segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Carnaval de Salvador faz homenagem aos 60 anos do trio elétrico em 2010



Dodô e Osmar criaram o modelo em 1950 na capital baiana.

Moraes Moreira, primeiro cantor de trio, volta a desfilar em Salvador após 10 anos.

O carnaval de Salvador vai celebrar, em 2010, os 60 anos da criação do trio elétrico. O veículo, tradicional da folia baiana, surgiu em 1950 com a dupla Adolfo Antônio Nascimento, o Dodô, e Osmar Álvares de Macedo, o Osmar. A construção do primeiro trio elétrico na Bahia foi inspirada no desfile da "Vassourinha", grupo de frevo pernambucano.

Dodô e Osmar restauraram um Ford 1929. Eles saíram em cima do carro e com o som ampliado por alto-falantes. Em 1951, a dupla se juntou ao músico Temístocles Aragão para formar o trio elétrico. Desta vez, usaram uma picape Chrysler, com a inscrição "O trio elétrico" nas laterais.

Osmar tocava guitarra baiana, de som agudo, e Dodô era responsável pelo "violão-pau-elétrico", de som grave. Aragão tocava violão tenor, mais conhecido como "triolim".

Cláudio Tinoco, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), disse que a decisão de Moraes Moreira voltar a desfilar no carnaval baiano, após dez anos afastado da folia, foi tomada em razão da referência do músico com o trio elétrico. "Ele foi o primeiro cantor de trio. Queremos, com isso contribuir com a memória desta festa popular"

A fobica retorna ao Carnaval de Salvador no

Nenhum comentário:

Postar um comentário