sábado, 3 de dezembro de 2011

Pé de Serra: Peça teatral “Irmandade” faz sucesso na Bacia do Jacuípe

image Irmãs Da Glória e De’Lurdes têm comportamento atrapalhado

Trata-se da narração da história de duas ex-freiras, Da Glória e De Lurdes, que vem fazendo sucesso e dando o ar da graça em suas apresentações em todo o Território da Bacia do Jacuípe.

“Irmandade”: a Comédia; o título da peça já anuncia seu teor de irreverência, pois traz uma mistura cômica do profano-religioso e revela na performance dos artistas Elias Márcio e Clécio Santana um humor bastante critico.

A Comédia

As irmãs Da Glória e De’ Lurdes apresentam um comportamento bastante atrapalhado e irreverente, um tanto “enroladas”. De Lurdes, desvairada, sobrevive dando depoimentos de sua passagem pelo convento. Da Glória, autora de livros e professora de música, para sobreviver faz palestras sobre “MPB”, Música Pornográfica Brasileira.

Segundo os atores e diretores de teatro de Pé de Serra, Clécio Santana e Elias Márcio, a idéia surgiu a partir da existência dos personagens já idealizados por ambos. “Da Glória e De Lurdes já existia em nossas cabeças, um belo dia resolvemos escrever o roteiro, o que resultou na comédia, explica Márcio.

Irmandade contraria o ponto de vista de Teatro, do grego théatron, em que teatro está ligado ao culto das divindades e com o objetivo de exaltar a glória e o poder das mesmas; ao contrário, Irmandade revela em seu humor uma crítica a determinadas práticas religiosas, além da crítica a outras questões sociais, como a produção de determinadas músicas brasileiras.

Porém, Irmandade vem correspondendo fielmente ao objetivo do espetáculo grego: “apresentar uma situação e despertar sentimentos no público’’.

“Já assisti a todas as apresentações de Irmandade, apesar do texto ser o mesmo, a cada apresentação observo novos detalhes. Além disso, os artistas sempre inovam na interpretação. Irmandade faz bem pra minha alma”, disse José Fernandes, diretor de Cultura do Município de Pé de Serra e fã da peça.

Apresentações

Além de cidades de outras regiões, a peça já foi apresentada em quase todo o Território da Bacia do Jacuipe, como Baixa Grande, Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Gavião, dentre outras, que já conferiram o espetáculo.

Até o fim do ano os artistas estarão levando Irmandade para Salvador. Pelo sucesso da última apresentação, retornarão às cidades de Riachão do Jacuípe, Pintadas, Pé de Serra, Conceição do Coité e Gavião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário