quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Quinze toneladas de fogos vão iluminar o Réveillon de Salvador


Quinze toneladas de fogos vão iluminar a noite da virada do ano em Salvador, no Farol da Barra, no Réveillon organizado pela Prefeitura Municipal, através da Salvador Turismo (Saltur) para comemorar a passagem de 2009 para 2010. A festa também acontecerá em outros dez pontos da cidade e, no Farol da Barra, são esperadas 500 mil pessoas, com o show da virada comandado pela banda Moinho, de Emanuele Araújo e Lanlan, além de Walter Queiroz, Batifun e Estakazero. O show pirotécnico vai durar entre 15 e 16 minutos e foi montado de forma a que a cada 20 segundos haja uma mudança de efeitos e de cores. Haverá momentos de estrelas, outros com chuvas de cores e também só estrondosos (tiro seco com titânio).
A empresa RA Pirotecnia, responsável pela montagem das três balsas com fogos que

estarão colocadas no mar do Farol da Barra – uma posicionada próximo ao Morro do Cristo, outra entre o Cristo e as rochas e a terceira perto das rochas do Farol –, assegura que os fogos terão detonação eletrônica remota via ondas de rádio e que haverá bombas de 12 polegadas que explodirão a 400 metros de altura, derramando luzes e cores sobre a multidão. Outro destaque são as bombas chamadas “barriga de aluguel”, com oito polegadas que se abrirão em mais sete bombas que prometem um efeito especial para surpreender e emocionar o público presente.
Montagem dos fogos - A montagem das balsas com fogos foi feita no Estaleiro de Bolov Engenharia, em Mapele, distrito de Simões Filho, e a vistoria esteve a cargo de uma equipe formada pela Capitania dos Portos; Corpo de Bombeiros; perito do DPT, além de representantes da Defesa Civil (engenheiros e técnicos) e da Saltur.
Depois da montagem dos artefatos explosivos e instalação dos cabos condutores para detonação dos fogos, em Mapele, as balsas foram levadas desde a última terça-feira (29) para a Capitania dos Portos, de onde sairão nesta quinta-feira (31), às 7h30, para o trecho do Farol da Barra e Morro do Cristo, sendo acompanhadas por embarcações da Capitania dos Portos.

fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário