sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Missa campal celebra dia de homenagem a Santa Bárbara


Senhora dos raios e das tempestades, Santa Bárbara tem uma série de comemorações para o seu dia, comemorado nesta sexta-feira, 4, em Salvador. Uma missa campal foi realizada por volta das 8h no Largo do Pelourinho, em um palco montado em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, por conta da reforma da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Ao som de cânticos e atabaques, os fiéis celebraram o dia da santa que no sincretismo religioso é associada a Iansã. O branco e o vermelho predominaram nas vestes e muitas pessoas traziam imagens nas mãos. A grande presença de mulheres na celebração religiosa também é um marco da fé em Santa Bárbara, que simboliza a força feminina e a mulher guerreira.

A missa foi encerrada por volta das 10h30, quando os fiéis seguiram em procissão pelas ruas do Centro Histórico, como acontece todos os anos. O cortejo passou pela rua Alfredo Brito, Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Praça da Misericórdia, ladeira da Praça e desce até a Barroquinha. A procissão segue ainda pela rua JJ Seabra, para no Mercado de Santa Bárbara e retorna ao Pelourinho, onde as imagens serão recolhidas.

Na Barroquinha, os fiéis param no Corpo de Bombeiros, onde será distribuído o tradicional caruru. O 1º Grupamento de Bombeiros Militares também realizou missa às 8h desta sexta, em comemoração ao dia da santa padroeira dos bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário