quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Riachão: Chuvas voltam com trovões e relâmpagos e alegram a população




A barragem sobre o Rio Jacuipe foi encoberta pelas águas Com alegria a região do sisal recebeu as chuvas desta semana. No sábado (10), o forte calor, que chegou a picos de 40 Cº, denunciava o que já era esperado.

No final da tarde de domingo (11), por volta das 18h, uma forte chuva caiu sobre Riachão do Jacuipe e região, e logo em seguida os trovões e relâmpagos começaram. Durante cerca de 3 horas choveu ininterruptamente na cidade; só por volta da meia noite que a chuva ficou mais fraca.



No começo da manhã da segunda-feira voltou a chover, desta vez bem mais forte. “Parecia pedra no telhado, foi muita água de uma vez só”, disse o senhor Caula, morador da Rua Manoel Mascarenhas, que há um ano sofreu com uma tromba d’água onde varias casas foram invadidas.



Neste ano, segundo os moradores, não houve grandes transtornos e eles receberam a chuva com muita alegria. Já os fabricantes de tijolos de barro à beira do Rio Jacuipe olharam o céu meio apreensivos, pois as fortes chuvas trouxeram água à vazão do rio, onde, caso suba muito o nível, o prejuízo é certo.



“Já perdi aqui quase R$3.000,00 de tijolo na ultima cheia que teve, e pior que não temos a quem recorrer. O prejuízo fica todo com a gente, tem de começar tudo do zero de novo”, disse o senhor Marquinhos, dono de olaria.



Barragem enche



Na barragem grande sobre o rio Jacuipe, a água já passa por cima do paredão, algo que fazia meses não era visto. Com isso, o forte calor de sábado e domingo levou muita gente a buscar o lazer e se refrescar nas águas da "piscina", mas o ar e os comentários nas mesas entre as pessoas era de trovoada nos dias seguintes.



Mas a surpresa veio antes e pegou muitos banhistas ainda na barragem. Com o temporal, as águas do Jacuipe já quase cobrem a "piscina" usada nos fins de semana para o banho.



E a previsão era de mais chuvas até esta quarta-feira, já que o tempo permaneceria instável. Após as máximas de quase 40º graus do fim de semana, Riachão segue agora entre 26º e 28º graus nos próximos dias com chuva a qualquer hora, segundo os meteorologistas.



Colaboração de Alana Adrielle

Nenhum comentário:

Postar um comentário