terça-feira, 22 de junho de 2010

21/06/2010 17:17:31 CALILA NOTÍCIAS Aroeira realiza 16º Forró Jegue


Faz parte do São João de Aroeira o tradicional Forró Jegue. Uma festa que surgiu a partir de uma brincadeira de amigos e se tornou referência na região.

Com o desenvolvimento dos transportes o jegue vem deixando de ser um animal de grande utilidade no sertão. No distrito de Aroeira a 17 km de Conceição do Coité, ele tornou-se estrela. Todos os anos no domingo da semana de São João, a comunidade realiza o seu Forró Jegue. Para quem só ouve falar é algo muito estranho, mas para os jegueiros como são chamados quem participa da festa, é o momento mais esperado das comemorações juninas.

A cada ano o jegue ganha um título, ele já foi médico, professor, presidente e na 16º edição do forró ele foi putão. Segundo os organizadores do evento o jegue de fato é "putão" então, nada mais justo do que denomina-lo como tal.

A autenticidade é a maior característica da festa. As músicas são compostas pela comunidade, é um evento sem fins lucrativos e a cada ano recebi um número maior de pessoas. "É um forró onde quem participa uma vez não perde mais". Afirma moradora.

Mesmo sendo uma festa de camisa ela é aberta. O jegue junto com a carroça é decorado e saem pelas ruas do povoado levando o som com as músicas compostas para o forró. As pessoas vão atrás da carroça dançando e tomando a tradicional batida de Aroeira. Pelo crescimento do evento esse ano não foi mais possível usar a carroça, optaram por um mini-trio, com direito a som ao vivo. O cantor Tinho Mascarenhas e Edimilson, cantavam as músicas dessa e das outras edições do forró.

Simbolicamente a batida de Aroeira sai da própria árvore. Já que a festa inicia em frente a casa do vereador Edevaldo, um dos organizadores do evento e também compositor das músicas.E em frente a sua residência tem uma Aroeira, de onde sai a batida. È feita uma encanação de forma muito misteriosa e a batida sai pela torneira que fica na árvore.

Outra grande curiosidade é que muitas pessoa preferem tomar a bebida em um penico, com direito a salsicha dentro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário