quarta-feira, 30 de junho de 2010

TV Irecê será inaugurada oficialmente nesta quarta-feira

Tamanho da fonte: Decrease  font Enlarge  font
image Atores da série Ó Paí Ó irão participar da inauguração.

Acontece nesta quarta-feira, às 17h, a inauguração oficial da TV Irecê. O evento será realizado na sede da emissora.

Autoridades municipais, dirigentes do projeto Rede Jovem, alunos e os atores Liu Aryson e Tânia Toco (o travesti Iolanda e Neuzao da série televisiva Ó Paí Ó) participarão da inauguração.

Após o descerre da placa inaugural haverá um coquetel para convidados na AABB.

Projeto

O projeto de televisão escolar está funcionando desde março deste ano e beneficia 200 alunos da rede pública, com renda familiar média de até meio salário mínimo, entre 16 e 24 anos. Eles têm aulas de português, inglês e oficinas de Roteiro, Edição, Fotografia, Técnica de Áudio, Produção para TV e Vídeo, Interpretação, Direção e Figurino.

A TV Irecê é financiada pela Secretaria Estadual de desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com a Prefeitura Municipal, e é coordenada pela ONG Ação Pela Cidadania.

Durante o curso, os alunos recebem gratuitamente todo o material didático e uma bolsa-auxílio de R$ 130. A TV Irecê integra a Rede TV Jovem, que conta ainda com a TV Pelourinho, Itamaraju e Curuzu. Este ano, eles coordenaram a transmissão, ao vivo pela Internet, do Arraiá das Caraíbas e receberam no estúdio montado na Praça do São João grandes nomes da música popular brasileira como Elba Ramalho e Alcymar Monteiro.

S. Francisco do Conde: Vazamento de óleo em mangue ameaça caranguejos

Tamanho da fonte: Decrease  font Enlarge  font
image Vazamento de óleo atinge área de manguezal (Foto: Ilustração)

A fazenda fica à margem da Baía de Todos os Santos e a área atingida está perto do Rio do Engenho.

Um vazamento de óleo atinge uma área de manguezal em uma fazenda que fica em São Francisco do Conde, a 65 km de Salvador, e pode ter sido causado por equipamentos da Petrobras. As informações são da TV Bahia.

Segundo o dono da fazenda, Mário Ribeiro, ele procurou o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Petrobras quando o problema começou, há 20 dias, mas depois de uma vistoria feita pelas duas instituições nada aconteceu.

A fazenda fica à margem da Baía de Todos os Santos e a área atingida está perto do Rio do Engenho. Segundo Ribeiro, o óleo já polui o mague, que tem várias espécies de caranguejos.

No local, a Petrobras tinha uma estação que recebia o óleo da Baía, mas foi desativada em 2002. Desde então, a empresa paga aluguel pela ocupação do espaço, mas não opera mais por lá. De acordo com Ribeiro, tubulações cruzam toda a propriedade. "Acredito que seja um duto que esteja aí carregado de óleo, abandonado pela Petrobras, e ele com a corresão (...) está vazando esse óleo".

A assessoria do IMA informou que até a próxima semana fica pronto o resultado da vistoria realizada na fazenda. Segundo o órgão, o mesmo problema já havia ocorrido em 2008, quando a Petrobras foi notificada e multada, além de ser obrigada a recuperar a área, o que não teria feito. Já a assessoria da Petrobras disse que a situação de 2008 já foi resolvida, com a recuperação feita, e que irá limpar e recuperar a área atual. A empresa também diz que notificou a Agência Nacional do Petróleo e que o que causa o vazamento é tanto o vandalismo quanto o roubo de peças.

Motorista fica quase três horas preso na cabine de um caminhão em Itabela

image Motorista saiu ileso, mas só foi retirado com ajuda de guincho.

O motorista Ademilson Costa de Farias, 43 anos, saiu ileso de um acidente impressionante, registrado por volta das 5h da manhã desta terça-feira (29).

Ele ficou quase três horas preso nas ferragens de um caminhão com placa de Rio Bananal (ES), que tombou na BR-101, cinco quilômetros após a cidade de Itabela.

Equipes do SAMU e da Polícia Rodoviária Federal tiveram dificuldade para removê-lo da cabine, o que só possível depois da chegada de um guincho.

O motorista estava vindo do Espírito Santo, transportando tomate e pimentão, quando perdeu o controle da direção em uma curva. A pista estava molhada, o que pode ter contribuído para o desastre. Parte da carga foi saqueada por moradores das imediações.

Enquanto tomava soro, o caminhoneiro se manteve consciente e respondia aos médicos. Ele, inclusive, chegou a pegar o telefone celular e telefonar para familiares. Ademilson foi levado para o Hospital Geral de Eunápolis.

Elano está fora do jogo contra a Holanda e é dúvida no resto da Copa

Tamanho da fonte: Decrease  font Enlarge  font
image "Estou pedindo para Deus. Pedindo força", afirmou Elano.

O meia Elano está fora do jogo contra a Holanda, na próxima sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo e ainda é dúvida para o restante da competição, revelou o médico da seleção brasileira, José Luis Runco.

Emocionando e com olhos marejados, Elano participou da entrevista ao lado de Runco no Randpark Golf Club, em Johanesburgo. "Estou pedindo para Deus. Pedindo força, olhando para os companheiros. Sou muito otimista. Passei tanta dificuldade na minha vida e essa é mais uma pedra na minha frente. Ficar triste, para baixo, não vai ajudar em nada. Estava programado para mim, por isso aconteceu", lamentou Elano.

O meia sofreu uma entrada do marfinense Tioté no segundo jogo da fase de grupos, pouco depois de marcar o terceiro da seleção naquela vitória. Saiu da partida e passou a treinar separadamente dos companheiros. Apesar das declarações otimistas dos dias posteriores, Elano não pôde jogar contra Portugal, Chile e, agora, contra a Holanda. Um exame de imagem revelou um edema ósseo.

"É tratar e pedir ajuda para o papai do céu", disse Runco. "Elano teve uma evolução muito boa, ele nos passava isso e fomos colocando carga de trabalho. No domingo antes do jogo, me disse que tinha algo que incomodava. Na segunda, trabalhou fisicamente e ontem iniciou trabalho visando a partida de sexta. Quando forçou, de novo queixou-se do incômodo e aí resolvemos fazer uma exame de imagem."

"Temos um edema no osso, não é fratura. Clinicamente não tem nenhum sinal de incapacidade, mas no momento em que exija a desaceleração, incomoda. Ele está tratando. Pode levar alguns dias, algumas semanas, um mês. Vai ficar pelo menos até o final desta semana fazendo trabalho físico sem impacto e a cada dia vamos ver como vai evoluir. O osso está inchado por dentro. O tratamento é tirar o impacto. Tenho esperança de tê-lo já na próxima semana, mas não é sistemático", explicou Runco.

O médico alegou que o tratamento foi feito como deveria, clinicamente e de acordo com o histórico do jogador. Depois, seguindo o incômodo, é que foi definido fazer o exame mais apurado.

"É só para explicar", começou Elano. "Quando aconteceu o problema, tive uma melhora, me sentia melhor para treinar. Por isso não tomamos nenhuma decisão antes. Fizemos um exame só agora."

"Quando comecei minha preparação, coloquei como o objetivo principal da minha vida. Faria de tudo para fazer as coisas boas dentro de campo. Meu começo foi espetacular. Nesse momento, tenho o mesmo pensamento positivo de melhora. Tenho gente que se preocupa comigo, isso me fortalece, tenho certeza que vou melhorar e estar pronto para ajudar a seleção", completou o meia.

O médico da seleção falou também sobre os casos de Felipe Melo e Julio Baptista, que saíram com lesões da partida contra Portugal.

"Eles vão para o campo, vão treinar. Não posso afirmar que vão ser liberados. Devagarzinho vamos passando as informações", explicou.

Governo entrega novas ambulâncias para 234 municípios

Mais 234 municípios baianos serão beneficiados com ambulâncias de suporte básico, que serão entregues, na próxima quinta-feira (1º), às 9h, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no estacionamento do órgão, no Centro Administrativo da Bahia.

Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça as ações da assistência básica e renovação da frota. Todas as ambulâncias, que são da marca Ford, modelo Courier, estão equipadas para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Cada uma tem custo estimado em R$ 55 mil.

Esta é a terceira vez que a Saúde entrega ambulâncias. Em março do ano passado foram 162 veículos novos. Em julho 60 ambulâncias de suporte básico beneficiaram 59 municípios.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Segundo dia de festa no Arraiá do Monte Alegre em Mairi

Nesta quinta-feira, dia 24 de junho, segundo dia de festa em Mairi, no Araiá de Monte Alegre. As bandas Um Desejo a Mais e Swing Novo, se apresentaram no Trio Elétrico na Praça J.J. Seabra. A Banda Swing Novo da cidade de São José do Jacuípe animou a galera do Bloco Só Bebê.
Banda Um Desejo a Mais
Banda Swing Novo
Bloco Só Bebê
Galera do Bloco Só Bebê na Praça J.J. Seabra
Banda Cangaia de Jegue no palco principal na Av: Senhor do Bonfim

São João de Mairi 2010 - Arraiá do Monte Alegre

Local do evento: Avenida Senhor do Bonfim
Primeiro dia de festa do Arraiá do Monte Alegre com apresentações culturais, quadrilhas, trança fitas e a entrega do troféu Luiz Gonzaga. As rádios Viva Voz Fm, 89, 7, www.vivavozfm.com.br/ e Mairi Fm, 104, 9, www.mairifm.com.br/ estão transmitindo o São João de Mairi ao vivo.
Público presente no primeiro dia de festa, nesta quarta-feira, 23 de junho.
Zezinho da Ema, foi a primeira banda que se apresentou no palco principal.
Banda Mel com Pimenta
A banda Mel com Pimenta, foi a última banda a se apresentar no palco neste primeiro dia de festa no Arraiá do Monte Alegre.

E nesta quinta-feira tem mais;

Dia 24/06/10
Às 17:00 horas, Trio Elétrico com a Banda Swing Novo puxando o Bloco Só Bebê.

No Palco principal
Cangaia de Jegue
Arrasta Tú
Paraíba do Acordeon
E Sampainho do Acordeon no palco pequeno.
0 comentários

Brasil vence Chile e enfrentará a Holanda na sexta-feira, pelas quartas de final.

Juan, Luís Fabiano e Robinho marcaram os gols do Brasil na vitória de 3 a 0 sobre o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Juan abriu o placar de cabeça aos 34 minutos do primeiro tempo e Luís Fabiano ampliou quatro minutos depois. No segundo tempo, Robinho desencantou aos 14 minutos, marcando o primeiro dele na Copa. Na sexta-feira, a seleção enfrenta a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo. A partida ocorre às 11h (horário de Brasília).

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Seleção de Baixa Grande x Gavião Kyikatêjê Futebol Clube Pará

Gavião Kyikatêjê Futebol Clube, primeiro time indígena profissional do Brasil, oficializado na CBF em agosto do ano passado e conhecido por sua participação na segunda divisão do campeonato paraense.
A Seleção Indígena jogará contra a Seleção Baixagrandense, no sábado, dia 17 de julho de 2010, as 15h30min, no Estádio Municipal Amado Ferreira da Silva, na cidade de Baixa Grande.

Clique aqui e veja algumas fotos e confira mais informações sobre o time indígena

terça-feira, 22 de junho de 2010

MIRANGABA: Seu Maxixe abre hoje o Arraiá do Riachuelo


PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 22 Junho 2010 09:06

Banda Seu Maxixe é uma das atrações hoje em Mirangaba

A banda Seu Maxixe, considerada por muitos o fenômeno do sertanejo baiano, faz show inédito hoje em Mirangaba, a partir das 22 horas, na Praça do Forró, na abertura do Arraiá do Riachuelo 2010.

Com menos dois anos de formada, a Banda Seu Maxixe já desponta como uma febre em Salvador e várias cidades brasileiras e é difícil encontrar quem não já tenha suas canções na ponta da língua. O último sucesso, a música HD (cego, surdo e mudo) é uma das músicas mais tocadas nas rádios baianas.

Hoje, portanto, Seu Maxixe deve carregar uma multidão até Mirangaba.

21/06/2010 17:17:31 CALILA NOTÍCIAS Aroeira realiza 16º Forró Jegue


Faz parte do São João de Aroeira o tradicional Forró Jegue. Uma festa que surgiu a partir de uma brincadeira de amigos e se tornou referência na região.

Com o desenvolvimento dos transportes o jegue vem deixando de ser um animal de grande utilidade no sertão. No distrito de Aroeira a 17 km de Conceição do Coité, ele tornou-se estrela. Todos os anos no domingo da semana de São João, a comunidade realiza o seu Forró Jegue. Para quem só ouve falar é algo muito estranho, mas para os jegueiros como são chamados quem participa da festa, é o momento mais esperado das comemorações juninas.

A cada ano o jegue ganha um título, ele já foi médico, professor, presidente e na 16º edição do forró ele foi putão. Segundo os organizadores do evento o jegue de fato é "putão" então, nada mais justo do que denomina-lo como tal.

A autenticidade é a maior característica da festa. As músicas são compostas pela comunidade, é um evento sem fins lucrativos e a cada ano recebi um número maior de pessoas. "É um forró onde quem participa uma vez não perde mais". Afirma moradora.

Mesmo sendo uma festa de camisa ela é aberta. O jegue junto com a carroça é decorado e saem pelas ruas do povoado levando o som com as músicas compostas para o forró. As pessoas vão atrás da carroça dançando e tomando a tradicional batida de Aroeira. Pelo crescimento do evento esse ano não foi mais possível usar a carroça, optaram por um mini-trio, com direito a som ao vivo. O cantor Tinho Mascarenhas e Edimilson, cantavam as músicas dessa e das outras edições do forró.

Simbolicamente a batida de Aroeira sai da própria árvore. Já que a festa inicia em frente a casa do vereador Edevaldo, um dos organizadores do evento e também compositor das músicas.E em frente a sua residência tem uma Aroeira, de onde sai a batida. È feita uma encanação de forma muito misteriosa e a batida sai pela torneira que fica na árvore.

Outra grande curiosidade é que muitas pessoa preferem tomar a bebida em um penico, com direito a salsicha dentro.

Quatro pessoas morreram na tragédia da BR 324, dentre elas uma mulher de Santaluz

21/06/2010 17:41:40
CALILA NOTÍCIAS


Quatro pessoas morreram na manhã de segunda-feira (21), em um acidente que envolveu dez veículos na altura do quilômetro 527,2 da BR-324, em Feria de Santana, sentido Salvador, próximo a Fábrica da Nestlé.

Outras oito pessoas ficaram feridas na colisão, foram encaminhadas e socorridas no Hospital Geral Cleriston Andrade, em Feira de Santana.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu quando uma caçamba, p/p JNW 8037, licença de Feira de Santana, carregado com ração atingiu um veículo de passeio onde viajavam José Ailton de Melo, de 37 anos, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Feira de Santana, o adolescente Antônio Carlos da Silva Alves, 17 anos e Maria Roselene Alves, mulher de José Ailton. O adolescente era irmão de Roselene Alves e todos morreram no local.

As três vítimas fatais estavam no veículo Corsa Premium placa JQR-5320, cor prata, que ficou prensado entre uma caçamba e um caminhão.

Após bater no carro, o caminhão saiu desgovernado e atingiu os outros oito veículos envolvidos na colisão. De acordo com a PRF, a forte neblina que atingiu a região teria contribuído para o acidente. O motorista do caminhão que iniciou a série de batidas fugiu do local sem prestar socorro às vítimas e está sendo procurado pela polícia.

A idosa Maria de Lourdes Oliveira Santos, 70 anos, natural de Santaluz, deu entrada com vida no Hospital Clériston Andrade, vindo a óbito, sendo incluída na relação das vitimas do acidente. Parte da imprensa de Feira de Santana está afirmando que o nome da aposentada foi incluído, por equívoco, na relação das mortes decorrentes da tragédia na BR 324, pois ela teria morrido em conseqüência de outro acidente.

Lamentável coincidência -Uma coincidência desta tragédia, foi o fato do pai de Roselene ter se envolvido em outro acidente ocorrido no município de Santo Amaro, quando um automóvel cruzava a linha da Estação Ferroviária ? linha de trem. Ele encontra-se internado no Hospital Geral Clériston Andrade e não sabe que a filha morreu, de acordo com o site do programa Acorda Cidade.

Roselene, o irmão Antônio Carlos e o marido dela, Ailton, seguiam justamente para Santo Amaro, onde se encontrariam com a família dela.

Os nomes dos feridos:

1. José Amaral Oliveira, 49 anos (Ourolândia)

2. José Wagner Souza da Silva, 32 anos (Tanquinho)

3. Leoni Souza da Silva, 27 anos (Tanquinho)

4. Maria de Lurdes Silva, 78 anos (Santa Luz)

5. Manuel Marques Lima, 41 anos (Feira de Santana)

6. Antônio Francisco Alves, 74 anos (Feira de Santana)

7. Daiana Matos de Oliveira, 23 anos (Conceição do Jacuípe)

8. Ádila Maria da Silva, 19 anos (Conceição do Jacuípe)

9. Cândido Celes de Oliveira, 52 anos (Conceição do Jacuípe)

10. Ricardo Bruno dos Santos, 17 anos (Conceição do Jacuípe)

11. Sérgio Luz de Almeida, 48 anos (Pojuca)

A batida foi tão forte que três veículos foram jogados para o lado contrário da BR-324, que ficou interditada por algum tempo. Para a retirada dos corpos foi preciso cortar as ferragens.