domingo, 9 de maio de 2010

Riachão: equipe do Saúde em Movimento começa atender neste domingo














































Durante o período de atendimento do Saúde em Movimento, o Hospital João Campos não terá atendimento em outras áreas, devendo voltar suas atividades normais no dia 25.

Uma carreata, seguida de concentração em frente ao prédio da Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuipe, marcou o ato de implantação e apresentação dos profissionais que fazem parte do programa saúde em movimento, que estará atendendo aos municípios do território do Jacuipe no período de 09 á 22 de maio.

Acompanhado pelo prefeito Lauro Falcão (PMDB), pelos vereadores integrantes do governo municipal, a carreata percorreu as avenidas principais da cidade e ao chegar em frente à Câmara, os 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros e auxiliares, desceram dos ônibus e receberam "as boas vindas".

Segundo Rogério Brito, um dos coordenadores, o programa Saúde em Movimento, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que leva ações resolutivas de saúde e a população do território terá acesso ao diagnóstico e ao tratamento de vários problemas oftalmológicos. "Nossa previsão é que sejam atendidas 20 mil pessoas e realizadas três mil cirurgias", previu Brito.

O atendimento será no Hospital Regional João Campos das 06h ás 18h. O HRJC sofreu as adequações necessárias para os atendimentos que serão realizados e foram colocados todos os equipamentos para que a população possa ser atendida.

De acordo com o médico Gilson Ney, diretor do HRJC, que também é vice-prefeito, esta é uma oportunidade impar para cuidar da saúde visual do povo e "nós do Hospital João Campos fizemos de tudo, facilitamos tudo que foi necessário, para o sucesso do programa em Riachão do Jacuípe", falou Ney.

Segundo a secretária de Saúde, Núbia Leite, serão disponibilizados 49 tipos de procedimentos, a exemplo de cirurgias de catarata e pterígio, consultas médicas e exames como tonometria e fundoscopia, serviços considerados de baixa oferta no estado e os atendimentos poderão ser agendados pelo 0800.724.6565 ou na sede da Secretaria.

Riachão do Jacuipe é o 9º município do Estado a ser atendido pelo programa Saúde em Movimento e desde que foi implantado em outubro de 2009, já superou 140 mil atendimentos, com atenção especial para os alunos do programa Todos Pela Educação (Topa) a detecção, o diagnóstico e o tratamento de vários problemas de saúde.

Segundo o suplente de vereador e diretor do Hospital Municipal, José Ramiro Filho, o fato de Riachão do Jacuípe ser contemplada, é o resultado de um trabalho feito com responsabilidade pela equipe do prefeito Lauro Falcão.

Para a diretora regional da 2ª DIRES, Iraci Leite, a comunidade deve se articular, afim de que todas as pessoas que necessitam do atendimento possam chegar até o local montado para o programa, considerado por ela, um dos mais importantes do governo do Estado.

O vereador Célio Roberto Silva Brito (PHS), conhecido por Celinho da Saúde, líder do governo na Câmara, destacou, dentre tantas vantagens do programa, o atendimento mais perto do cidadão, pois "nós estamos constantimente levando pacientes para Feira de Santana e Salvador e neste momento, estes atendimentos serão realizados aqui (Riachão do Jacuípe), diminuindo o sofrimento de quem já sofre bastante por não enxergar bem", destacou.

Durante o pronunciamento, o prefeito Lauro Falcão lembrou do médico João Campos, que faleceu a mais de duas décadas e "certamente se aqui estivesse, estaria muito feliz com este programa", lembrou Laurinho, como é conhecido o prefeito.

"Não é fácil amanhecer o dia e não vê a luz do sol. Creio que durante estes dias muitos vão ter a alegria de voltar a enxergar ou melhorar suas visões", afirmou o prefeito. Segundo ele, o programa é estadual, porém a prefeitura firmou uma parceria e está investindo mais de R$ 100 mil.

Por: Valdemí de Assis/fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário