artigo 22, da Lei Federal nº 11.494/07, com aplicação de apenas 51,62% dos recursos do FUNDEB.

Valente - As contas do prefeito reeleito de Valente, Ubaldino Amaral de Oliveira, também foram rejeitadas pelo tribunal, pela abertura de créditos suplementares por anulação de dotações de R$ 2.028.228,13 sem autorização legislativa e sem recursos disponíveis por excesso de arrecadação de R$ 717.396,21 e de R$ 640.524,59.

O conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, imputou ao gestor multa no valor de R$ 4 mil.

As conclusões consignadas nos relatórios e pronunciamentos técnicos registraram, ainda, as seguintes ressalvas: despesas de R$ 36.150,56 realizadas indevidamente com recursos do FUNDEB, reincidência na omissão da cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do município e ausência do relatório do Sistema de Controle Interno.

Também foi identificada a fragmentação de despesa com fuga ao procedimento licitatório na aquisição de materiais de construção, produtos derivados do petróleo, medicamentos, material de limpeza, locação de veículos, gêneros alimentícios, peças para veículos e materiais de expediente.



O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (26/11), rejeitou as contas da Prefeitura de Encruzilhada, da responsabilidade de Edélio Luis Dias Santos, do período de 01/01 a 15/05, e Paulo Maurício Palles, de 16/05 a 31/12, relativas ao exercício de 2008. Cabe recurso da decisão

O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, em virtude das irregularidades remanescentes, imputou multa de R$ 2 mil ao primeiro gestor e determinou formulação de representação ao Ministério Público contra o segundo, além de aplicar multa no valor de R$ 10 mil.

As prestações de contas dos exercícios de 2005 e 2007, da gestão de Edélio Luis Dias Santana, também foram rejeitadas, com aplicação de multas de R$ 8 mil e R$ 12 mil, respectivamente.

As contas do primeiro gestor foram rejeitadas em razão do descumprimento do artigo 212, da Constituição Federal, pela aplicação de apenas 23,80% em educação, descumprimento do artigo 22, da Lei Federal 11.494/07, por ter aplicado apenas 37,45% dos recursos do fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB e pela reincidência no descumprimento determinações do TCM quanto ao não pagamento de oito cominações a ele impostas, no total de R$ 52.300,00.

Já a gestão do segundo ex-prefeito, que apresentou diversos tipos de improbidades, foi considerada irregular, principalmente, pela abertura de créditos suplementares de R$ 879.731,21 por excesso de arrecadação, sem recurso disponível, e de R$ 3 mil, sem autorização legislativa, além do descumprimento do artigo 42, da Lei de Responsabilidade Fiscal, em razão da insuficiente disponibilidade de caixa (R$ 979.429,33) no último ano do mandato, para pagamento das despesas inscritas em "restos a pagar".

A analise técnica identificou ainda a fragmentação de despesa com fuga ao procedimento licitatório na locação de veículos, no montante de R$ 479.683,43, descumprimento do artigo 212, da Constituição Federal, aplicando em educação, durante sua gestão, o correspondente a 24,62%, e inobservância do artigo 22, da Lei Federal nº 11.494/07, com aplicação de apenas 51,62% dos recursos do FUNDEB.

Valente - As contas do prefeito reeleito de Valente, Ubaldino Amaral de Oliveira, também foram rejeitadas pelo tribunal, pela abertura de créditos suplementares por anulação de dotações de R$ 2.028.228,13 sem autorização legislativa e sem recursos disponíveis por excesso de arrecadação de R$ 717.396,21 e de R$ 640.524,59.

O conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, imputou ao gestor multa no valor de R$ 4 mil.

As conclusões consignadas nos relatórios e pronunciamentos técnicos registraram, ainda, as seguintes ressalvas: despesas de R$ 36.150,56 realizadas indevidamente com recursos do FUNDEB, reincidência na omissão da cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do município e ausência do relatório do Sistema de Controle Interno.

Também foi identificada a fragmentação de despesa com fuga ao procedimento licitatório na aquisição de materiais de construção, produtos derivados do petróleo, medicamentos, material de limpeza, locação de veículos, gêneros alimentícios, peças para veículos e materiais de expediente.

Polícia apreende 300 kg de carne em Bonfim 27/11/2009 - 10h32m


Polícia apreende 300 kg de carne em Bonfim
27/11/2009 - 10h32m





A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite de ontem (26) em Senhor do Bonfim cerca de 300kg de carne bovina que estava sendo transportada para para Campo Formoso, no interior da Bahia, de forma indevida.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal a apreensão foi feita no Km 117 da BR-407, às 21h de ontem. Pedro Alves de Lima, 43 anos, transportavam em uma saveiro aproximadamente 300kg de carne sem a devida refrigeração e sem o minimo de higiene necessária, além de não portar qualquer documento da carga.

Pedro e o passageiro que estavam no veículo, foram autuados em flagrante pelo delegado da Policia Civil em Sr. do Bonfim por crime contra a ordem econômica, de acordo com a lei 8137/90.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RS registra 66 municípios em situação de emergência por causa das chuvas

Temporais deixaram oito mortos no estado.
Mais de 20 mil pessoas tiveram que sair de casa.Subiu para 66 o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul
por causa das chuvas, conforme um boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira (26). Os temporais já deixaram oito mortos no estado.


Mais de 20 mil pessoas tiveram que sair de casa por causa das chuvas. Segundo a Defesa Civil, 4.922 estão desabrigadas e outras 15.594 pessoas estão desalojadas. Cerca de 16 mil residências foram danificadas ou destruídas.


Equipes da Defesa Civil estão nos municípios atingidos para ajudar vítimas das chuvas. Foram distribuídas cestas básicas, kits limpeza, telhas, lonas, além de colchões, cobertores, lençóis e travesseiros.

Empresário é encontrado morto em Motel de Serrinha











A vitima morava em Feira de Santana e foi encontrada com uma corda no pescoço amarrada na centelha do banheiro.

Cristiano Andrade Pereira, 36 anos, morador do bairro Mangabeira em Feira de Santana, proprietário da Empresa Everest, que atua no ramo de locação de máquinas para construção civil, foi encontrado morto no final da manhã desta quinta-feira (26) no Motel Hollyood na cidade de Serrinha.

De acordo com Edílson Lisboa, administrador do estabelecimento, um cliente chegou ao motel por volta das 10 horas da manhã de quarta-feira (25) no Pólo prata de placa JRB - 7133 e se hospedou como qualquer outro cliente que chega, entrou no apartamento de forma normal do dia a dia, ”mas quando passa um determinado tempo sem pedir uma cerveja, uma água mineral, a gente acha suspeita, como já se passava mais de 24 horas, ai para a gente preservar a nossa segurança e dos nossos clientes, eu peguei a placa e liguei para o 190 e procurei o plantonista e passei o que estava acontecendo, ele levantou a placa do carro disse que não havia nenhum problema, ‘o carro era limpo’, mas que tinha sido informado do desaparecimento de um empresário de Feira de Santana e a família tava procurando, resolvi interfonar para o quarto e nada de responder, bati na porta, mas ninguém respondia, retornei a ligação para a policia que mandou a viatura, assim que a guarnição chegou, eu passei a copia da chave e ao entrarem no quarto os policiais constataram que o empresário estava morto no banheiro, e depois de verificarem os documentos e o carro que estava sendo procurado confirmaram se tratar de Cristiano.

A vitima foi encontrada com uma corda no pescoço amarrada na centelha do banheiro. Ainda segundo o funcionário do Motel, parece que ele foi pra lá somente para consumar o suicídio, pois nada no quarto foi mexido, nem o lençol da cama. A policia encontrou todos os seus pertences numa sacola, mas nenhum bilhete informando o motivo do ato.

Um primo do empresário de pré nome Edange, disse não ter explicação Cristiano ter cometido suicídio, segundo ele, uma pessoa bem equilibrada financeiramente e tranqüila. No dia que desapareceu havia deixado a filha na escola, “ninguém podia imaginar que pudesse tirar a própria vida" lamentou. A Policia Civil de Serrinha já iniciou as investigações.

Agricultura Familiar terá R$ 7 milhões para assistência técnica e extensão rural










Agricultura Familiar terá R$ 7 milhões para assistência técnica e extensão rural


Além de melhorar e aumentar a produção agrícola, o objetivo é dotar a agropecuária de políticas públicas estruturantes, fortalecendo o setor, em especial, a agricultura familiar.

Mais de 24 mil famílias de agricultores no estado serão beneficiadas pelo aporte de R$ 7 milhões, fruto do convênio entre o Governo do Estado e doze organizações não-governamentais, para ampliar a assistência técnica e a extensão rural. A primeira parcela de R$ 2,57 milhões será disponibilizada a partir da assinatura do convênio que será celebrado nesta quinta-feira (26), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan).

Esta é mais uma ação do Plano Agrícola e Pecuário do Estado da Bahia (PAP) 2009/2010, denominado Agricultura Tamanho Família, que foi lançado em outubro deste ano e beneficia mais de 2,5 milhões de baianos que vivem na zona rural. Além de melhorar e aumentar a produção agrícola, o objetivo é dotar a agropecuária de políticas públicas estruturantes, fortalecendo o setor, em especial, a agricultura familiar.

Para o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, o Governo do Estado tem promovido o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio, bem como da agricultura familiar. "Estamos criando condições necessárias para acessar novos mercados e garantindo aos agricultores familiares o acesso a novas tecnologias ajustadas às suas necessidades, crédito e assistência técnica", ressalta Pinheiro, lembrando ainda que a meta é realizar convênios com trinta entidades até 2010, por todos os 26 Territórios de Identidade.

Na cerimônia de assinatura, além da presença do secretário Pinheiro, estarão presentes os secretários estaduais da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, do Desenvolvimento e Integração Regional, Edmond Lucas, das Relações Institucionais, Rui Costa, e da Casa Civil, Eva Chiavon.

Vice-prefeita de Pedrão diz que rompeu com o prefeito por três motivos







A vice-prefeita do município de Pedrão, Neide Sales dos Santos (PT), renunciou em 20 de outubro a função de diretora do departamento municipal de agropecuária e rompeu oficialmente com o prefeito Alfeu Barros de Araújo (PMDB). Em carta envida ao CN, ele justificou a decisão.

INDIFERENÇA AO SETOR RURAL - O Município de Pedrão possui 78,86% da sua população na zona rural (IBGE 2007) e as reivindicações de políticas públicas legitimadas para o setor de agropecuária em gestões anteriores eram tratadas com completo descaso e irresponsabilidade. Ao ser nomeada para a Direção do Departamento Municipal de Agropecuária, ele afirma que tentou nos nove meses, solucionar alguns desses problemas, apresentando projeto de lei como sugestão para criação da Secretaria de Agropecuária, sem resposta do prefeito.

Foi realizado pela primeira vez uma Conferência do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e o perfeito não compareceu. “mediamos através de reuniões à necessidade de convênios de Cooperação Técnica com a EBDA e ADAB e até hoje não tem a resposta pelo prefeito”, lamenta Neide.

Ela disse que buscou junto à CONAB técnicos para trabalhar uma Oficina do Programa de Aquisição de Alimento com as Associações e conseguiu junto ao governador Jaques Wagner, através do CDA e do Território 18, a entrega de quase 100 Títulos de Terra para vários homens e mulheres do campo fortalecendo o agronegócio local e proporcionando ao lavrador agilizarem sua aposentadoria, e “isto não dependeu do prefeito”, afirma.

Na carta ela afirma que auxiliou a EBDA na aquisição e distribuição de sementes de milho, na montagem de duas oficinas experimentais para demonstração técnica do cultivo e manejo de mandioca, entre outras atividades.

Através de parcerias principalmente da Secretaria de Agricultura do Estado (SEAGRI) e EBDA, foi organizada uma feira-livre da Agricultura Familiar estimulando a produção e venda de produtos agrícolas.

Conta que auxiliou a ADAB nas palestras educativas sobre o abate clandestino de carne (Portaria 304), “mas definitivamente precisamos entender que não adianta receber ajuda em dinheiro hoje e não ter amanhã, de ter comida na mesa por quatro anos e não ter certeza dos outros anos, de fazer festas para datas comemorativas e não poder fazer para celebrar a alegria da produtividade no dia a dia. Tudo isso só é possível se tivermos leis que garantam políticas públicas para a efetivação do desenvolvimento rural na nossa região, senão, estaremos cometendo os mesmos erros do passado”, desabafa. “Acreditei que com as propostas criadas na I Conferência do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, momento de grande expressividade democrática, fizesse parte do Plano Plurianual - PPA proporcionando assim definitivamente essas políticas públicas para o setor rural. Mas formos totalmente ignorados pelos prefeitos”, Lamenta mais uma vez a prefeita.

ansanção: vereador cigano pode sair candidato a deputado



O cigano Zé Galego aposta numa grande votação na região e garante que toda comunidade cigana abraçaria esta causa

Alcançar uma das vagas para a Câmara Municipal de Cansanção foi uma grande conquista para o cigano Ronivaldo de Almeida (PSL), mesmo tendo conseguido por conta da justiça, pois só foi possível assumir graças ao afastamento de prefeito eleito Jarbas Pereira Andrade (PR). No dia 10 de fevereiro o Tribunal Regional Eleitoral determinou a devolução do seu diploma. Com isso, a chave da prefeitura foi passada ao presidente da Câmara, Rivaldo de Souza, conhecido Riso (DEM) tio de Jarbas, que ao assumir o executivo abriu a vaga para o primeiro suplente da coligação, cujo espaço foi destinado a Zé Galego como é conhecido popularmente o cigano.

Recentemente o juiz da Comarca de Monte Santo solicitou do TRE a realização de uma nova eleição em Cansanção, Riso está sendo cotado para enfrentar Ranulfo Gomes, (PMDB), mas caso não seja o candidato do Democratas, voltaria ao legislativo e obrigaria Zé Galego a retornar a suplência. Os Democratas de Cansanção praticamente descartam a idéia de nova eleição, enquanto o cigano já pensa em um plano mais alto, candidatar-se a deputado.

Zé Galego, 40 anos, pode se dizer que é o retrato da realidade cigana, mantém seus costumes, sua cultura e sotaque. Óculos esporte, costeleta, dentes revestidos em ouro, bem característico de sua origem, recebeu o Calila Noticias que lhe propôs uma entrevista, ele prontamente aceitou.

CN - Galego como você entrou na disputa para concorrer a uma vaga de vereador?

Zé Galego – Veja só minha candidatura nasceu de um nada, eu comecei a ajudar o povo há oito anos, ai começaram a dar "bom dia vereador Zé Galego", nessa brincadeira virei vereador e continuo ajudando as pessoas.

CN – E a idéia de se candidatar a deputado, pode ser colocada em pratica?

Zé Galego - Hoje em tenho um sonho em candidatar a deputado, fizeram uma pesquisa e eu tirei 21% amigo, hoje me sinto muito orgulhoso em ser um vereador e peço aos meus amigos ciganos se um dia eu precisar sair como candidato a deputado eu conto com a ajuda deles. Em Cansanção abraçaram a causa, espero conseguir isso também em nível de estado.

CN – Mas o fato de ser cigano, que muitas pessoas descriminam, tem fama de violento, ser agiota, isso é verdade?

Zé Galego - tem uns que é verdade, tem uns que é mentira. Zé Galego foi uma brincadeira que se tornou realidade. Como disse o governador Jaques Wagner, ele foi candidato pensando que ia para o segundo turno, e tirou em primeiro lugar, foi assim a minha política, foi uma brincadeira que virou verdade. Eu tive em Cansanção 514 votos e pra se ter essa quantidade em Cansanção é muita estrada. Eu sozinho, com a cara, com a coragem, sem dinheiro, com as roupas bonitas eu conquistei os 514 votos.

CN - Você vem de barracas né Zé e foi parar em Cansanção foi assim?

Zé Galego - Já andemos muito, vim de Senhor do Bonfim e hoje vivo com muito orgulho na minha Cansanção, juntamente com meu prefeito Riso e meus colegas vereadores.

CN – Você é agiota?

Zé galego - Hoje não agioto mais, antes eu fazia isso não vou mentir. Mas tudo que eu tinha eu ajudei o povo antes de ser político. Eu possuía um caminhão, um corsa zerado, tinha uma casa, uma fazenda muito boa. Mas depois que o povo passou a me chamar de meu vereador tudo que eu tinha eu daria para ser um vereador. Eu levantava 4 horas da manhã para fazer caminhada e o povo me saudava, "bom dia vereador Zé Galego", ai eu disse pra meu pai, "pai, hoje eu sou um candidato a vereador" ele disse, "não meu filho, você só tem 80 votos". Eu respondir a ele “pai eu tenho mais serviço prestado que dinheiro.

CN – Puxamos o assunto de uma pessoa bastante conhecida entre todos os ciganos, pela sua amizade, sua liderança, o saudoso Derisvaldo, assassinado em Coité a pouco mais de dois anos.

Zé galego que foi este homem para a comunidade cigana?

Zé Galego - Vixe rapaz, nesse momento como você me arrepiou, arrepia também toda população de Coité. Me emociono ao falar do nome de um tio de minha esposa que eu gostava demais, e pra lhe dizer a verdade o povo de Coité ficou muita sentido.Era uma pessoa muito boa que ajudava muito o povo e a perca foi muito grande, a gente nunca esquece de sua amizade.

Os colegas do grupo da situação aproavam a atuação de Zé Galego na Câmara e junto ao grupo do 25. "Zé galego tem um trabalho destacado e estamos unidos pra ajudar no crescimento", destacou Cirilo Damasceno.

O ex-prefeito Ari de Almerindo considera uma pessoa bastante lutadora, iniciou na vida publica e vem fazendo um trabalho bastante proveitoso. Nelson, outro vereador o considera muito fiel e tem um mandato muito participativo. Nota 10 é um herói.

Com esse entusiasmo o vereador Zé Galego pensa numa posto mais alto para ajudar Cansanção e região nordeste do estado, elegendo-se deputado em 2010.

I seminário estadual "Mulheres no Poder fazendo a diferença" em Salvador A proposta do encontro é empoderar as mulheres e construir uma estratégia qu











I seminário estadual "Mulheres no Poder fazendo a diferença" em Salvador

A proposta do encontro é empoderar as mulheres e construir uma estratégia que contribua para o aumento da representação feminina nos espaços de poder.

A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia realiza nesta quinta (26) e sexta-feira (27) de novembro, no Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador, o I Seminário Estadual sobre participação política das mulheres.

Com o tema "Mulheres no Poder Fazendo a Diferença", o evento vai reunir prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras de todo o estado. A atividade tem como objetivos criar um intercâmbio entre as mulheres que participam do executivo e legislativo, analisar os caminhos de empoderamento trilhado por elas até chegarem a esses cargos, fazer um balanço das dificuldades enfrentadas no exercício dos mandatos, além de trocar informações sobre projetos, ações e manejo do orçamento público na perspectiva de gênero.

"A proposta do encontro é empoderar as mulheres e construir uma estratégia que contribua para o aumento da representação feminina nos espaços de poder e com a implementação das políticas públicas para esse segmento", afirma a deputada Neusa Cadore, presidente da Comissão. A programação do encontro inclui debates sobre cotas e reforma política, técnica legislativa, orçamento e gênero, os desafios da gestão pública, entre outras temáticas.

O evento tem a parceria de todos/as os/as parlamentares que fazem parte do Colegiado, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (Neim/UFBA), da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), da SEPROMI (Secretaria Estadual da Promoção da Igualdade Racial), da Universidade do Estado da Bahia e das secretarias dos partidos políticos.

Os números da participação política ainda são desafiadores. No Brasil existem apenas 45 deputadas federais (8,78%) num universo de 513 cadeiras. No Senado, são 10 senadoras de um total de 81 (12,33%), percentual abaixo da média do mundo, que gira em torno de 17,6%. Na Bahia, são 10 deputadas estaduais no universo de 63 assentos e 46 prefeitas de um total de 417 municípios.

A iniciativa da Comissão visa fortalecer as mulheres ocupantes de cargos políticos para que elas possam qualificar a sua atuação e garantir políticas públicas que contemplem a igualdade de gênero. Dessa forma, a comissão pretende estimular a criação de um fórum permanente de mulheres ocupantes de cargos eletivos no estado.

A Comissão dos Direitos da Mulher é composta pelos/as deputados/as, Ângela Souza, Álvaro Gomes, Eliana Boaventura, Eliedson Ferreira, Fátima Nunes, Marizete Pereira, Pedro Alcântara, Maria Luiza Carneiro, Virgínia Hagge, Yulo Oiticica. A atividade tem como parceiros o NEIM- Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher, a UNEB - SPM/PR (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), a SEPROMI e as secretarias dos partidos políticos.

PROGRAMAÇÃO:

A proposta do encontro é empoderar as mulheres e construir uma estratégia que contribua para o aumento da representação feminina nos espaços de poder.

A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia realiza nesta quinta (26) e sexta-feira (27) de novembro, no Hotel Sol Vitória Marina, em Salvador, o I Seminário Estadual sobre participação política das mulheres.

Com o tema "Mulheres no Poder Fazendo a Diferença", o evento vai reunir prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras de todo o estado. A atividade tem como objetivos criar um intercâmbio entre as mulheres que participam do executivo e legislativo, analisar os caminhos de empoderamento trilhado por elas até chegarem a esses cargos, fazer um balanço das dificuldades enfrentadas no exercício dos mandatos, além de trocar informações sobre projetos, ações e manejo do orçamento público na perspectiva de gênero.

"A proposta do encontro é empoderar as mulheres e construir uma estratégia que contribua para o aumento da representação feminina nos espaços de poder e com a implementação das políticas públicas para esse segmento", afirma a deputada Neusa Cadore, presidente da Comissão. A programação do encontro inclui debates sobre cotas e reforma política, técnica legislativa, orçamento e gênero, os desafios da gestão pública, entre outras temáticas.

O evento tem a parceria de todos/as os/as parlamentares que fazem parte do Colegiado, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher (Neim/UFBA), da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), da SEPROMI (Secretaria Estadual da Promoção da Igualdade Racial), da Universidade do Estado da Bahia e das secretarias dos partidos políticos.

Os números da participação política ainda são desafiadores. No Brasil existem apenas 45 deputadas federais (8,78%) num universo de 513 cadeiras. No Senado, são 10 senadoras de um total de 81 (12,33%), percentual abaixo da média do mundo, que gira em torno de 17,6%. Na Bahia, são 10 deputadas estaduais no universo de 63 assentos e 46 prefeitas de um total de 417 municípios.

A iniciativa da Comissão visa fortalecer as mulheres ocupantes de cargos políticos para que elas possam qualificar a sua atuação e garantir políticas públicas que contemplem a igualdade de gênero. Dessa forma, a comissão pretende estimular a criação de um fórum permanente de mulheres ocupantes de cargos eletivos no estado.

A Comissão dos Direitos da Mulher é composta pelos/as deputados/as, Ângela Souza, Álvaro Gomes, Eliana Boaventura, Eliedson Ferreira, Fátima Nunes, Marizete Pereira, Pedro Alcântara, Maria Luiza Carneiro, Virgínia Hagge, Yulo Oiticica. A atividade tem como parceiros o NEIM- Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher, a UNEB - SPM/PR (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), a SEPROMI e as secretarias dos partidos políticos.

PROGRAMAÇÃO:

Funcionário da Embasa que recebeu prêmio do Estado se diz realizado pelo trabalho social que executa


Os prêmios foram entregues aos 20 vencedores, sendo dez para o Boas Práticas e dez para o Servidor Cidadão.

O servidor público Raimundo Carlos Santos de Oliveira, 33 anos, natural de Riachão do Jacuípe, vive momentos de alegria pelo reconhecimento de seu trabalho. Ele na condição de funcionário da Embasa concorreu ao prêmio promovido pelo Governo do Estado que premia servidores que prestam serviços sociais, paralelo ao trabalho.

Peninha como é conhecido, havia recebido das mãos do governador Jaques Wagner na Fundação Luiz Eduardo Magalhães no dia 17 de novembro o prêmios Servidor Cidadão e no sábado (21), perante o seu povo em Riachão do Jacuípe foi convocado novamentepor Wagner para subir ao palanque onde foi apresentado pelo extraordinário trabalho que vem sendo prestado pela sua iniciativa. Peninha realiza ano a ano o "São João sem fome", através de campanha de arrecadar alimentos para distribuir para as famílias carentes. Segundo ele, aproveita o período de suas férias na embasa para se dedicar a este trabalho.

Os prêmios foram entregues aos 20 vencedores, sendo dez para o Boas Práticas e dez para o Servidor Cidadão. “Estamos premiando ações bem sucedidas, com resultados palpáveis, tanto voltadas para boas práticas na gestão pública quanto para o voluntariado, de pessoas que levam o servir à população baiana para a sua vida, para dentro de suas casas", afirmou o secretário da administração, Manoel Vitório. Ele ressaltou que esta ação faz parte de uma série de medidas de valorização do servidor público que vêm sendo implantadas pelo Governo do Estado, desde a reestruturação e destravamento das carreiras, e o sistema estadual de negociação, passando por ações voltadas para a saúde ocupacional, pré-aposentadoria, entre outras.

Servidor Cidadão - Em sua sétima edição, o Prêmio Servidor Cidadão emocionou a platéia com as ações de voluntariado desenvolvidas pelos servidores estaduais. O primeiro lugar ficou com Jacimário Alves da Silva, professor de História e Artes da Secretaria de Educação no município de Ourolândia. Ele conseguiu não só estimular os alunos do colégio estadual onde atua, como toda a cidade e circunvizinhança, na promoção de arte e cultura dentro do Projeto MARCO (Movimento de Arte, Educação e Cultura de Ourolândia).

Em segundo lugar foi premiado o projeto do assessor de execução orçamentária da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública, Marcelo Peixoto de Almeida, que, por meio da capoeira, está permitindo a inclusão social de 230 crianças e adolescentes no bairro Vale das Pedrinhas.

A Biblioteca Hugo Meregalli, no bairro de Sete de Abril, foi a ação premiada em 3º lugar. O equipamento foi implantado por meio da iniciativa da agente administrativa da Conder, Neide Barreto Nascimento, que consegui reunir mais de 2 mil títulos que são consultados por 400 pessoas por mês.

O escrevente de cartório do Tribunal de Justiça, José Jorge Souza, ficou em 4º lugar, com o trabalho que realiza junto à Associação Cultural e Beneficente Antonio Pedreira Barbosa, em Gongongi, Ele considerou a realização do prêmio muito importante, não somente pelo reconhecimento aos funcionários, “mas por divulgar as ações que as pessoas humanas fazem”. A Associação também foi escolhida, entre as cinco primeiras colocadas, para receber uma premiação especial de R$ 10 mil. Já a professora aposentada Vera Lúcia Xavier, da Secretaria da Educação, ficou com o 5º lugar com a sua atuação no Lar do Vovô, que atende 24 idosos em Seabra.

Receberam Menção Honrosa, os servidores Edenilda Magalhães Rodrigues, da Secretaria da Educação, com o "Projeto Vivenciando Valores na Comunidade", em Guanambi; Suzana Arboinm Freire Figueiredo, assistente social da Setre, com o "Projeto Manjedoura", de Morro do Chapéu; Raimundo Carlos Santos de Oliveira, assistente de saneamento da Embasa, com o Projeto "São João sem fome", em Riachão do Jacuípe; Maria Isabel Carvalho de Almeida, professora da Secretaria da Educação, com o projeto Grupo da Terceira Idade "Animação com Cristo", em Capim Grosso; e Genilson Sousa dos Santos, primeiro sargento da Polícia Militar - Corpo de Bombeiros, com o projeto "O Bombeiro, Escola da Vida", em Salvador.

Em sua sétima edição, o Servidor Cidadão registrou 71 inscrições. A escolha dos trabalhos está baseada no reconhecimento de ações voluntárias de cunho social realizadas por servidores estaduais, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, o estímulo à cultura e a capacitação profissional e educacional no âmbito da comunidade baiana. Os vencedores receberam a seguinte premiação: R$10 mil para o 1º lugar; R$ 7 mil para o 2º; R$ 5 mil para o 3º; R$ 3 mil para o 4º, e R$ 2 mil para o 5º lugar. Os classificados entre o 6º e o 10º lugar recebem um prêmio de R$ 1 mil cada, a título de menção honrosa.

Por: Raimundo Mascarenhas


Indicar esta matériaIndicar Adcionar aos favoritosFavoritos Definir como página incialHome Comentar Versão para impressãoImprimir

Comentários

Data: 25/11/2009 - 13:13:32
Nome: Roseane Mascarenhas
Cidade: iachão do Jacuipe
E-mail: rosem@hotmail.com
Comentário:
estar de parabens, é um orgulho para nós jacuipenses saber que existe servidores que fazem além de seus deveres..Parabens Peninha
Ultimas de Bahia Clique para ir ao edtorial e ver todas.
Clique para ir ao edtorial e ver todas.

publicidade


Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
1

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Clima de despedida na foto oficial do Vasco em São Januário


Jogadores, comissão técnica e dirigentes mostram bom humor mesmo sob forte calor. Logo após os cliques, grupo treinou na Colin


O clima de despedida era evidente na manhã desta quarta-feira, em São Januário. Jogadores, comissão técnica e dirigentes do Vasco fizeram a foto oficial do título de campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a taça na mão e o acesso à Primeira Divisão garantido, o time vai cumprir tabela no próximo sábado, contra o Ipatinga, no interior de Minas Gerais, pela última rodada da competição.
Márcio Iannacca/GLOBOESPORTE.COM
Todo o grupo do Vasco posa para foto do título de campeão da Série B 2009

Apesar do fim da temporada, os jogadores mostraram bom humor mesmo sob o forte calor que castigava São Januário. Carlos Alberto e Fernando aproveitaram para brincar com alguns membros da comissão técnica. Enquanto eles tiravam fotos à parte do elenco, os dois brincavam com a pose dos profissionais.

Após a foto oficial, o técnico Dorival Júnior fez questão de convocar o chefe da segurança Luiz Henrique Mesquita e o supervisor Bruno Coev para tirarem uma foto com a comissão técnica. Os dois foram importantes durante toda a temporada. O primeiro por fazer parte de todas as viagens do grupo em 2009. O outro por ser um dos responsáveis pelas melhorias do Vasco-Barra.

Logo após o evento, os jogadores iniciaram o treinamento em São Januário. Dorival vai escalar um time de reservas na partida diante dos mineiros.

Corintianos fazem fila em busca de ingressos para duelo com Flamengo







Começou na manhã desta quarta-feira a venda de ingressos para o clássico entre Corinthians e Flamengo, jogo deste domingo, às 17h (de Brasília), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.



A carga total de bilhetes é de 26 mil. Para os associados do programa Fiel Torcedor os ingressos estão disponíveis para compra e assim permanecerão até às 23h59min desta quarta.

Remédio abortivo é vendido ilegalmente pela internet

G1 constata venda de Cytotec pelo correio, após conversa no MSN.
Medicamento é proibido no Brasil desde 1998.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

* A-
* A+

Ampliar Foto Foto: G1 Foto: G1
G1 recebeu abortivo pelo correio: em uma caixa de plástico de CD vieram quatro comprimidos de Cytotec e um quinto que não pôde ser identificado (Foto: G1)

Medicamentos abortivos de venda proibida no país, que podem até levar à morte de quem consome, podem ser comprados facilmente pela internet e têm, inclusive, propagandas em sites de relacionamentos, segundo relatos de internautas e conforme constatou reportagem do G1.



Leia também:

- Triplica em 2009 número de presos no país por venda ou distribuição de remédio ilegal

- 'Me contorcia muito e chegava a gritar', diz adolescente que abortou


Na segunda-feira da semana passada, 16 de novembro, o G1 entrou em contato por e-mail e por MSN com uma mulher, após encontrar no seu perfil no site de relacionamentos Orkut relatos de pessoas que compraram dela o Cytotec – um dos nomes comerciais do misoprostol, substância abortiva. Nas mensagens, adolescentes e mulheres jovens agradeciam pelo fornecimento do remédio.


O misoprostol serve para induzir o parto em mulheres com dificuldades para ter dilatação e para expulsar fetos presos no útero após abortos naturais. Desde 1998, a comercialização para o público em geral é proibida no Brasil – há permissão exclusivamente para uso hospitalar. Atualmente, uma única empresa brasileira detém autorização do governo federal para fabricar e comercializar o misoprostol.


A reportagem manteve contato por dois dias com uma pessoa que dizia vender o medicamento. O valor era de R$ 370 por quatro comprimidos de Cytotec e um de mifepristone, outro abortivo. Na quarta-feira, dia 18, o depósito foi realizado. No sábado, dia 21, o medicamento foi entregue pelo correio.


Em uma caixa plástica de CD vieram quatro comprimidos de Cytotec, fabricado pela indústria farmacêutica Pfizer, e um quinto que não pôde ser identificado – a palavra na embalagem recortada termina em "ida". É possível deduzir que é nacional, devido à inscrição "genérico".


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela fiscalização e regulação dos medicamentos no país, o governo tem conhecimento da irregularidade e atua para combater a fraude.


"O Cytotec entra geralmente pela fronteira seca do país, pelo Paraguai e pela Argentina. O Cytotec, nesses países, é de venda livre. No Brasil, foi proibido e passou a ser utilizado para fins abortivos. (...) Entram no país por contrabando, geralmente formiguinha", explica o chefe de inteligência da Anvisa, Adilson Batista Bezerra.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dieta de desintoxicação reduz estragos das festas de fim de ano
















Logo depois das festas de fim de ano é comum muitas pessoas adquirirem peso, desde um, dois, até seis, sete, quilos ou mais. Uma dica para perder o excesso de peso é procurar um especialista, seja um endocrinologista ou um nutricionista. Assim, através de uma avaliação nutricional, ele poderá elaborar um planejamento alimentar adequado a cada caso, levando em conta objetivos imediatos e de longo prazo.

“É sempre bom lembrar que dietas de exceção ou mágicas não funcionam a longo prazo. Devem ser usadas por períodos curtos e por pessoas que não tenham problemas específicos que contra indiquem a dieta (grávidas, idosos, doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes, etc.)”, aconselha Wilmar Jorge Accursio, médico endocrinologista e nutrologo.

Segundo ele, a redução do estrago das festas de fim de ano passa uma dieta de desintoxicação, por 5 ou no máximo 7 dias, que poderá eliminar de um a três quilos. Uma dieta de desintoxicação saudável pode ser a base de frutas e vegetais, associada a pouca proteína de baixa caloria:

Dieta desintoxicante

A) 1 copo de leite desnatado ou Iogurte dietético, pela manhã;

B) 1 file de frango ou de peixe por dia (almoço ou jantar);

C) 10 frutas por dia , para comer ou ingerir com sucos, a qualquer hora do dia;

D) Vegetais e frutas à vontade , crus ou cozidos , bem temperadinhos, a qualquer hora do dia - exceções: batata , mandioca , beterraba;

E) Duas barrinhas de cereais por dia;

F) Tomar 2 litros de água, chá ou limonada, sem açúcar por dia.

Fonte: Wilmar Jorge Accursio é , médico endocrinologista e nutrologo É diretor do Centro de Estudos de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento (Sobrae).

Ex-diretor da Agerba é preso por corrupção


O ex-diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Antonio Lomanto Netto, foi preso na manhã desta terça-feira (24) em Salvador por corrupção após operação da Polícia Civil.

Lomanto é acusado de comandar o esquema, de utilização da Agerba para efetuar fraudes para concessão de linhas intermunicipais cobrando propina de empresários. Os donos das empresas entram no inquérito como os corruptores do esquema ilegal de concessões.

Antônio Lomanto Netto foi diretor a Agerba por 36 meses. O órgão promove atividades de regulação, concessão, controle e fiscalização dos serviços públicos relacionados a transporte público, além de distruibição de gás, entre outras atribuições. O acusado de corrupção deixou o cargo em agosto deste ano.O ex-diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Antonio Lomanto Netto, foi preso na manhã desta terça-feira (24) em Salvador por corrupção após operação da Polícia Civil.

Lomanto é acusado de comandar o esquema, de utilização da Agerba para efetuar fraudes para concessão de linhas intermunicipais cobrando propina de empresários. Os donos das empresas entram no inquérito como os corruptores do esquema ilegal de concessões.

Antônio Lomanto Netto foi diretor a Agerba por 36 meses. O órgão promove atividades de regulação, concessão, controle e fiscalização dos serviços públicos relacionados a transporte público, além de distruibição de gás, entre outras atribuições. O acusado de corrupção deixou o cargo em agosto deste ano.

Garotinha coiteense concorre a participação em novela da Globo

A estudante vai concorrer a um pré comercial de creme dental infantil e uma participação na gravação de uma novela da Rede Globo em 2010.

Liliane Rocha, 10 anos, estudante da 5ª série da Escola Zulmira Torres, bairro Nordeste de Amaralina, filha de Vanessa Rocha de Santana, 30, natural do distrito de Salgadália - Conceição do Coité, há quase um ano, mãe e filha não pensam em outra coisa que não seja o chamado para ingressar na carreira de garota propaganda ou mesmo numa participação de uma novela da rede Globo no próximo ano. A garota foi descoberta por uma agência de modelos de Maringá no Paraná, a DLM que fez um projeto Pró-Guetho nas favelas de Salvador.

Segundo Vanessa, tudo começou em Março de 2008, quando foram selecionadas 150 crianças de bairros periféricos, iniciou os preparativos para os testes e em janeiro deste ano, (2009), aconteceu à seleção e sua filha ficou entre as dez primeiras colocadas, visando testes de Record , Globo e outras emissoras. Na categoria de 9 a 14 anos, Lilianne ficou em 2º lugar. “Um orgulho para Conceição do Coité ” relata a mãe que vem enfrentando essa maratona de viagens para o sul do pais sem recursos financeiros. “Meu problema maior é dinheiro para meu deslocamento, pois a menina já é da agência e tem tudo garantido, mas eu não posso deixar de acompanhá-la. Já estou devendo R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos), procurei a prefeitura de Coité para me dar uma força e não conseguir, mas não vou abaixar a cabeça, pois é uma oportunidade que estou tendo de projetar minha filha e se Deus quiser agora em Dezembro estaremos viajando para São Paulo para a ultima etapa do concurso e tenho certeza que vai dar certo”. Acredita Vanessa.

A estudante vai concorrer a um pré comercial de creme dental infantil e uma participação na gravação de uma novela da Rede Globo em 2010.

As informações foram passadas para o Calila Noticias na sexta-feira (20) na Praça Castro Alves, na ocasião em que o presidente Lula participava das comemorações ao Dia da Consciência Negra. O repórter Valdemí de Assis ao encontrar com o secretario de Relações Institucionais do Governo Wagner, Rui Costa, falou da dificuldade que a mãe da criança vem encontrando para conseguir a passagem para São Paulo, Rui pediu que procurasse Paulo César, chefe de gabinete da sua secretaria para tentar encontrar uma forma de contribuir para esta necessidade.

Por: Raimundo Mascarenhas

Pesquisa indica os dez municípios mais violentos do Brasil.Três são na Bahia

Brasília - Dez municípios de um total de 266 com mais de 100 mil habitantes foram considerados os principais no país em risco de violência que pode levar à morte jovens de 19 a 24 anos de idade.

Os dados constam de pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em parceria com o Ministério da Justiça, Instituto Sou da Paz, Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção ao Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud). A pesquisa é inédita e seu objetivo é determinar o Índice de Vulnerabilidade Juvenil.

"A pesquisa derruba determinados mitos, como por exemplo o de que a situação mais vulnerável é a do Rio de Janeiro. A gente tem essa impressão, mas não é”, disse o ministro da Justiça, Tarso Genro, que participou da divulgação.

Sem menosprezar a gravidade da violência no Rio ele disse que a questão mais grave está em áreas do Nordeste, onde existem indicadores sociais baixos, com pouca aplicação de recursos em segurança pública e poucas políticas preventivas. Tarso destacou, porém, que agora isso pode começar a mudar com a adesão de dezenas de cidades dessa região ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Os municípios citados estão fora do eixo Rio-São Paulo. São eles: Itabuna, Camaçari e Teixeira de Freitas, na Bahia; Cabo de Santo Agostinho e Joboatão dos Guararapes, em Pernambuco; Serra e Linhares, no Espírito Santo, além de Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR) e Governador Valadares (MG).

A pesquisa também detectou os municípios com menor índice de vulnerabilidade dos jovens: São Carlos, Bauru, Franca e São Caetano do Sul, em São Paulo; Juiz de Fora, Poços de Caldas e Divinópolis, em Minas; Bento Gonçalves (RS), Jaguará do Sul (SC) e Petrópolis (RJ).

Disputa de espaço político entre Laurinho e Ninho marcou visita do governador a Riachão do Jacuipe

O governador Jaques Wagner (PT) esteve sábado (21), na cidade de Riachão do Jacuipe e ouviu do prefeito Lauro Falcão, conhecido por Dr. Laurinho (PMDB), o compromisso que ele será o candidato a governador mais votado no município.

Depois que a aliança entre petistas e peemedebistas foi rompida na Bahia, Riachão do Jacuipe, foi uma das primeiras cidades visitadas pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, quando, a convite do prefeito Laurinho, participou da inauguração do Mercado Municipal.

Ao contrário da visita de Geddel, o prefeito fez um discurso de valorização e agradecimento ao governador Wagner pelas obras realizadas no município e afirmou que já esteve diversas vezes com o governador e "ouvir o senhor (governador) dizer que seu gabinete não é balcão de negócio e sim um lugar para discutir o desenvolvimento da Bahia", falou.

15/08/09 - Inauguração em clima de comício movimenta aniversário de Riachão do Jacuipe

Laurinho disse que o governador Wagner é um governo diferente, pois gosta de trabalhar e "não há dúvida, o senhor será candidato a governador mais votado da história do município". Afirmou ainda que "o secretário de infraestrutura, João Leão, esta promovendo mudança na história política desta terra".

Após o ato publico, onde o governador assinou a ordens de serviço para recuperação de trecho da BA-120, ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Pedras Altas e autorizou o início das obras de implantação de um sistema simplificado de abastecimento de água na zona rural do município, Wagner foi almoçar na residência do prefeito, onde conversou por dez minutos a sóis em uma sala reservada.

Este comportamento do prefeito, a visita de Wagner a sua residência e o esquecimento de incluir na relação das pessoas que são citadas pelo governador no final do discurso, não agradaram ao vereador José Nivaldo Cordeiro Carneiro (PRB), conhecido por Ninho Moto Boy.

07/09/09 - Wagner só tem apoio de um vereador em Riachão

Ninho disse ao CN que foi procurado no dia anterior pelo chefe do cerimonial e com ele visitou e convidou representantes da sociedade civil para o ato e ficou acertado que o nome de todos seriam lembrados pelo locutor oficial. "Não ficamos satisfeito com fomos tratados, pois nós comemos sal e levamos poeiras na primeira hora, conforme o governador Wagner costuma falar", desabafou.

o vereador falou ainda, que não acredita na hipótese do prefeito Laurinho votar com Wagner, pois durante a inauguração do mercado com a presença de Geddel, criticou bastante o governador. "Mas, caso o prefeito vote realmente em Wagner, eu vou votar com Paulo Souto", concluiu o vereador.

Assumindo a candidatura da reeleição de Wagner, o prefeito fecha sua chapa, desta forma, com candidatos de três partidos diferentes, numa demonstração de como as legendas têm cada vez menos importância no cenário político brasileiro, pois tendência votar em Tonha Magalhães (PR), para deputada federal, Emério Resedá (PDT), para deputado estadual e Wagner para governador (PT).

19/09/09 - Prefeitura de Riachão do Jacuipe lança programa de calçamento nos bairros

Obras em Riachão do Jacuípe - O trecho da BA 120 que será restaurado liga os municípios de Riachão do Jacuípe e Serra Preta e possui 42,2 quilômetros de extensão. Nele serão realizados os serviços de pavimentação em tratamento superficial simples e construção e recuperação de obras d´arte. O investimento de R$ 5,8 milhões irá beneficiar 1,5 milhão de pessoas e melhorar o tráfego diário de aproximadamente mil veículos, além do escoamento da agropecuária regional,declarou Leão, secretário de Infraestrutura.

A ampliação do sistema de abastecimento de água de Pedras Altas irá beneficiará 172.204 habitantes de 20 municípios e dezenas localidades. O investimento do Governo do Estado será de R$ 36,3 milhões. Entre os serviços que serão realizados estão à implantação de 45 quilômetros de linha de transmissão; 1.643 m de tubulação para adutora de água bruta; estações elevatórias e de tratamento, entre outros.

O sistema simplificado atenderá a localidade de Onça e contará com aparelho dessalinizador. O investimento de R$ 80 mil beneficiará 150 pessoas.

Sem mencionar as questões políticas, o governador Wagner limitou a falar da importância das obras e dos recursos que serão investidos, destacando a ampliação do sistema de abastecimento de água, "Água é vida. Por isso, sempre faço questão de reforçar meu orgulho com obras deste tipo, que fazem com que a população nunca mais precise beber água salobra", comentou Wagner, informando que até o momento cerca de 2 milhões de pessoas já foram beneficiadas com o Programa, que já perfurou 1,6 milhão de poços artesianos e construiu 35 mil cisternas.

Santo Estevão - Antes de Riachão do Jacuipe, o governador Jaques Wagner inaugurou onze quilômetros da BA491, que liga o município de Santo Estevão ao lago da Barragem de Pedra do Cavalo, que foram recuperados, recebendo um Tratamento Superficial Simples (TSS).

Também foi entregue a população a reforma do principal ponto turístico de Santo Estevão na beira do rio Paraguassú. O espaço ganhou dois quiosques flutuantes e um mirante. ?Essas intervenções vão proporcionar a população de Santo Estevão a oportunidade de passar um dia de lazer com a família. A estrada facilitou o acesso e a infraestrutura deixou o lugar ainda mais agradável", disse o governador Jaques Wagner.

Ao todo foram investidos R$ 1 milhão e a obra foi toda executada pelo Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba). O secretário de Infraestrutura, João Leão, explicou que dessa forma o estado gasta menos. "Nós usamos nossos engenheiros e máquinas, sai muito mais barato que fazer uma licitação e contratar uma empresa privada. Isso é resultado do trabalho sério que estamos fazendo de reequipar o Derba", concluiu.

Bebê é salvo pela solidariedade

24/11/2009 às 00:18
| ATUALIZADA às 07:33 | COMENTÁRIO (0)
Bebê é salvo pela solidariedade

Marcelo Brandão e Içara Bahia*, do A TARDE
Arestides Baptista / Agência A TARDE
PMs levaram o bebê para o Hospital Roberto Santos
PMs levaram o bebê para o Hospital Roberto Santos

>>Confira galeria de fotos do resgate

Abandonado à própria sorte, à margem da Avenida Luís Eduardo Magalhães, um bebê recém-nascido, ainda com o cordão umbilical e placenta, nasceu duas vezes nesta segunda-feira. Deixado para morrer em local deserto, pouco após o parto, o bebê foi salvo graças à boa vontade de heróis anônimos do cotidiano.

O quadro de saúde do bebê, até a madrugada desta terça, era grave. Ele ocupa uma encubadora na unidade semi-intensiva neonatal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). O recém-nascido chegou à unidade com parada cardiorrespiratória, apresentando hipotermia (temperatura corporal baixa) e hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue). Pela tarde, sofreu uma segunda parada. Segundo os médicos, o bebê chegou ao hospital com menos de uma hora de vida, pesando apenas dois quilos e com sinais de prematuridade.

Caixa de papelão - O gari José Euclides varria o canto da calçada, na Avenida Luís Eduardo Magalhães, ontem pela manhã, quando, em torno de 9 horas, avistou uma caixa de papelão, deixada numa ribanceira, próxima a um matagal do 19º Batalhão de Caçadores (19BC), ao lado de um prato de barro comumente usado em oferenda de fiéis do candomblé. Ele se deparou com um recém-nascido dentro da caixa, envolto em um lençol ensanguentado.

José Euclides acenou para o primeiro carro da polícia que passou pelo local. O agente do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de prenome Ivan acionou a Central de Telecomunicações da Polícia pelo rádio do carro. Instantes depois, a equipe de reportagem de A TARDE, que passava pelo local casualmente, resolveu verificar o que estava acorrendo. Ao saber que se tratava de um recém-nascido e que ele ainda respirava, os jornalistas resolveram pedir socorro à central do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Enquanto uma ambulância não chegava, a médica Ana Gabriela Lyrio, da central de regulação do Samu, passava a um repórter por telefone as orientações para manter o bebê vivo. Ela pediu que tentasse manter a criança aquecida, usando um pano seco, para que ele não morresse de hipotermia. A essa altura, várias guarnições da Polícia Militarjá tinham chegado no local e o grupo de curiosos começava a aumentar.

Um motociclista se prontificou a desembrulhar o rescém-nascido do lençol. Com ajuda do mototaxista Valnei Barreto Moura e do soldado PM Edson Santos Pedreira, o desconhecido retirou o bebê do pano ensaguentado, tirou a camisa que estava vestido e enrolou o neném. Assim que o bebê foi retirado do lençol, abriu berreiro como se estivesse nascendo novamente e emocionou a todos.

O policial carregou o recém-nascido até o carro, sendo então levado para o Hospital Geral Roberto Santos, no bairro do Cabula.

Heróis anônimos - O motociclista que tomou a iniciativa de resgatar o bebê foi embora sem esperar reconhecimento. O gari José Euclides apenas retomou o trabalho, voltando a varrer a avenica em silêncio. José Euclides não quis sequer revelar o nome para equipe de A TARDE, que precisou telefonar para a empresa de limpeza pública Jotagê para descobrir a identidade do funcionário. Ele é pai e trabalha há cerca de seis anos na Jotagê. Quando perguntado sobre a sua mais recente condição de herói, ele, sem dar muita importância, voltou ao trabalho.

O soldado PM Edson Pedreira, que também ajudou no resgate do bebê, tem quatro filhos, e disse que pensou até em adotar o recém-nascido que ajudava a salvar. “Quando nós desenrolamos o bebê do lençol e ele começou a chorar, eu fiquei muito emocionado. Tenho 21 anos na polícia e nunca presenciei uma situação dessa”, admitiu o militar, lotado na Ronda Escolar.

O mototaxista Valnei Moura, outro que participou do resgate do recém-nascido, faz ponto no final de linha da Fazenda Grande do Retiro.

C

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Banda Djavu: o Watergate do tecnobrega DJ Leo, DJ David, a cidade de Belém e o estado do Pará contra a Banda Djavu. Conheça a verdadeira história por

DJAVU

Banda Djavu: o Watergate do tecnobrega

Banda Ravelly

Rubi é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) cuja cor é causada principalmente pela presença de crômio. Rubi é uma das principais aparelhagens de Belém, criada nos anos 50 pelo Dj Orlando Santos e que hoje anima as festas de tecnobrega. Rubi, ou Extremeçe Rubi, como era originalmente chamada, é a música de trabalho do disco de estreia da Banda Ravelly. No decorrer deste ano, esta música causou intensos debates sobre o que é cover e o que é roubo, além de ser a responsável pela popularização do tecnobrega no sudeste.

Tudo começou em 2007, quando DJ Gilmar da Aparelhagem Rubi pediu que os DJs Leo e David compusessem uma música nova para ser executada em suas festas. A cantora oficial da dupla era Viviane Batidão, mas como sua prima Vanda estava em dificuldades, separada do marido e com filho pra criar, pediu que a chamassem para a tarefa. Assim nasceu Rubi, no barraco da dupla de DJs, na periferia de Santa Isabel, interior do Pará, ao custo de R$ 200,00.

No intuiuto de ajudar a moça em dificuldades, mais e mais músicas foram sendo gravadas, como Meteoro, Maciota Light e Atração Pittbull e outras, que quando começaram a acontecer Belém, motivaram a criação da Banda Ravelly, nome inspirado no pseudônimo que Vanda usava desde o tempo em que era vocalista da banda de forró Caicó, em Fortaleza, com os DJs Leo e David mandando ver nas bases.

Com a banda emplacando e fazendo shows, a grana começou a entrar, Vanda reatou com seu marido Max Sandro, que se encontrava exilado no Recife e contrataram Flávio para empresariá-los. Como em diversos casos já ocorridos no meio artístico em que o sucesso comercial atiça a ambição, começaram a ocorrer discussões com relação ao percentual de participação dos lucros entre as partes envolvidas e Max Sandro, devido ao fato de já ter aprendido a fazer as bases, achou por bem e conveniente dar um pé na bunda de Leo e David, justamente a dupla de compositores.

Paralelamente, há mais de dois mil quilômetros de distância, sem relação nenhuma com o fato e absolutamente do nada, as músicas começaram a fazer sucesso nos camelódromos do norte da Bahia. Dois empresários de Capim Grosso, Geanderson e Paulo Palcos, resolveram contratar a Banda Ravelly para uma série de shows. Ligaram para o Pará, acertaram tudo com Max Sandro e começaram a trabalhar na divulgação. Foi então que a famosa borboleta, que quando bate asas na Argentina causa tufões na China, deu as caras na história. O empresário Flávio pegou o chip do celular de Max Sandro, colocou em seu Nokia e passou a receber as ligações.

Banda Djavú

Em Senhor do Bonfim, a pouco mais de 100 Km de Capim Grosso, os radialistas do programa Zueira Legal tiveram a mesma idéia, uma turnê da Banda Ravelly pela região, ligaram para o Pará e desta vez quem atendeu foi Paulo, que por um erro crasso de comunicação interna, não sabia que sua banda já tinha sido contratada para a tarefa e fechou negócio. Numa bela manhã, Paulo Palcos acorda e vê sua cidade entupidas de cartazes anunciando os shows que seriam promovidos, olha só! Por seu concorrente.

Ao ligar para fazer a reclamação, recebe um tachativo "azar o seu, já fechamos com o Zueira Legal". Como Paulo Palcos é um cara meio, digamos assim, rude em suas maneiras de lidar com as intempéries da vida, resolveu sacanear os caras e montar uma banda que tocasse as mesmas músicas, do mesmo jeito e partir para a briga com a banda que lhe deu calote. Tudo foi feito às pressas. Chamou Nádila para os vocais, escalou Juninho Portugal, que não sabia tocar nem triângulo em forró de pé de serra como DJ de mentirinha e seu sócio Geanderson para os vocais.

Uma dúzia de gostosas de Capim Grosso completaram a formação da maior falcatrua da história musical brasileira.

O que se sucedeu foi um duelo digno dos maiores enxadristas entre as duas bandas, que saíram em turnê paralelamente pelo sertão nordestino. O xeque mate, por parte da Djavu, começou a ser arquitetado quando Paulo Palcos começou a fazer uso de todo o seu talento para o “Marketing Esquema Novo”: a gravação de um DVD. Abrindo um show da Banda Calypso, fizeram a gravação em um evento que foi um fracasso absoluto, mas que serviu para confirmar que imagem é tudo. A filmagem foi tão as pressas que, no vídeo, pode-se ver bandeirosas marcas feitas com esparadrapo no palco, porque as dançarinas ainda não tinham aprendido a coreografia correta.

Habituado a negócios escusos, Paulo Palcos não encontrou nenhuma dificuldade em largar o "master" do DVD na mão do alto escalão do mercado pirateiro de São Paulo. Em pouquíssimo tempo, as músicas estouraram num dos maiores de fenômenos de sucesso em massa de nossa história recente. O problema é que em sua vingança contra a Banda Ravelly, Paulo Palcos e Geanderson passaram o rodo em Belém e gravaram as melhores músicas da cena local, sacaneando meio mundo de gente e se comportando como se fossem suas.

Naturalmente que o pessoal de Belém chiou, gritou, berrou, mas a distância geográfica que encarece as turnês os deixou em tremenda desvantagem e quando a própria banda Ravelly desceu para tocar em São Paulo, foi acusada de ser uma cópia da Djavu. Nas comunidades do Orkut as discussões logo começaram a pegar fogo e mais uma vez a quadrilha encabeçada por Paulo Palcos foi esperta. Criaram dezenas de fakes que jogavam gasolina na fogueira, uns criticando e outros detonando a Djavu, o que só fez aumentar a curiosidade das pessoas, aumentando exponencialmente a quantidade de downloads.

Banda De Javu

Que fique bem claro aqui que a questão nem é que eles tenham roubado as músicas, afinal no norte e nordeste, direitos autorais não costumam ser muito respeitados. A questão é o sucesso a qualquer preço, obtido a fórceps por meio de meios escusos. As falcatruagens de Paulo Palcos já estão se tornando conhecidas no meio. Para não perderem uma aparição na TV, deram um cano em um show em Sorocaba que levou a multidão a destruir palco, equipamento e camarins.

Outra coisa que Palcos costuma fazer é denegrir a imagem de bandas mais bem estruturadas que a dele, para a produção de eventos de apresentações coletivas, para que a sua Djavu não tenha concorrente de peso e se sai como a grande banda da festa. Trocar nomes de músicas nas legendas de seus DVDs para driblar o ECAD é outra técnica recorrente. A lista de delitos é enorme e não ficarei cansando o leitor com elas.

A cara de pau dos usurpadores é tão grande que, em entrevista a um telejornal local da Bahia, Juninho Portugal declarou que o que eles fizeram foi pegar o Melody de Belém e acrescentar um tempero baiano. Tempero baiano? Só se for o orifício circular corrugado, localizado na parte ínfero-lombar da região glútea de Vossa Excelência. No som em si, não há nada de diferente e se há, é a batida extremamente brocochô e repetitiva que soa como se viesse de um teclado furreba qualquer. Quem está habituado a escutar o Melody de Belém, se recusa a escutar este genérico degenerado.

Mas infelizmente o sucesso da Djavu foi fulminante. Até porque as músicas foram selecionadas a dedo e a Djavu se comportava como se fossem suas. Logicamente que os desavisados acharam a banda sensacional e os fãs se multiplicaram, os shows começaram a lotar e em pouquíssimo tempo estavam na mídia e ricos, podres de ricos. O faturamento mensal da banda gira em torno de R$ 3 milhões. Assim, passaram a agir legalmente comprando músicas em Belém, de gente que, devido a necessidade financeiras diversas, trairam a cena local entregando os cordeirinhos ao lobo, fazendo o monstro atingir proporções tais que uma vingança ficou aparentemente inviável.

Falei aparentemente porque ela veio, adicionando o elemento comédia a esta história policial e de onde menos se esperava. Ele, o pilantra do bem, o anarcocapitalista da música popular, futuro candidato a deputado federal pelo estado de Rondônia e que em um de seus DVDs se diz mais poderoso que Bin Laden e mais gostoso que Brad Pitt: DJ Maluco.

DJ Maluco (à frente)

Ele já tem há anos uma banda que faz algo semelhante a Djavu: vive de fazer cover, o Bonde do Forró, só que nunca escondeu ser uma cópia. Um dos vocalistas, por exemplo, é um clone melhorado do Bruno da dupla Bruno & Marroni. Como a especialidade do DJ Maluco são falcatruagens construtivas, o que sua banda faz é divulgar o forró no sul do país. O Bonde do Forró é um sucesso e até DVD gravado em Barretos eles têm.

DEJAVU DO BRASIL

A banda De Javu do Brasil é a cópia da cópia, que busca dar uma lição à "Djavu"

E como diabos o DJ Maluco conseguiu vingar os paraenses? Criando o fake do fake, a cópia da cópia: a Banda De Javu do Brasil, acertando a grafia do termo francês e inserindo músicos de verdade. Mais rápido ainda do que os falsários baianos, deslocou a vocalista Anne Lis, do Bonde do Forró, com larga experiência vocal e com um séquito de fãs já estabelecido, gravou sete músicas, mandou fabricar mais de 200 mil discos, criou site oficial, twitter, facebook, o diabo, assim como uma biografia falsa que dizia que o disco era o Volume 5 e mandou o release pra meio mundo de gente.

Quase todo mundo caiu na pegadinha e atualmente DJ Maluco está estufando ainda mais seu bolso de dinheiro, enquanto empresários diversos contratam sua banda para shows, comprando, no caso, lebre por gato. Isso porque a cópia da cópia ficou melhor que a cópia. O groove amazonense da música Rubi da De Javu do Brasil arrasa com aquele sonzinho fuleiro dos baianos. Acrescente-se que ele gravou uma versão de Beat It, de Michael Jackson, e deu uma de mestre, uma versão do hit Pocker Face de Lady Gaga, que de tecnobrega não tem nada, mas desce redondo nos ouvidos ainda não acostumados à batida de Belém no sul do país. Um Cavalo de Tróia, por assim dizer.

Segundo DJ Maluco, quando a Djavu perder o processo por plágio, afinal a cidade de Belém inteira é testemunha contra eles, a sua banda ficará como a original. Como essa história irá acabar é algo que nem Nostradamus seria capaz de conceber. Se isso acabar em morte, não ficarei surpreso, porque saiu no jornal local do Pará que Gabi Amarantos, vocalista da Banda Tecnoshow, foi ameaçada por telefone por ser uma das mais ferrenhas denunciantes do plágio. Inclusive essa novela ganhou agora outro ator peso pesado, a Rede Record. Como incluíram uma música da Djavu na novela Bela A Feia, simplesmente cortaram Gabi Amaranto quando, num programa recente, ela começou a fazer denúncias. Cabuloso isso tudo, muito cabuloso.

Gabi Amaranto

Rola até um boato muito forte de que Gugu Liberato é um dos sócios ocultos de Paulo Palcos. De um cidadão que tem falsos sequestradores em seu currículo, não seria de admirar que esse boato fosse real. De fato, fontes seguras afirmam que um diretor do alto escalão da Rede Record é sócio do esquema. Após inúmeras tentativas, consegui falar por telefone com o cidadão que, naturalmente, negou tudo. Aparentemente, ele atendeu o telefone pensando que eu queria contratar sua quadrilha para uma apresentação, pois ficou muito nervoso quando eu citei a questão do plágio e disparou uma avalanche de explicações e declarações que, posteriormente checadas, eram todas falsas. A única verdade que ele falou nos cinco minutos de ligação, foi seu nome de batismo, Marinho Silva Campos.

O mais revoltante nessa história toda é que Leo e David, os dois meninos humildes de Santa Isabel do Pará, continuam sem receber um centavo pelo mérito de serem autores de alguns dos maiores sucessos de 2009 e continuam morando no seu casebre que necessita de reforma urgente, pois cada vez que vem as tradicionais enchurradas amazonenses, tem uma parede lá que ameaça desabar. A Banda Ravelly, que praticamente negou tijolo quando a dupla de DJs foi pedir ajuda para a supracitada reforma, espero que tenha seu castigo com a publicação deste esforço de reportagem.

Quanto à Banda Djavú, muito provavelmente o nocaute, o dia que em que os meliantes beijarão a lona, virá no round em que os artistas paraenses em peso descerem para São Paulo. Quero só ver a Djavu ter que concorrer com nomes como AR-15, Viviane Batidão, Gangue do Eletro, Banda Elektra e a própria Ravelly e Tecno Show, que já estão com as malas prontas.

O Hermano Vianna sonhava em ver o tecnobrega ser descoberto primeiramente por um gringo, para depois aterrissar por aqui. Nosso intrépido antropólogo deve estar nesse momento "pre-té-ri-to" ao ver seu tesouro musical nas páginas policiais e nos tribunais. É Hermano, como vovó já dizia, a língua é o chicote da bunda.

Por Timpin

Timoteo "Timpin" Pinto fala de ritmos populares de uma maneira sem preconceitos e com o respeito que eles merecem, tanto aqui quanto em seu blog.