sexta-feira, 14 de maio de 2010

MST ocupa pela terceira vez uma Fazenda em Gavião
















Trabalhadores rurais sem-terra voltaram a invadir a fazenda Tropical em Gavião, na tarde de quarta-feira (12). A área pertence aos herdeiros do fazendeiro, conhecido por Dão Dentista, que morava em Riachão do Jacuípe e foi morto há quatro anos.

De acordo com um dos líderes do movimento, conhecido por Zé Meneses, a propriedade não cumpri sua ação social e não é utilizada por aqueles que dizem serem donos. A fazenda foi ocupada por 100 famílias e no seu interior estão mais de 150 pessoas integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que já ocuparam a fazenda três vezes e todas às vezes foram retiradas através de mandatos judiciais, fixando seus barracos próximos á cancela do principal acesso a terra.

Os trabalhadores lutam pela aquisição desta área de terra há quinze meses e disseram a equipe do CN que já foram ameaçados diversas vezes, inclusive na noite de 12 de dezembro, tiveram os barracos incendiados.

O clima de tensão que vivi esta área é do conhecimento do INCRA e da CDA, segundo informações de um trabalhador que solicitou para não ser identificado. "Nós não vamos desistir", afirmou o integrante do MST. A Fazenda fica no Km 103 da BR 324, lado de quem segue de Nova Fátima para Gavião.

Os trabalhadores passaram todo dia de quinta-feira (13), armando seus barracos na frente da casa sede e muitos deles ocuparam as cocheiras dos animais, a casa do vaqueiro e a sede, pois estavam todas com as portas arrombadas. "Nós não arrombamos nada. Estava tudo aberto", garantiu uma senhora do movimento.

Eles se animam cantando os seus tradicionais sambas brasileiros, cantigas de rodas e são acompanhados por um sofoneiro, também, membro do MST.

Membros da família dos proprietários da terra estiveram na manhã de quinta-feira na delegacia de Gavião, onde registraram a ocupação e o delegado esteve no local, conversou com os trabalhadores, porém eles disseram que deixam a fazenda só com mandato judicial.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário