quarta-feira, 9 de junho de 2010

JACOBINA:Nova barragem de rejeitos da Yamana Gold já está em funcionamento


PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 09 Junho 2010 18:28

Nova barragem de rejeitos construída pela Yamana Gold em Jacobina

Engenheiro da Pimenta de Ávila Consultoria e Luis Fregadoli, diretor de Meio Ambiente da Yamana Gold

Já está funcionamento a nova barragem para contenção dos rejeitos provenientes das atividades de beneficiamento da Jacobina Mineração e Comercio, empresa do Grupo Yamana Gold, que nos últimos anos tem adotado uma política voltada à recuperação do passivo ambiental gerado pela exploração do ouro no município de Jacobina.

Segundo Luis Fregadoli, diretor de Meio Ambiente da Yamana Gold, a nova barragem é construída usando o sistema de talude, numa jusante com aproximadamente 55 m de altura, sendo que o reservatório de rejeitos ocupa uma área com aproximadamente 34 hectares. A barragem é dotada de um sistema de monitoramento composto por piezômetros e um medidor de vazões a jusante, além de um canal extravasor.

A antiga barragem de rejeitos da JMC entrou em atividade no ano de 1982, quando a empresa era de propriedade da Mineração Morro Velho S/A e recentemente chegou a sua capacidade máxima pela quantidade de material armazenado.

Luis Fregadoli, que também coordena o programa SYG – Sistema de Gestão Yamana – informa ainda que a JMC conta, permanentemente, com os serviços de consultoria de um engenheiro ambiental, que faz todo o monitoramento da nova barragem de rejeitos.

Em Jacobina, a Yamana Gold é responsável por um complexo de cinco minas: Canavieiras, Itapicuru, João Belo, Morro do Vento e Basal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário