quinta-feira, 8 de julho de 2010

07/07/2010 23:04:33 CALILA NOTÍCIAS Conceição do Coité comemora 77 anos de emancipação política

Nesse feriado municipal de 07 de julho, o município de Conceição do Coité celebrou 77 anos de emancipação política. A prefeitura promoveu apenas atividades cívicas depois da celebração de uma missa.

Fundada por tropeiros viajantes que por aqui passavam com destino a Feira de Santana e ao recôncavo baiano, a vila que não demorou a se tornar cidade, ganhou o nome de Conceição do Coité, em virtude de os colonizadores portugueses que estavam na Bahia serem devotos de Nossa Senhora, e existir no arraial, uma planta chamada coité, a qual os viajantes usavam a sobra para descansar.

Tendo sido uma das primeiras cidades a desenvolver o plantio do sisal, o que era considerado na época o "ouro do sertão", Coité se desenvolveu rápido, tornando-se referencia na região.

Cidade situada no território de Identidade do Sisal, com aproximadamente 70 mil habitantes, tem como destaque o comercio, as indústrias, a diversidade cultural, o avanço na educação, possuindo universidades publicas e privadas, e vários outros seguimentos que a torna uma cidade modelo.

Desde sua emancipação política em 1933, sempre no dia 07 de julho, são realizadas várias manifestações para comemoração dessa data. Esse ano as atividades tiveram início com a missa solene na Igreja Matriz as 09h, celebrada pelo padre Charles. Participaram da celebração políticos e religiosos. Padre Charles pediu ao prefeito Renato Souza, e todos que compõe a sua equipe de governo para que esses possam administrar com responsabilidade, tornado Coité uma cidade cada vez mais prospera e harmoniosa, dentro dos desafios que essa possui.

Após a missa as pessoas se dirigiram para o Centro Cultural, onde houve apresentação da Filarmônica Genésio Boaventura, da moderna quadrilha "Asa Branca" de Bandiaçu, que com seu figurino e coreografia inovadora encantou a todos os presentes. Logo em seguida alguns políticos se pronunciaram. O primeiro a falar foi o presidente da Câmara Edevaldo Santiago, que falou em nome do todos os vereadores. Na ocasião ele parabenizou a cidade e lembrou dos bons gestores que essa terra possuiu, e que muito fizeram por essa cidade.

O ex. prefeito Éwerton Rios de Araújo, falou da sua felicidade de ter sido prefeito três vezes do município, e parabenizou a cidade pelo destaque que essa possui. O líder político Hamilton Rios ao se pronunciar fez um breve resumo da sua trajetória política e salientou que é de homens bons que Coité precisa. "Que possamos continuar tendo gestores responsáveis, homens honestos que vem a trabalhar para o crescimento dessa terra". Falou Rios.

O prefeito Renato Souza sendo o último a falar, saudou a todos os secretários, vereadores, ex. prefeitos e toda a comunidade presente. Falou dos projetos, das conquistas do município e em seguida, junto com o ex. prefeito Éwerton Rios e Hamilton Rios realizou o hasteamento das bandeiras.

Finalizando o momento de comemoração, inaugurou o Centro Digital de Cidadania (CDI), onde a comunidade carente terá oportunidade de ter acesso a computador com internet gratuitamente, e a brinquelâdia que é um espaço da biblioteca do Centro Cultural que foi destinado à criançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário