sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Copa do Mundo 2010 começa nesta sexta-feira com sorteio de grupos

Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda, Espanha e África do Sul são as seleções cabeças de chave



arteA primeira Copa do Mundo da África, que parecia tão distante, já está a menos de 200 dias de ser oficialmente aberta em Joanesburgo, em 11 de junho de 2010. Mas não é exagero dizer que o Mundial já começa nesta sexta-feira (4), a partir das 14h10 (horário da Bahia), no sorteio dos grupos na Cidade do Cabo.

Para promover um sorteio que seja o mais equilibrado possível, a Fifa estabeleceu algumas regras. A principal é dividir as 32 seleções em quatro potes, levando-se em consideração geografia e, principalmente, força futebolística. São oito países por pote e cada um deles ficará em um dos oito grupos do torneio.

Os integrantes do primeiro pote, o dos cabeças de chave, foram escolhidos a partir da posição das equipes no ranking de outubro da Fifa. São eles Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, Holanda e Espanha. A África do Sul, anfitriã do torneio, completa a lista e terá a honra de abrir a competição.

O segundo pote terá os quatro representantes da Ásia (Japão, Coreia do Sul, Austrália - que joga pela Ásia - e Coreia do Norte), os três das Américas Central e do Norte (Honduras, México e Estados Unidos) e o da Oceania (Nova Zelândia).

O terceiro tem os outros cinco africanos (Costa do Marfim, Camarões, Gana, Nigéria e Argélia) e três sul-americanos (Chile, Paraguai e Uruguai). Com isso, Brasil e Argentina obrigatoriamente enfrentarão um time da África na primeira fase e a África do Sul terá um sul-americano pela frente, porque a Fifa impede que dois países do mesmo continente fiquem no mesmo grupo (exceção feita à Europa, que, no entanto, não pode ter mais de dois representantes por chave).

A seleção de Dunga também enfrentará um europeu na primeira fase. Ele sairá do pote quatro, formado por França, Suíça, Grécia, Eslováquia, Eslovênia, Portugal, Dinamarca e Sérvia. A chave mais difícil da Copa, portanto, tem tudo para ser aquela que receber a França, atual vice-campeã mundial, ou Portugal, de Cristiano Ronaldo.

Assim, o Brasil poderia pegar um grupo com Eslovênia, Argélia e Coreia do Norte, por exemplo. O problema é que ele também pode ter França, Camarões e México. E mesmo para um grande favorito, cair em uma chave fácil é importante porque, em tese, garante a vantagem de se ter três jogos para ajustar o time. Foi assim no pentacampeonato, em 2002, quando a seleção enfrentou Turquia, China e Costa Rica na primeira fase.

*Com informações do GloboEsporte.com
**Foto: Editoria de Arte/GloboEsporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário